MoniçÕes litúrgicas vigília pascal – ciclo a



Baixar 8 Kb.
Encontro30.07.2016
Tamanho8 Kb.
MONIÇÕES LITÚRGICAS
VIGÍLIA PASCAL – CICLO A
A celebração faz-se de noite, começando fora do templo, com o lucernário, o rito da luz, que inclui o bênção do fogo, a preparação do Círio, a procissão com as velas para a igreja e o anúncio da Páscoa (Precónio Pascal). Terminado o Precónio, e apagadas as velas, todos se sentam para escutar as leituras.
LITURGIA DA PALAVRA:
Começa com as leituras do Antigo Testamento. O Missal propõe sete, das quais há que ler no mínimo três. Cada leitura é seguida do seu salmo e da oração do presidente. Aqui se propõe uma monição geral para todas as leituras.
Depois de termos começado a Vigília Pascal com o rito da luz, disponhamo-nos agora a escutar e contemplar a Palavra de Deus, que nos fará reviver a história da salvação de Deus em favor da humanidade, que culmina em Jesus Cristo. Primeiro escutaremos umas leituras do Antigo Testamento, onde contemplaremos o amor de Deus desde o início da história, desde a criação do mundo: com momentos emblemáticos como a libertação do Egipto, e com as palavras dos profetas, que falam em nome de Deus e pedem a resposta do povo. É a história do amor de Deus, que quer a salvação para todos.

GLÓRIA: Escutámos as leituras do Antigo Testamento, a longa história que nos preparava para a vida nova de Jesus Cristo. Agora, antes de escutar o anúncio desta vida nova, cantemos e louvemos ao nosso Deus, e aclamemos Jesus Cristo, o único Caminho, a única Verdade, o único Senhor.

(Acendem-se as velas do altar e canta-se o Glória)


Depois da Oração Colecta, todos se sentam e lê-se a leitura do apóstolo. Antes do Aleluia, com a assembleia ainda sentada, propomos que se faça a seguinte monição:

ANTES DO ALELUIA: Chegou o momento de proclamar o grande anúncio desta noite: a ressurreição do Senhor. É o anúncio que renova toda a história. É o anúncio da vida para todos. Por isso agora, antes de o escutar, vamo-nos unir ao canto de louvor gozoso a Deus, o Pai, o Senhor, que ama para sempre. Fiquemos de pé.

LITURGIA DO BAPTISMO:
Monição (depois da homilia e do silêncio posterior): Esta noite da ressurreição do Senhor é a noite em que os cristãos renovam o baptismo que nos tornou filhos e filhas de Deus, incorporados na vida nova de Jesus ressuscitado pela força do seu Espírito. Acolhamos, pois, este dom da água da vida.
Agora tem lugar o cântico das Ladainhas, a bênção da água, os baptismos (se os houver), o acender das velas, a renovação das promessas baptismais e a aspersão, com um cântico adequado.

LITURGIA DA EUCARISTIA
Monição (antes das oferendas): Chegámos ao momento culminante desta noite. O próprio Jesus ressuscitado tornar-se-á presente no meio de nós com os sinais que Ele mesmo nos deixou: o pão e o vinho. Com toda a alegria, com todo o agradecimento, preparemo-nos interiormente para celebrar a Eucaristia da Páscoa.

PS: Recorde-se que é importante fazer uma pausa entre a monição e a leitura.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal