Mil e Quinhentos



Baixar 9.87 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho9.87 Kb.
Mil e Quinhentos”: aventuras na esquadra de Cabral

A Editora Gaivota lança livro com pano de fundo histórico, apostando em uma aventura diferente para surpreender o leitor

Editora Gaivota, novo selo da Editora Biruta, lançou um romance com pano de fundo histórico e muitas aventuras para dividir com o leitor. O livro Mil e Quinhentos – o ano do desaparecimento conta a história dos irmãos Scalfi, Bruno e Rafael. Órfãos e com sonhos de grandeza, os jovens partem para Lisboa planejando embarcar na frota que partiria para as Índias, no ano de 1500, sob o comando de um certo capitão – Pedro Álvares Cabral. Conhece?

Antes mesmo de a viagem começar, eles conhecem Jean Marc, um francês magricela que também está em busca de aventuras e riquezas. A partir daí, durante a viagem no navio, o trio passa por diversas situações, vão descobrindo suas habilidades e afinidades, além de apresentar ao leitor, aos poucos, como é a personalidade de cada um.

Porém, é chegando em terra firme que a ação começa. Graças a reviravoltas, a história toma um rumo completamente diferente, capaz de instigar e surpreender os leitores.

De leitura fácil e fluida, Mil e Quinhentos – o ano do desaparecimento apresenta a curiosa característica de misturar personagens reais e fictícios, e fazer com que interajam entre si. Portanto, não se assuste se acabar acompanhando a escrita de uma carta de Pero Vaz de Caminha ou cair dentro do convés e receber ordens de Pedro Álvares Cabral.

Inspirado nas gravuras Hans Staden e de Jean-Baptiste Debret, o projeto gráfico do livro pretende inserir o leitor nesse cenário selvagem e primitivo. Com tons de verde e marrom, remetendo à mata atlântica, ao pau-brasil e aos navios da esquadra, esses elementos trazem a dose certa de realismo, valorizando ainda mais a envolvente narrativa.

Uma obra destinada aos jovens leitores, que mostra um enfoque diferente para um tema que conhecemos muito bem: o Descobrimento do Brasil. Com muita aventura, intrigas, navios, marinheiros e índios, Alan Oliveira sabe exatamente como prender o seu leitor, sem precisar de nenhuma corda para isso.  
Mil e Quinhentos – o Ano do Desaparecimento, Alan Oliveira
Sobre o autor

Alan Oliveira nasceu em Belo Horizonte, no ano de 1959. Começou sua carreira literária em um jornal do Ensino Médio. Depois disso, o escritor circulou e morou em diversos locais do Brasil – às vezes, esquecendo-se de escrever, mas nunca abandonando a sua paixão por leituras. Ganhador de prêmios importantes do mundo da literatura, Mil e Quinhentos – o ano do desaparecimento é seu primeiro romance publicado pela Editora Gaivota.


Sobre a Editora Gaivota

A Gaivota, selo da Editora Biruta criado em 2011, preza por qualidade literária, projetos gráficos ousados e instigantes e ilustrações que encantam. Mas o desafio vai além: abordar de maneira lúdica, temas muitas vezes considerados herméticos, complexos e desinteressantes, nos parece uma maneira de aproximar crianças e jovens de temas que parecem distantes de seu cotidiano. Esse foco não exclui obras de estimulem a fantasia e inspirem a aventura – por isso apresentamos aos jovens leitores aquilo que há de melhor na literatura infantojuvenil nacional e estrangeira. 


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal