Música no Pequeno Auditório, dia 27 de Setembro Ensemble Vortex abre o ciclo Síntese no tmg



Baixar 18.33 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho18.33 Kb.

Nota à Imprensa | Sexta-feira, 20 de Setembro de 2013


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Vortex_abre_o_ciclo_Síntese_no_TMG'>Música no Pequeno Auditório, dia 27 de Setembro

Ensemble Vortex abre o ciclo Síntese no TMG
Entre Setembro e Novembro, o TMG e o Síntese – GMC promovem a oitava edição do Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda. O ciclo que este ano vai já na sua oitava edição arranca na próxima sexta feira, dia 27 de Setembro, com um espectáculo único em Portugal do ensemble suíço, Vortex que actua às 21h30 no Pequeno Auditório. O grupo é constituído por contrabaixo, violino, clarinete baixo e electrónica e interpretará obras dos compositores F. Huguet, F. Garnero, A. Corrales, J. Menoud e Daniel Zea.
O Ensemble Vortex é um colectivo de compositores e instrumentistas sedeado em Genève. A partir da necessidade de produzir e dar a conhecer a criação contemporânea. O Ensemble Vortex aborda todas as formas de criação musical e, como tal, cada um dos seus concertos integra obras electroacústicas, acústicas e mistas. Sendo um dos grupos mais reconhecidos da paisagem de interpretação e criação musical contemporânea europeia, é com frequência convidado para se apresentar em relevantes salas de espectáculo, festivais e certames, tais como a Fundação Royaumont, França, STEIM na Holanda, Festival Archipel, Suíça, Festivais de Musica Contemporânea de Santiago de la Sernena, Chile, Buenos Aires, Argentina, entre muitos outros centros musicais. Colabora frequentemente com prestigiados ensembles tais como Neue Vocalsolisten, Estugarda, Ensemble Mondrian, Colectivo CH.AU de Lausanne ou Ensemble Phoenix. O Ensemble Vortex é apoiado pela República e Cantão de Genève, pela Municipalidade de Genève, pela Loterie Romande, pela Fundação Nicati-de-Luze e pela Fundação Nestlé pour l ‘Art, tendo com o apoio desta última produzido o seu mais recente disco para a etiqueta Neos.
O Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda terá ainda em destaque as estreias absolutas de obras de Sérgio Azevedo (“O valente soldadinho de chumbo”), António Pinho Vargas e Duarte Dinis Silva pelo Síntese – GMC a 14 de Novembro e ainda o espectáculo único em Portugal do virtuoso saxofonista francês Jerôme Laran, a 4 de Outubro.

O ciclo contará ainda com a realização da tertúlia “A música do nosso século esqueceu as crianças do nosso século?” com a participação de Sérgio Azevedo, Américo Rodrigues e Helena Neves, no dia 13 de Novembro.


A 26 de Setembro

Músico guineense Kimi Djabaté no Café Concerto

O músico Kimi Djbaté, guineense radicado em Portugal desde 1995, actua no Café Concerto no próximo dia 26 de Setembro. O espectáculo está marcado para as 22h00 e tem entrada livre.

Kimi Djbaté é autor e intérprete da preciosa herança da música tradicional griot, que emergiu com seus ancestrais na região Ocidental de África. Kimi nasceu na aldeia de Tabato, terra conhecida pelos seus griots, famílias de poetas-cantores cujas canções de louvor e histórias de mitos e lendas constituem um papel fundamental na vida musical e cultural de África. Há séculos atrás, os ancestrais do artista, uma trupe nómada de músicos do Mali, viajaram para esta região e o rei da Guiné gostou tanto das suas canções que os convidou a ficar e lhes ofereceu o território de Tabato. Desde então a área tem sido reconhecida e divulgada como um pólo incontornável para a música, dança, artesanato e outras artes criativas da cultura mandinga.

Trata-se do primeiro espectáculo no TMG do Circuito Português de Música ao Vivo: Outonalidades, promovido pela D’Orfeu Associação Cultural.


A 28 de Setembro

Famílias ao Teatro com “Peixe Lua”

O TMG apresenta no sábado, 28 de Setembro, o espectáculo “Peixe Lua”, numa iniciativa para as famílias. O espectáculo será apresentado em duas sessões: às 11h00 e às 16h00 limitadas, cada, a 50 espectadores. O espectáculo está integrado na iniciativa Famílias as Teatro e terá lugar no Grande Auditório [caixa de palco]. “Peixe Lua” é um espectáculo para maiores de 6 anos criado e interpretado pelo músico Fernando Mota e a actriz Carla Galvão e com a realização plástica de Marco Fonseca.

O espectáculo explora música vocal de diversas épocas e geografias, desde um fragmento de um coro grego da Oresteia de Eurípides a peças de música contemporânea, passando por temas tradicionais ou por uma polifonia francesa do séc. XVIII.
Uma expedição por recantos do mundo onde podemos observar o céu e quase tocar a Lua mas sempre em busca de algo, de um ser fantástico e fascinante que pode estar muito perto ou pode mesmo ser um sítio dentro de nós. “Peixe Lua” avança no tempo e no espaço como um ritual atemporal, um canto

Universal.


1 de Outubro no sub palco, Pequeno Auditório e Café Concerto

Dia Mundial da Música com Okupa koncertO

A 1 de Outubro, o TMG vai celebrar o Dia Mundial da Música de uma forma original, com a iniciativa Okupa koncertO [músicos ocupam os espaços do Teatro Municipal da Guarda]. Trata-se de uma grande festa que terá a Música como pretexto e que decorrerá no Pequeno Auditório e no sub-palco do TMG em simultâneo a partir das 21h30 e no Café Concerto às 23h00.

Os músicos que ocuparão todos estes espaços são da região da Guarda e movimentam-se nas mais distintas áreas, do jazz à electrónica, da música clássica ao rock e do folk às sessões DJ passando até pelo fado. Uma mistura de diferentes tonalidades e também de diferentes gerações de músicos que pretende celebrar o Dia Mundial da Música.
O Okupa koncertO tem como músicos convidados: o guitarrista Armando Almeida; Carlos Barreto Xavier com os seus teclados electrónicos e acompanhado na voz por João Mendonça e no saxofone por Gilberto Costa; a cantora Carolina Cabaços; o pianista Cláudio Vaz, o guitarrista Duvale, a banda rock Epidemik, o guitarrista DSide, o DJ Jardas Pereira, a electrónica de Lynx Tungur e ainda o guitarrista Tiago Dias.
Nalguns casos, trata-se de revelações e algumas estreias. Uma iniciativa única e que abre as portas a todo o público, pequenos e grandes. A entrada é livre.
Na Galeria de Arte até 27 de Outubro

Exposição “Meu Corpo Vegetal” de Alberto Carneiro

Está patente na Galeria de Arte do TMG desde o passado sábado e até 27 de Outubro a exposição “Meu corpo vegetal” do “escultor da natureza” Alberto Carneiro.


Alberto Carneiro nasceu em 1937. Entre os 10 e os 21 anos, aprendeu o ofício de santeiro nas oficinas de arte sacra da sua terra natal. Diplomado pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto e Pós-Graduado pela Saint Martin’s School of Art de Londres. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian: Porto e Londres e Professor Associado, Agregado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Leccionou no Curso de Escultura da ESBAP, no Curso de Arquitectura da FAUP e foi responsável pela orientação pedagógica e artística do Círculo de Artes Plásticas, Organismo Autónomo da Universidade de Coimbra.

Dedicou-se ao estudo do Zen, do Tao, do Tantra e da Psicologia Profunda.Viajou pelo Oriente e pelo Ocidente para viver e interiorizar outras culturas. Expõe desde 1963. É um dos mais importantes escultores portugueses da actualidade.

Sobre esta exposição, o artista escreveu: «Estas esculturas são vivências vegetais do corpo como natureza, na busca da sua realização poética. O meu corpo vegetal revela quarenta e nove mementos estéticos sobre a terra e figura a Mandala do seu ser. Vinte e uma esculturas de uma única árvore, um castanheiro secular, para a unidade da exposição. E ainda o meu corpo floresta, árvore, flor e fruto: casa do corpo e da floresta».


A exposição poderá ser visitada de terça à sexta das 16h às 19h e das 21h00 às 23h, aos sábados das 15h às 19h e das 21h00 às 23h e aos domingos das 15h às 19h. É apresentada no TMG numa parceria com os Artistas Unidos. A entrada é livre.
Para mais informações, contactar:

Gabinete de Comunicação e Imagem

Culturguarda E.M. / Teatro Municipal da Guarda

Rua Batalha Reis, 12, 6300-668, GUARDA, PORTUGAL



Tel. 00351 271 205 240 • Fax. 00351 271 205 248

gci@tmg.com.pt

www.tmg.com.pt
Catálogo: Images -> file
file -> Estado de mato grosso
file -> Teatro no Grande Auditório, dia 1 de Junho Companhia João Garcia Miguel traz “Romeu e Julieta” ao tmg
file -> No Pequeno Auditório, dia 15 de Julho Música electrónica e vídeo com Phill Niblock e Katherine Liberovskaya
file -> Música no Grande Auditório, dia 23 Março
file -> Espectáculo que comemora os 812 anos da Guarda, dias 26 e 27 de Novembro no tmg a guarda e o seu universo poético revisitados por guardenses em dia de aniversário!
file -> Teatro de sombras na Sala de Ensaios, dia 26 de Maio Catabrisa no último dia do ovni
file -> Musical em Patins, dia 14, no Grande Auditório “Cinderela” no Famílias ao Teatro
file -> Teatro no Pequeno Auditório, dia 27 “Não se brinca com o amor” pelos Artistas Unidos
file -> Dança no Grande Auditório, dia 26 de Outubro Companhia Nacional de Bailado apresenta coreografias de Anne Teresa De Keersmaeker
file -> No Pequeno Auditório, dia 13 de Julho


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal