Música no Grande Auditório, dia 22 de Setembro



Baixar 10.92 Kb.
Encontro22.07.2016
Tamanho10.92 Kb.

Nota à Imprensa | sexta-feira, 14 de Setembro de 2012


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Música no Grande Auditório, dia 22 de Setembro

Grande Orquestra de Verão” com António Victorino de Almeida e Orquestra do Norte

No próximo sábado, dia 22 de Setembro, apresenta-se no Grande Auditório do TMG, às 21h30, a “Grande Orquestra de Verão”. Trata-se de um concerto de despedida do Verão com a Orquestra do Norte dirigida pelo Maestro António Victorino de Almeida e que contará no programa com as seguintes obras: Sinfonia n.º 40, KV 550 de Wolfgang A. Mozart, Sinfonia n.º 5, op. 167 de António Victorino d’Almeida e Tea for Two de Dmitri Chostakovitch.

Durante os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro foram programados – numa parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, o OPART e as câmaras municipais – 22 concertos sinfónicos de norte a sul do país. Estes concertos contam com seis das principais orquestras e bandas sinfónicas nacionais, num total de mais de 520 músicos dirigidos por um único maestro, António Vitorino de Almeida.

O Festival Grande Orquestra de Verão teve como ponto de partida o dia 14 de Junho, num primeiro concerto no Palácio da Ajuda, em Lisboa. O encerramento acontecerá no Porto, no Rivoli, dia 30 de Setembro. Entre estas datas, a festa da música sinfónica passa por várias praias, jardins e recintos do país.
Música no Café Concerto dia 21 de Setembro

Outonalidades arranca no TMG com Bela Nafa de José Galissá

O Circuito Português de Música ao Vivo - Outonalidades 2012 tem início no Café Concerto do TMG com o espectáculo de Bela Nafa - José Braima Galissá, na sexta, dia 21 de Setembro, às 22h00. A cultura Mandinga da Guiné-Bissau reinventada com instrumentos modernos e a mística Kora são a base deste espectáculo de Músicas do Mundo.


Bela Nafa significa “Benefício Comum” e trata-se do projecto de José Galissá com os músicos Sídia Baio (guitarra rítmica), Diogo Dias (bateria), Néne Mateus (guitarra), Daniel Neto (baixo) e Sané (percussão africana). Uma noite de Músicas do Mundo que promete uma energia contagiante e que convida a um pezinho de dança.
Exposição na Galeria de Arte até 28 de Outubro

KarmaMudra”, de Vítor Pomar


"KarmaMudra" do artista plástico Vítor Pomar é a exposição que o Teatro Municipal da Guarda tem patente na Galeria de Arte. Nesta exposição, refere o artista, é invocada «a dimensão simbólica que está presente em toda a actividade humana».

Vítor Pomar nasceu em Lisboa em 1949. Frequentou as Escolas de Belas-Artes do Porto e Lisboa (66-69). Emigrou para a Holanda em 1970, onde frequentou a Academia Livre de Haia e a Academia de Arte de Roterdão, onde completa estudos em 1973. Ensina serigrafia na Academia Livre de Haia. Trabalhou no quadro do Regulamento dos Artistas Plásticos (BKR) em Amesterdão entre 1976 e 1985. Utiliza no seu trabalho técnicas tão variadas como a fotografia a preto e branco, o cinema experimental em 16mm e Super 8 e o vídeo.


Estabelecido em Portugal desde 1985, funda e dirige a Associação cultural Casa-Museu Álvaro de Campos em Tavira. Frequenta o curso de Gestão das Artes dirigido pelos professores Joan Jeffri da Columbia University e Jorge Calado, no Instituto Nacional de Administração, 1989.

Viveu em Lisboa entre 90 e 95, período em que se ausentou longamente em viagens de estudo na Índia do Norte, junto de alguns grandes lamas tibetanos.


Actualmente vive e trabalha em Assentiz, Rio Maior. Está representado em diversas colecções, nomeadamente: Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Caixa Geral dos Depósitos, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Casa de Serralves e Ministério das Finanças.

“KarmaMudra” ficará patente até 28 de Outubro. A Entrada é livre.


A exposição pode ser visitada de terça à sexta das 16h às 19h e das 21h00 às 23h, aos sábados das 15h às 19h e das 21h00 às 23h e aos domingos das 15h às 19h. A entrada é livre.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Para mais informações, contactar:

Gabinete de Comunicação e Imagem

Culturguarda E.M. / Teatro Municipal da Guarda

Rua Batalha Reis, 12, 6300-668, GUARDA, PORTUGAL



Tel. 00351 271 205 240 • Fax. 00351 271 205 248

gci@tmg.com.pt

www.tmg.com.pt


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal