Modelo para a formatação dos artigos a serem submetidos ao XI encontro de Teoria e História no Rio Grande do Sul Artigo Completo



Baixar 27.19 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho27.19 Kb.



Modelo para a formatação dos artigos a serem submetidos ao
XI Encontro de Teoria e História no Rio Grande do Sul
Artigo Completo


Nome Primeiro (1), Nome Segundo (2) e Nome Terceiro (3)

(1) Dep. de Projetos da FAU, PUCRS, Brasil. E-mail: nomeprimeiro@pucrs.br

(2) Dep. de História da FAU, PUCRS, Brasil. E-mail: nomesegundo@pucrs.br

(3) Dep. de Expressão Gráfica da FAU, PUCRS, Brasil. E-mail: nometerceiro@pucrs.br



Resumo: Este documento apresenta o modelo de formato que deverá ser utilizado nos artigos enviados para o XI Encontro de Teoria e História no Rio Grande do Sul. O resumo, obrigatório, é constituído de uma sequência de frases objetivas, não ultrapassando 300 (trezentas) palavras, em um único parágrafo. No resumo deve ser destacado, de modo sucinto, o problema estudado, objetivo, métodos utilizados e conclusões/resultados mais importantes. Adotar fonte Times New Roman tamanho 11 (onze), em itálico, com parágrafo justificado (recuos esquerdo e direito iguais a zero). Logo abaixo do resumo devem ser colocadas 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula, com a primeira letra de cada palavra em maiúscula e finalizada por ponto. Espaçamentos – antes: 12pts; depois: 0pt; entre linhas: simples.

Palavras-chave: Modelo; Formatação; XI Encontro de Teoria e História.
  1. Introdução


Os trabalhos serão apresentados no Encontro na forma de artigo completo ou exposição em pôsteres. Os artigos completos serão apresentados de forma oral nas seções técnicas específicas. As sessões técnicas orais ocorrerão simultaneamente, em salas organizadas por tema. Cada autor terá quinze minutos para apresentação do trabalho. Serão disponibilizados equipamentos para apresentação.
  1. Formatação a ser utilizada

    1. Paginação


O formato do papel a ser utilizado é A4 (210x297 mm), com as seguintes margens: superior com 3cm, lateral esquerda com 2,5cm, inferior e lateral direita com 2cm. Cabeçalho e rodapé devem estar respectivamente a uma distância de 0,5cm das bordas superior e inferior da página. Todo o artigo deve ter alinhamento justificado (exceto título, autores, tabelas e figuras, que são centralizados), com recuos esquerdo e direito iguais a zero. O cabeçalho com a identificação do evento XI Encontro de Teoria e História no Rio Grande do Sul deverá ser respeitado no artigo, conforme modelo.
    1. Título do artigo


O título do artigo deve ser: centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 15 (quinze), em negrito, com a primeira letra em maiúsculo e as demais letras em minúsculo. Espaçamentos – antes e depois: 0pt; entre linhas: simples (Título 1).
    1. Autores do artigo e respectivas identificações

      1. Autores


O nome dos autores devem ter: mesmo alinhamento, centralizado entre vírgula, seguido por um número para a identificação da instituição e endereço eletrônico. Fonte e tamanho da letra: Times New Roman, 12 (doze), somente primeira letra do nome em maiúsculo. Espaçamentos – antes: 12pts, depois: 6pts; entre linhas: simples.
      1. Identificação da filiação dos autores


Cada autor deverá indicar a sua instituição de origem, país e endereço eletrônico. Fonte e tamanho da letra em negrito: Times New Roman, 11 (onze). Espaçamentos – antes 12pts e 6pts depois; entre linhas: simples.
    1. Resumo


O resumo é composto por um texto na língua original do artigo (português). Fonte e tamanho da letra: Times New Roman, 11 (onze). Espaçamentos – antes 12pts e 0pt depois; entre linhas: simples. Alinhamento: justificado.
    1. Título e corpo do texto das seções e subseções


Os títulos e o corpo de texto das seções e subseções devem ter recuo, à esquerda e à direita igual a zero e com alinhamento justificado. Não colocar ponto final nos títulos das seções e subseções.
      1. Título das seções


O título das seções deve ser na fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze) em negrito. Os espaçamentos adotados são – antes: 18pts, depois: 6pts; entre linhas: simples (Título 2).
      1. Título das subseções


O título das subseções deve ser na fonte Times New Roman, tamanho 11 (onze) em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula e as demais letras minúsculas. Os espaçamentos adotados são – antes: 12pts, depois: 6pts; entre linhas: simples. A primeira subseção deve ter o título em negrito (Título 3). Da segunda em diante a fonte do título é normal (Título).
      1. Numeração das seções e subseções


Os títulos das seções e subseções devem ser sequencialmente numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.) e com fonte Times New Roman, tamanho 11 (onze). A numeração das seções e subseções deve ser coerente com o seu nível, em relação às seções e subseções anteriores.
      1. Corpo de texto das seções e subseções


O corpo de texto das seções e subseções deve ser escrito com fonte Times New Roman, tamanho 11 (onze), normal. As equações devem ser centradas no texto e sequencialmente numeradas. Os espaçamentos adotados são – antes: 6pts, depois: 0pts; entre linhas: simples.
    1. Estrutura dos artigos – seções


Os trabalhos apresentados no XI Encontro de Teoria e História no Rio Grande do Sul serão ser submetidos em duas categorias: Artigo Completo e Resumo (pôster). O Artigo Completo deverá conter o título, autores e endereços, resumos e palavras, introdução, objetivo, justificativa, método empregado, resultados obtidos, considerações finais, referências bibliográficas e agradecimentos.

Os trabalhos serão avaliados por 2 (dois) membros da comissão científica. Os trabalhos a serem submetidos para avaliação deverão ser encaminhados para o seguinte e-mail: etha.2011@pucrs.br


      1. Artigo completo


O artigo completo deverá ter até 10 (dez) páginas - referente à pesquisa já concluída, com efetivas contribuições para o conhecimento nas áreas temáticas do evento. O Artigo Completo a ser submetido à avaliação pelo Comitê Científico do XI Encontro de Teoria e História no Rio Grande do Sul deverá ser enviado na forma de Artigo Completo e não na forma de Resumo.
    1. Figuras e tabelas


Todas as figuras e tabelas devem ser legendadas, segundo a recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas. As legendas devem ser escritas usando a fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). As figuras e tabelas deverão estar centradas na página. A numeração e legenda da imagem deverão estar localizadas abaixo da figura. As figuras e tabelas devem estar próximas a sua citação e centradas no corpo do texto.

Espaçamentos: figuras e tabelas:

- Entre o corpo do texto e as figuras ou tabelas: 6 (seis) pontos;

- Entre o corpo de texto e as legendas: 6 (seis) pontos;

- Entre as legendas e a figura ou tabela: 3 (três) pontos.

No caso de haver uma fonte bibliográfica associada à figura ou tabela, esta deverá ser descrita após a legenda.


Figura 1 – Exclusão social. Fonte: Revista como Mudar (1985).

Tabela 1 – Crescimento da Cidade. Fonte: IBGE (2000).

  1. Considerações finais


O trabalho deverá estar inserido em uma das três temáticas do XI Encontro de Teoria e História no Rio Grande do Sul, devendo não ter sido apresentado em outro evento, publicado em revistas ou outro meio de divulgação. O formato do arquivo deverá ser pdf (portable document format – Adobe Acrobat®) – sem nenhum tipo de segurança -. O tamanho máximo do arquivo –formato PDF- não deve ultrapassar 2000 Kb. Os trabalhos aceitos na sua versão final só serão publicados se pelo menos um dos autores estiver inscrito no evento até o dia 03/10/2011.

As citações devem ser feitas conforme a NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002). As referências bibliográficas devem seguir a ABNT estabelecida pela norma NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002). Somente poderão ser referenciadas na bibliografia do artigo obras citadas no mesmo. Essas devem estar em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez) para as referências com formatação igual ao do corpo do texto.


Referências bibliográficas


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5706: Coordenação Modular da Construção– Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1977.

Alier, Joan Martinez. Varieties of Environmentalism. London: Earthscan Publications Ltd, 1997.

Agradecimentos


Os agradecimentos não constituem item obrigatório devendo ter a mesma formatação do corpo do texto.

Anexo


Os anexos e apêndices deverão ser localizados no final do artigo e identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos seus títulos correspondentes.



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal