Media release • communique aux medias • medienmitteilung comunicado à imprensa

Encontro25.07.2016

MEDIA RELEASE • COMMUNIQUE AUX MEDIAS • MEDIENMITTEILUNG

COMUNICADO À IMPRENSA
Medicines for Malaria Venture e Novartis concordam em desenvolver uma formulação pediátrica de Coartem®
A nova associação vai ajudar a malária resistente a medicamentos, uma doença que mata 3000 crianças por dia.1
Basileia, 10 de Novembro 2003 – Novartis e Medicines for Malaria Venture (MMV), uma organização sem fins lucrativos, assinaram hoje um acordo para desenvolverem em conjunto uma formulação pediátrica de Coartem®, um avanço no tratamento de malária resistente.
Malária é uma das principais causas de mortalidade nos países em desenvolvimento, matando mais de um milhão de pessoas todos os anos.2 A maioria das vítimas vive em África onde uma criança morre a cada 30 segundos desta doença.1 Na África do sub-Saara, 38% de todos os casos de malária - e 71% de mortes – ocorre em crianças com idades inferiores a cinco anos.3 Pela idade de um ano, a média de crianças, em áreas de transmissão elevada já contraíu três infecções de malária, potencialmente letais.4,5,6 No entanto, menos de metade de todas as crianças africanas com idades inferiores a cinco anos, são tratadas com medicamentos anti-maláricos.7,8
“Com este novo acordo a MMV e Novartis vão juntar e acelerar esforços para conseguir trazer uma inovação moderna do medicamento a uma população que precisa desesperadamente do mesmo – os milhões de crianças que sofrem de níveis inaceitáveis de mortalidade e morbidade” disse o Dr. Christopher Hentschel, Director Geral de MMV. “É provável que este medicamento seja o tratamento mais eficaz para crianças pequenas que são, de longe, as vítimas mais vulneráveis desta doença antiga mas agora re-emergente.”
Coartem, consiste de artemeter e lumefantrina, é a primeira e única terapia de combinação fixa com base de artemisinina, ou ACT, disponível em todo o mundo para malária por falciparum, não complicada. Dado que o parasita da malária se tornou resistente aos tratamentos mais tradicionais, a Organização Mundial de Saúde, agora recomenda que os países adoptem ACT quando houver evidência forte que os medicamentos convencionais não estão a dar resultado. Esta combinação de artemeter e lumefantrina está na lista de Medicamentos Essenciais da OMS. Novartis está a tornar Coartem disponível a preço de custo para os países em desenvolvimento sob uma associação do sector público e privado com a OMS para melhorar o acesso a terapêutica que salva vidas.
“Esta associação com MMV demonstra o nosso compromisso forte na luta mundial contra a malária,” disse o Dr. Daniel Vasella, Presidente e Director-Geral de Novartis. “Acreditamos que a forma mais promissora de ajudar o acesso a terapêuticas que salvam vidas às pessoas mais pobres do mundo, é ao trabalhar com associados como a MMV e a OMS com quem já cooperamos na luta contra a malária e lepra.”
“A malária tem um impacto devastador nas crianças, nas famílias e nas comunidades em que vivem," disse Dr. Fatoumata Nafo-Traoré, Secretário Executivo de Roll Back Malaria Partnership Secretariat, que coordena o trabalho da associação mundial, fundada pela OMS, UNICEF, e Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e o Banco Mundial, que inclui uma gama diversa de organizações comprometidas com este fim. “Novas associações entre o sector público e privado, para pesquisa, desenvolvimento e distribuição de tratamentos eficazes são essenciais para lutar contra esta doença.”
Seria más fácil para as crianças tomarem uma formulação pediátrica, o que tornaria mais eficaz a colaboração do doente. Um ensaio clínico de uma nova formulação, envolvendo 700 doentes, está planeado para começar no terceiro trimestre do próximo ano. A data em vista para lançamento da nova formulação é 2007.

Sobre MMV:

Medicines for Malaria Venture (MMV) foi lançada oficialmente a 3 de Novembro de 1999 como uma fundação sem fins lucrativos, dedicada a reduzir a sobrecarga de malária em países com doença endémica, ao descobrir, desenvolver e distribuir novos medicamentos anti-malária, a preço acessível, através de uma associação eficaz, entre o sector público e privado. Depois de quatro anos de funcionamento, MMV está a administrar o maior conjunto de pesquisa sobre malária, na história, com 21 projectos, em fases diferentes de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos. Para mais informação, por favor consulte: http://www.mmv.org.

Sobre Novartis:

Novartis AG (NYSE: NVS) é um líder mundial em produtos farmacêuticos e saúde do consumidor. Em 2002, os negócios do Grupo atingiram vendas de USD 20.9 biliões e um lucro líquido de USD 4.7 biliões. O Grupo investiu aproximadamente USD 2.8 biliões em P&D. Com sede em Basileia, Suiça, as empresas do grupo Novartis empregam cerca de 78.200 pessoas e operam em mais de 140 países em todo o mundo. Para mais informação, por favor consulte http://www.novartis.com.

Referências

1. World Health Organisation. Expert Committee on Malaria: Twentieth Report (2000). WHO Technical Report Series 892.

2. Bremen, J. The ears of the hippopotamus: manifestations, determinants, and estimates of the malaria burden. Am. J. Trop. Med. Hyg 2001; 64(1,2)S, 1-11.

3. World Health Organisation. Roll Back Malaria Advocacy Guide WHO/CDS/RBM/2000.26:11-12.

4. Najera JA, Hemple J. The burden of malaria. WHO CTD/MAL/96.10,1996.

5. Murray CJL, Lopez AD. The global burden of disease: A comprehensive assessment of mortality and disability from diseases, injuries and risk factors in 1990 and projected to 2020. Harvard School of Public Health, Harvard University Press, 1996.

6. Greenwood BM et alMortality and morbidity from malaria among children in rural areas of the Gambia, West Africa. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene 1987; 81(3): 478-473.

7. Breman JG, Campbell CC. Combating severe malaria in African children. Bulletin of the World Health Organization, 1988, 66(5):611-620.

8. Holtz TH et al. Health care seeking behaviour and home treatment of febrile illness in Blantyre District, Malawi, 2000. American Society of Tropical Medicine and Hygiene, 50th Annual Meeting November 11-15, 2001, Atlanta, GA: abstract 536.

Para mais informações, por favor, contacte

Novartis International AG
Novartis Communication
CH-4002 Basel