Mestrado em Educação de Profissionais na Saúde ( mhpe) Objetivos



Baixar 36.02 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho36.02 Kb.
Mestrado em Educação de Profissionais na Saúde ( MHPE)
Objetivos
O MHPE fornece um curso de alta qualidade aos profissionais de saúde (médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, dentistas, terapeutas e outros profissionais de saúde) para capacitá-los a contribuir de maneira significante nos programas de suas instituições e em iniciativas nacionais e regionais. O principal objetivo é que os docentes estudantes do programa MHPE implementem e aperfeiçoem programas educacionais e contribuam para o desenvolvimento de uma massa crítica de brasileiros engajados em estudos avançados e pesquisas na educação das profissões de saúde.

O programa permitirá aos participantes:




  • Aplicar e desenvolver avaliação crítica da literatura no campo da educação na saúde;

  • Planejar e implementar um curso relevante para os profissionais de saúde, baseado nos princípios de aprendizagem e educação no contexto das prioridades nacionais e regionais.

  • Planejar e implementar estratégias de avaliação para estudantes de todos os níveis;

  • Fornecer conselhos com base em evidências baseadas em pesquisas e ajudar professores, reuniões curriculares, gerentes e líderes de instituições educacionais das profissões de saúde;.

  • Utilizar métodos atualizados de ensino-aprendizagem;

  • Conduzir um estudo de pesquisa em tópico de relevância no campo e para este propósito formular uma pergunta de pesquisa, planejar um estudo, coletar informações válidas e confiáveis, fazer análises estatísticas apropriadas e publicá-las;

  • Aplicar conhecimentos e princípios de ética e de educação em saúde em todos os níveis de atividades profissionais docentes e na pesquisa.

Os estudantes irão aprofundar suas habilidades em:




  • Planejamento e implementação de projeto curricular de um curso relevante para os profissionais de saúde, baseado em princípios atualizados de ensino-aprendizagem;

  • Aquisição e desenvolvimento de habilidades profissionais, incluindo ética e educação em saúde;

  • Avaliação de desempenho nas profissões de saúde e avaliação de estudantes;

  • Metodologia de pesquisa na condução de estudo empírico em um tópico de relevância em um dado campo com base científica;

  • Gerenciamento de qualidade;

  • Avaliação de programas;

  • Educação baseada na comunidade;

  • Aprendizagem baseada em problemas;

  • Aprendizagem contínua e práticas baseadas em evidências;

  • Planejamento estratégico & gerenciamento para implementar e sustentar mudanças escolares (programas, projetos, sistemas de informações e gerenciamento de mudanças, etc.);

  • Habilidades de liderança ;

  • Ética na pesquisa e nas atividades profissionais (ambiente de ensino e aprendizagem, ambiente clínico e comunidade)

O programa MHPE tem foco na aquisição de competêncy relevante para aprimorar e inovar a educação dos profissionais de saúde. Os temas do programa incluem os atributos e capacidade exigidos para um educador no domínio das profissões de saúde no Brasil, na América Latina e nos países de línguaportuguesa.

O programa MHPE tem dois anos de duração, contando com um componente presencial e uma carga expressiva de trabalho a distância. No componente presencial, os participantes permanecerão três semanas em período integral em Brasília no primeiro ano e quatro semanas no segundo ano. O programa do mestrado está organizado em unidades modulares com duração de 8 semanas.

O primeiro ano do programa introduz temas e métodos de ensino e aprendizagem, desenvolvimento curricular e avaliação no campo de educação de profissões de saúde, educação em saúde e ética na pesquisa e no ensino. O segundo ano aborda estes mesmos tópicos em um nível mais avançado com adição das eletivas.



EstruturadoCurso

Ano 1

Unidade 1 – Introdução à Educação de Profissões de Saúde

Três semanas presenciais em Brasília e duas semanas de aprendizagem a distância.

Esta unidade fornece uma revisão das principais questões na educação das profissões de saúde e introduz o estudante aos princípios e teorias da aprendizagem interativa e ética. Os estudantes desenvolvem uma unidade educacional interativa em pequeno grupo e aprendem a colaborar usando o Ambiente de Aprendizagem Eletrônica (ELEUM) da Universidade Maastricht com o ambiente de Trabalho “Blackboard”. A Educação e a Saúde em uma visão dialética, conceitos de educação e promoção em saúde e a ética na pesquisa serão abordados.
Unidade 2: Aprendizagem e Cognição
Oito semanas de aprendizagem a distância
A Unidade 2 é elaborada a partir da Unidade 1, focando uma maior compreensão quanto às diferenças individuais na aprendizagem, o desenvolvimento e o contexto de aprendizagem. Esta unidade apresenta teorias de aprendizagem e suas aplicações à educação e aos projetos educacionais, diferenças individuais no estilo de aprendizagem e motivação. Diferenças no estilo e desenvolvimento de aprendizagem e a relação da aprendizagem nos diferentes contextos, como aprendizagem baseada no trabalho, aprendizagem mediada por tecnologias e educação a distância.


Unidade 3: Currículo e Instrução


Oito semanas de aprendizagem a distância

Os estudantes aprendem sobre projeto, desenvolvimento, implementação, avaliação e revisão de programas educacionais, princípios da construção de projeto curricular e módulos de ensino-aprendizagem. Vantagens e desvantagens de diferentes formatos educacionais, o treinamento das habilidades em palestras, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem por projetos e a aprendizagem mediada por tecnologias eletrônicas. A influência de diferenças éticas e culturais no projeto curricular é também parte desta unidade. O participante irá também discutir a leitura crítica da literatura na área.  


Unidade 4: Avaliações do programa e de estudantes


Oito semanas de aprendizagem a distância

A unidade está dividida em três sub-tópicos: a avaliação de programa, a garantia de qualidade e a avaliação de estudantes. Desenvolvimento de testes de conhecimento e habilidades, bem como seus efeitos no aprendizado serão discutidos nesta unidade. Os estudantes estudarão construção de testes, aplicação, interpretação e análise. Critérios de qualidade serão discutidos e testes serão desenvolvidos. O conceito de “qualidade” será longamente explorado bem como a diferença entre controle de qualidade interno e externo. Estatísticas básicas que são frequentemente utilizadas em avaliação quando a qualidade de um teste é julgada (valor p, valor r, alfa) também formarão parte desta unidade.


Unidade 5: Organização e Gerenciamento
Oito semanas de aprendizagem a distância
Nesta unidade as seguintes questões são apresentadas: as diferentes estruturas organizacionais e culturais, o conceito de gerenciamento educacional, orçamento e o gerenciamento de recursos humanos.

Além disso, questões quanto às mudanças organizacionais e o gerenciamento de mudanças, bem como a implementação de inovação educacional são pontos centrais desta unidade. O objetivo geral desta unidade é fornecer um quadro conceitual que pode ser utilizado na análise e compreensão das organizações profissionais em geral e, mais especificamente, sua organização e sua própria posição na organização. A unidade lida com a cultura organizacional, o papel da liderança e o ambiente organizacional. Uma atenção particular será dada aos tópicos que são importantes para gerentes de programas educacionais. Há também um foco nos aspectos organizacionais de mudanças educacionais. Os aspectos dinâmicos e estruturais do ambiente de trabalho serão levados em consideração.



Ano 2



Unidade 6: Princípios de pesquisa em educação: Métodos e técnicas

Duas semanas presenciais em Brasília.

Nesta unidade, os estudantes serão apresentados à metodologia de pesquisa e discutirão os vários tipos de pesquisa (quase-experimental, descritiva, etc), pesquisa quantitativa e qualitativa; uso e formulação de questionários e entrevistas (vantagens e desvantagens ). Os estudantes formularão uma questão para pesquisa. As estatísticas descritivas, as distribuições da amostra teste-t, o teste chi-quadrado, a teoria de confiabilidade clássica e a análise de um artigo fazem parte desta unidade. Serão discutidos os aspectos éticos na pesquisa em educação em saúde. Outros tópicos serão integrados para que os estudantes possam aprender a escolher uma análise estatística apropriada para suas questões de pesquisa.

Os estudantes apresentarão e discutirão seus propostas iniciais para a Monografia de Mestrado.


Unidade 7 – Eletiva: Pesquisa Avançada em Educação: Métodos e Técnicas


Eletiva: Duas semanas presenciais em Brasília mais quatro semanas de aprendizagem a distância

Um aprofundamento da leitura de artigos iniciados na Unidade 6, avaliação na pesquisa educacional, aplicação de princípios éticos na avaliação, leitura e apreciação crítica da literatura fazem parte desta unidade. Na estatística, a análise de variância, a análise de regressão simples e a análise de fator exploratório serão estudadas. Em educação em saúde, será discutida a prática educativa e o processo saúde e doença, operacionalização de conceitos, diagnóstico situacional e educativo.



Unidade 8 Eletiva: Projeto de Plano Educacional e contextos reais de Aprendizagem

Eletiva: Duas semanas presenciais em Brasília mais quatro semanas de aprendizagem a distância

O estudante aprenderá a planejar intervenções educacionais e um currículo de formação profissional na saúde, baseado nos conteúdos das unidades anteriores, particularmente os temas das unidades Introdutória, de Avaliação e de Curriculum, associados à reflexão sobre como os princípios de ética perpassam os processos formativos.
Unidade 9 Eletiva: Avaliações de Programas & Avaliações de Estudantes (Avançado)

Oito semanas de aprendizagem a distância

Nesta unidade, os princípios de ensino-aprendizagem estão integrados com métodos modernos de avaliação. O gerenciamento e a acreditação serão apresentados e os participantes projetarão e testarão um programa de avaliação, bem como desenvolverão suas escolhas baseados em testes.

Unidade 10 Eletiva: Desenvolvimento Profissional de Professores


Oito semanas de aprendizagem a distância

Os estudantes discutirão o desenvolvimentos das competências do professor e a relação com os princípios de aprendizagem de adultos. Os métodos e fatores que estimulam o desenvolvimento profissional de professores novos e experientes formam o núcleo desta unidade.  


Unidade 11: Pesquisa: monografia de Mestrado


12 semanas de aprendizagem a distância e uma semana em Brasília para apresentação e discussão da monografia.

Os estudantes devem escolher e conduzir um projeto de pesquisa, bem como elaborar o.relatório do estudo conduzido. É fortemente recomendado aos estudantes que apresentem seus projetos de pesquisa no formato de um artigo.

Se o estudante, o supervisor e os possíveis co-autores considerarem o artigo com qualidade suficiente para ser submetido a uma revista educacional internacional, após ser revisado por seus pares, o artigo poderá ser qualificado como uma monografia de Mestrado.

A monografia será apresentada para avaliação por banca composta pelo orientador e dois outros docentes doutores externos ao programa.



Unidades Eletivas Adicionais:

Todas as unidades eletivas são semi presenciais.

As unidades eletivas adicionais abordam questões ajustadas à realidade regional e podem ser criadas em colaboração com os professores durante o segundo ano do programa Exemplos de eletivas sob consideração incluem:

Eletiva: Educação Profissional no contexto do SUS

Um profundo estudo de práticas de saúde pública e de educação na saúde no Brasil incluem a relação entre políticas de saúde pública e educacionais no contexto do SUS; as mudanças no trabalho na saúde e os desafios para a implementação do SUS. Outro tópico serão as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da saúde e a organização do trabalho de saúde, bem como os diferentes pontos de vista no processo saúde-doença; a polaridade objetividade-humanização na saúde sob a perspectiva da integralidade. Aborda a relação entre a educação e o trabalho, buscando as bases da construção de uma prática reflexiva.



Eletiva: O processo de mudanças na educação nas profissões de saúde na América Latina

Os princípios básicos da educação de saúde no mundo ocidental. História da relação entre treinamento e o desenvolvimento de recursos humanos na saúde, e a organização do trabalho e dos sistemas de saúde. Os principais movimentos de mudança na educação de saúde em torno do mundo e como os mesmos impactaram a América Latina. Os desafios para a educação no século XXI.



Eletiva: Educação Permanente

A eletiva incluirá o estudo de dimensões sociais e técnicas da divisão do trabalho, dimensões organizacionais e éticas dos cuidados com a saúde no que se refere à integralidade e equidade. Em adição, a relação entre a teoria e a prática, aprendizagem baseada em problemas e a problematização. O desenvolvimento de competências profissionais e a educação permanente: qualidade no cuidado à saúde como força motriz para transformar a saúde pública e as práticas de educação. A educação permanente como uma ferramenta de gerenciamento. As políticas de educação permanente: história e perspectivas de implementação.



Inscrições
As inscrições para o MHPE serão feitas on line através do link:

http://www.maastrichtuniversity.nl/web/Faculties/FHML/Theme/Education/InstituteForEducationFHML/SchoolOfHealthProfessionsEducationSHE/MasterOfHealthProfessionsEducation/MHPEBrasil.htm

Em adição ao formulário de aplicação, o estudante deverá providenciar os seguintes documentos:



  • Cópia autenticada de diploma de curso de graduação na área da saúde

  • Cópia do seu RG (ou passaporte, se residente fora do Brasil);

  • Três fotos (tamanho para passaporte);

  • Uma declaração financeira provando a capacidade de financiar a taxa da matrícula e outras despesas durante as sessões presenciais.


Unidades presenciais e a distância

O currículo tem uma construção intercalada. Duas unidades com seções presenciais (Unidade 1 – três semanas, Unidade 6 – duas semanas, eletivas 7 e 8, com duas semanas cada, respectivamente) acontecem entre as unidades de educação a distância.

As seções presenciais são especialmente preparadas para o desenvolvimento de habilidades e oficinas de trabalho. Elas são também significantes por fornecerem uma visão do conteúdo das unidades seguintes.

Nas unidades de educação a distância, o trabalho do grupo é estimulado pela disponibilidade do ambiente de aprendizagem eletrônico “Blackboard”. O acesso à internet é fortemente recomendado.



Método Educacional
Aprender no contexto, na realidade do dia-a-dia do estudante e aprender fazendo são os pontos centrais no currículo, ambos como objeto de estudo e como um método de aprendizagem. Uma grande ênfase é colocada em exercícios práticos e aplicados, já que a habilidade em aplicar conhecimentos adquiridos é de enorme importância, particularmente para a educação das profissões de saúde. Os estudantes podem imediatamente aplicar os conteúdos da reflexão às suas próprias situações. O método educacional das unidades presenciais é orientado pela aprendizagem baseada em problemas.
Duração e carga horária do curso


A duração do curso é de dois anos e um mês. A carga horária do curso é de 60 créditos nos termos do Sistema de Transferência de Crédito Europeu (ECTS – um crédito equivale a 28 horas). A carga horária estimada das unidades a distância é de cerca de 20 horas por semana, enquanto as unidades presenciais em Brasília requerem trabalho em tempo integral.

Os participantes que tenham completado satisfatoriamente módulos de outros programas que não o MHPE ou que tenham qualificações anteriores relevantes podem solicitar validação de créditos de módulos do MHPE. Egressos aprovados dos programas do Instituto FAIMER poderão solicitar validação de créditos até o limite máximo de dois módulos.



Idiomas
O MHPE será apresentado em Inglês e Português. Uma parte significante da literatura no mundo da educação das profissões de saúde está em inglês e por este motivo habilidades bilíngües são requeridas neste curso. A aprovação no TOEFL ou IELTS (somente testes via e-mail e por escrito) em inglês será requerida. A monografia será escrita em português e o artigo dela derivado na língua inglesa em nível apropriado para publicações em revista internacional no campo da educação das profissões de saúde.

Taxa de Matrícula




A taxa de matrícula para o programa é de € 14.000 e poderá ser paga em dois períodos anuais de € 7.000. Poderão ser feitos arranjos para pagamentos anuais no valor de € 3.000 por ano, mais o saldo restante em 10 meses com a taxa anual acrescida de 10% (€ 3.000 mais € 4.400 fazendo um total de € 15.400 por dois anos). Esta taxa cobre todas as despesas de ensino, serviços de biblioteca, custos de material de aprendizagem, serviços postais e confecção de material. Não estão inclusos os custos com acomodações, alimentação e transporte. Os livros são despesas extras que serão pagas separadamente.


A Matrícula online poderá ser feita através do link:

http://www.unimaas.nl/default.asp?template=werkveld_testimonials.htm&id=VQ7BGSU7B5MO77K2MJ10&taal=nl

Maiores informações poderão ser obtidas com Stewart Mennin através dos e-mails: spmennin@gmail.com





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal