Memória Local na Escola realiza cerimônia de encerramento 2012 em homenagem aos participantes das atividades em Indaiatuba



Baixar 13.68 Kb.
Encontro25.07.2016
Tamanho13.68 Kb.




Memória Local na Escola realiza cerimônia de encerramento 2012 em homenagem aos participantes das atividades em Indaiatuba

 

Evento do projeto patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil recebe os entrevistados



deste ano, com a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos e

entrega de certificados aos educadores

 

O projeto Memória Local na Escola, patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil desde 2008 em Indaiatuba, promove a cerimônia de encerramento das atividades em homenagem aos participantes da edição 2012. O evento será realizado no Bosque do Saber, no dia 26 de novembro, das 19h30 às 21h, para um público estimado de 200 convidados, entre alunos, educadores, entrevistados e idealizadores do projeto. Também são aguardadas as presenças da secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, e do prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, para a ocasião que celebra a quinta edição da iniciativa no município.



 

Os trabalhos realizados pelos alunos de terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental em 2012 serão expostos durante a cerimônia de entrega dos certificados aos professores e coordenadores que participaram da iniciativa. Haverá ainda um momento especial de homenagem e agradecimento aos entrevistados do projeto Memória Local na Escola. O evento contará também com a presença de um grupo de contadores de história a convite da Prefeitura.

 

Este ano participaram do projeto 1.272 alunos de 25 escolas do município, com a coordenação de mais de 100 profissionais de educação, que foram capacitados por técnicos do Museu da Pessoa e se tornaram multiplicadores da proposta que fomenta a criação de uma rede de conhecimento e valorização da história local. No total, a parceria entre a Fundação Toyota do Brasil e o Museu da Pessoa já beneficiou, além de Indaiatuba, mais de 7 mil alunos das cidades onde a Toyota possui unidade fabril: São Bernardo do Campo (SP), Sorocaba (SP) e Guaíba (RS).



 

“A Fundação Toyota do Brasil sente-se honrada em fazer parte de uma iniciativa tão nobre e importante como o projeto Memória Local na Escola, que torna possível o resgate da cultura das comunidades, criando identidade para cada cidadão. A cada ano observamos um maior engajamento da comunidade em criar uma rede de conhecimento a ser compartilhado e perpetuado. E, a partir desse ano, tivemos a incorporação do trabalho à grade curricular das escolas públicas municipais de Indaiatuba, seguindo exatamente a mesma metodologia aplicada no projeto”, conta George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.



Projeto Memória Local na Escola

Com o objetivo de desenvolver o conceito de cidadania em alunos da rede pública e registrar a história local dos municípios, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2008 o projeto Memória Local na Escola, criado pelo Museu da Pessoa em parceria com o Instituto Avisa lá, nas cidades em que a montadora possui suas unidades: São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP), Guaíba (RS) e Sorocaba (SP).


Com base no know-how do Museu da Pessoa, a metodologia usada pelo projeto consiste em formar professores, coordenadores pedagógicos e alunos para que juntos registrem, organizem e divulguem as histórias dos moradores das comunidades.
Ao final do projeto, além de conhecimento, a coleta de informações resultará em um livro artesanal da classe, uma coleção virtual no site do Museu da Pessoa na internet e uma exposição pública produzida por um artista plástico.
Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para saber mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br


A Toyota do Brasil Ltda conta com mais de 4.000 colaboradores em suas unidades de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Guaíba (RS). Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 26 países e regiões e vendas em mais de 170 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 315.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br.

PRINTER PRESS COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Assessoria de Imprensa da Fundação Toyota do Brasil

Thaís Germano (thaisgermano@printerpress.com.br) – (11) 5582-1618


Novembro/2012


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal