Monitores em movimento história de um percurso



Baixar 7.41 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho7.41 Kb.
Monitores em movimento

Gisélia Piteira

Isabel Gorgulho

Isabel Torre

José Kaiseler

Leonor Moreira

Manuela Parreira

Apoiada pelo Programa Boa Esperança/Boas Práticas e pela Rede de Bibliotecas Escolares, esta brochura divulga o projecto de formação de alunos monitores em Centros de Recursos Educativos que foi implementado e desenvolvido na Escola E.B. 2, 3 de Aranguez em Setúbal.

Este trabalho apresenta todo o percurso de um projecto que teve início em 1998, quando a Biblioteca se transformou em Centro de Recursos. Os alunos apareciam nas horas vagas, oferecendo-se para ajudar a pôr de pé o Centro de Recursos e assim surgiu a figura do Aluno Monitor com direitos e deveres bem definidos.
No capítulo Do convite... à formação apresentam-se todos os procedimentos efectuados, desde o convite que é lido em todas as turmas até à obtenção do cartão que identifica o aluno monitor. Aqui são então apresentados os seguintes documentos:


Os alunos monitores desempenham tarefas consideradas rotineiras (levantamento de criticas, de ocorrências, de presenças de utilizadores do Centro de Recursos, etc), organizam sessões de formação para alunos e professores e dinamizam cada um dos sectores do Centro de Recursos, com actividades inerentes ao sector a que pertencem.



Na página www.eps-arangues.rcts.pt/centro_recursos/monitores/monit_index.htm, podemos encontrar os documentos apresentados nesta brochura e ficar a conhecer os alunos monitores de cada um dos sectores.

É de salientar que o facto dos alunos monitores, dos vários sectores – Informática, Audiovisuais e Leitura - conceberem e concretizarem actividades de animação e/ou formação, deixam de ser meros consumidores e passando a ser produtores. Estas actividades são apresentadas no capítulo De consumidor... a produtor.



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal