Ministério da educaçÃo instituto federal de educaçÃO, ciência e tecnologia de brasília



Baixar 11.6 Kb.
Encontro19.07.2016
Tamanho11.6 Kb.



    1. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

    2. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA


EDITAL PIPA/2016

ANEXO I

DIRETRIZES ESPECÍFICAS




DA NATUREZA ACADÊMICA

ESPECIFÍCAÇÃO

Cumprimento ao preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.


caracterizada pela integração da ação desenvolvida à formação técnica e cidadã do estudante (ensino), e pela produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias (pesquisa), com aplicabilidade e intervenção comunitária, de modo a configurar a natureza extensionista da proposta e promover, desenvolver ou difundir o conhecimento científico e tecnológico.

Interdisciplinaridade.

caracterizada por trocas entre áreas de conhecimento, interação de modelos e conceitos complementares, além da integração de metodologias, instrumentos e técnicas para uma consistência teórica e operacional que estrutura o trabalho coletivo.

Impacto na formação do estudante.

caracterizado pela contribuição à formação técnico-científica, pessoal e social dos estudantes, que contenha as ações que serão desenvolvidas pelos estudantes durante a execução do projeto.

Capacidade de geração de publicações e produtos.

caracterizado pela elaboração de produtos (ações articuladas, eventos, material didático, mídias, softwares, artigos etc.), metodologias, técnicas estratégicas, práticas e/ou serviços que sejam resultantes das ações do projeto.

DA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE

ESPECIFÍCAÇÃO

Impacto social.


caracterizado pela ação transformadora sobre os problemas sociais, contribuição à inclusão de grupos sociais, ao desenvolvimento de meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimento, ampliação de oportunidades educacionais facilitando o acesso a processos de formação e qualificação.

Relação dialógica com os demais setores da sociedade.

caracterizada pela interação do conhecimento e experiência, tecnologias e metodologias acumulados no IFB com o saber popular e pela articulação com instituições e organizações de outros setores da sociedade, com vistas ao desenvolvimento de sistemas de parcerias institucionais internas e externas ao IFB.






Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal