Mensagem e Apoio Institucional Edna dos Santos-Duisenberg Chefe, Programa de Economia Criativa



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Mensagem e Apoio Institucional



Edna dos Santos-Duisenberg

Chefe, Programa de Economia Criativa

Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento - UNCTAD


Seminário Internacional de Economia Criativa no Brasil

Fundação Getúlio Vargas

Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2011
Primeiramente gostaria de parabenizar os organizadores deste evento pela excelente iniciativa.

Lamento muitíssimo não poder estar presente afim de participar ativamente nos debates do seminário. Na verdade, tenho duas principais razões pelas quais adoraria estar com vocês. Primeiro, porque nos anos 70 fui aluna e estagiária da FGV, fato decisivo na orientação da minha carreira profissional. Segundo, porque em 2003 tive a satisfação de articular um memorandum de cooperação entre a UNCTAD e a Fundação Getúlio Vargas, o que facilitou a realização de eventos da UNCTAD XI em 2004 no contexto da “Semana do Comércio do Rio” (Rio Trade Week) relizada no Rio de Janeiro com apoio do BNDES, FIRJAN e FGV.


Em termos de memória institucional, tanto a UNCTAD como o Brasil tiveram um papel marcante na evolução do debate intergovernamental sobre a crescente relevância da economia criativa para impulsionar empregos, inovação, cultura e comércio na sociedade contemporânea. Foi em 2004, que a conferência interministerial da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD XI), reuniu 158 países em São Paulo, e após debate e negociação, a comunidade internacional decidiu introduzir o tema da economia criativa na agenda política internacional de desenvolvimento econômico. Desde então, a UNCTAD tem tido papel pioneiro, no sentido de pesquisar, analisar e promover ações internacionais afim de sensibilizar governos, inclusive do Brasil, sobre a importância do setor cultural e criativo para a redefinição de estratégias de desenvolvimento que ajudem os países emergentes a diversificar suas economias e ao mesmo tempo promover criatividade, conhecimento, inclusão social e diversidade cultural.
Neste contexto, a UNCTAD traz seu apoio institucional e espera contribuir para o êxito deste seminário e das ações decorrentes, que certamente servirão para a articulação de medidas que otimizem o impacto da economia criativa num modelo de desenvolvimento que seja mais inclusivo e sustentável no país. O momento é propício para se pôr em prática políticas interministeriais concertadas e mecanismos institucionais que ajudem a vincular de forma efetiva a interface entre a economia, a cultura, a tecnologia, e o turismo afim de conciliar as questões educativas, trabalhistas, sociais e ambientais – e assim enquadrar a dimensão de desenvolvimento da economia criativa em sua totalidade.
Sabemos que uma parcela crescente da população dos países emergentes atualmente consacra um percentual maior de seus rendimentos para usufruir de cultura, experiências sociais, entretenimento e lazer. A cada dia em todas as partes do mundo, a maioria dos indivíduos consome produtos criativos. Diariamente escutamos rádio, assistimos programas de TV, nos vestimos com a moda, ouvimos música, lemos jornais, usamos software nos computadores para trabalhar e estudar, consumimos publicidade direta ou indiretamente, etc. Há dados empíricos que demonstram que certos produtos criativos como a música, videos, jogos digitais, enfim vários bens criativos de consumo doméstico mantiveram demanda estável mesmo durante a recente crise financeira internacional.1 A economia criativa encapsula as indústrias criativas, que englobam o ciclo de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual como principais insumos. Deve-se ressaltar, porém, que a economia criativa é centrada, mas não restrita, às artes ou ao setor cultural, pois criatividade não é privilégio exclusivo dos artistas. Trata-se de um campo vasto e heterogêneo que inclui desde o artesanato e festas da cultura popular até os serviços mais intensivos em tecnologia como a arquitetura, design e pesquisa científica. Importante é o processo de transformação de idéias e conhecimento em bens tangíveis ou serviços intangíveis dotados de conteúdo criativo, valor cultural e econômico, e objetivos de mercado.
Fica latente que a economia criativa gera crescimento econômico, empregos e traz divisas. Em 2008, apesar da crise financeira e da contração da economia mundial que provocou uma queda de 12% no comércio internacional, as exportações de produtos criativos continuaram aumentando e alcançaram US$ 592 bilhões, ou seja, duplicou em seis anos, tendo uma taxa de crescimento médio de 14% no periodo 2002-2008, destacando-se como um dos setores mais dinâmicos do comércio internacional. Além do mais, dada a sua característica multidisciplinar, a economia criativa potencialmente contribui para a redução da pobreza e a inserção de mulheres e jovens talentosos que desempenham informalmente atividades criativas. A economia criativa também facilita interações entre o setor público e o privado, associando negócios, fundações, ONGs e filantropia. Portanto, é importante que haja um processo participativo e esquemas flexíveis com parcerias e articulações desde o nível comunitário, municipal, estadual até o âmbito federal. Isto facilitará a elaboração e implementação de um plano de ação pragmático para reforçar a economia criativa no Brasil.
Outra aplicação da economia criativa é na formulação de políticas urbanas para municípios e cidades. O conceito das “cidades criativas” tem sido amplamente usado não só para revitalizar cidades que buscam novos rumos valorando as artes, serviços diferenciados e entretenimento afim de atrair a chamada classe de empreendedores criativos que enaltecem a vida cultural e boêmia, valorizando assim tanto o patrimônio histórico como o lado contemporâneo das cidades. Hoje sabemos que é possível conciliar arte, cultura e technologia com negócios e sustentabilidade. A cidade do Rio de Janeiro poderá muito se beneficiar da economia criativa, principalmente se souber integrá-la com os mega eventos da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
Entretanto, para que haja um clima que conduza ao bom desempenho da economia criativa é preciso que se busque soluções para remover os entraves que sufocam o setor criativo brasileiro nos mercados interno e externo. Pesquisa da UNCTAD indica que o Brasil exporta atualmente cerca de US$ 7.5 bilhões de produtos criativos. Nosso país exportou US$ 1.2 bilhões de bens criativos em 2008, aumento considerável se comparado as receitas de 2002 que foram de US$ 740 milhões. Porém, se considerarmos a nossa rica herança cultural e o vasto potencial de talentos criativos no país, o Brasil ainda tem participação tímida no mercado mundial. O país está melhor posicionado na área de serviços criativos com exportações na ordem de US$ 6.3 bilhões, destacando-se os serviços de arquitetura, audiovisuais, publicidade como também serviços culturais e de recreação. Mas ainda assim precisamos reforçar nossa capacidade criativa, diversificar e melhor promover nossos produtos no mercado mundial: música, cinema, moda, design, novas midias, artesanato etc.. Sem dúvida existem problemas estruturais como a cadeia oligopolística de distribuição mundial da música e dos filmes, mas hoje na era digital da internet e das redes sociais, o sistema de distribuição dos produtos criativos está mais democratizado, e os novos modelos de negócios tem facilitado bastante a oferta de nossos produtos no mercado global. Neste sentido, encorajamos ações para instituir o “nexus criativo” a fim de atrair investimentos, tecnologia, empreendedorismo e comércio através de parcerias e sinergia entre as ações do governo, investidores, empreendedores criativos, artistas e acadêmicos de forma a reforçar a capacidade criativa no país.
O brasileiro sempre foi muito criativo, principalmente porque precisa encontrar soluções para os diversos desafios que enfrenta a cada dia. O Brasil tem uma identidade multicultural, é um país alegre e dinâmico, e, sobretudo, é um país emergente dotado de quadro institucional e regulatório bem definido - fatores que contribuem positivamente para a formação do capital intelectual do país e estimulam a criatividade não só no campo artístico e cultural, mas também nos negócios, na ciência e nos setores de ponta da economia. Em suma, nosso país tem todos os atributos, mas políticas públicas adequadas são necessárias para promover desenvolvimento inclusivo através da criatividade, cultura, conhecimento e inovação.
Com esta mensagem de otimismo, quero compartilhar um vídeo que ilustra o trabalho que a UNCTAD desempenhou na última década no campo da economia criativa.
Muito agradeço pela atenção, desejo-lhes um debate frutífero e espero participar pessoalmente nos futuros eventos.


1 UNCTAD (2010) Creative Economy Report – 2010, Parceria UNCTAD/PNUD, Genebra, Nova York, 2010






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