Muros de testa



Baixar 9.33 Kb.
Encontro26.07.2016
Tamanho9.33 Kb.

DIRENG

ESPECIFICAÇÕES GERAIS PARA OBRAS DE

N




INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA

DATA:

SDE

MUROS DE TESTA

FOLHA:




1 - O B J E T I V O
Esta Especificação fixas as condições para a construção de muros de testa que são obras de arte construídas nas extremidades dos bueiros, à montante e à jusante, de modo a proteger e a compor o terreno.
2 - M A T E R I A I S
Os muros de testa poderão ser construídos em alvenaria de pedra, em concreto simples, ou, em casos especiais, em concreto armado.
3 - E Q U I P A M E N T O S
A natureza, capacidade e quantidade de equipamentos a serem utilizados, deverá ser determinada em função do tipo e dimensões dos muros de testa a executar.
4 - E X E C U Ç Ã O
Quando os muros de testa forem executados em alvenaria de pedras, estas deverão ser reajustadas com argamassa de cimento e areia no traço 1:3.
Quando forem de concreto de cimento, deve ser obedecidas as prescrições da NBR 6118/82, da ABNT, com traço 1:2:4.
A fundação do muro será em alvenaria de pedra, argamassa ou concreto ciclópico, com 30% de pedra de mão, sobre o terreno previamente compactado.
Para os casos especiais, o projeto deve indicar outro tipo de fundação.
As dimensões dos muros de testa dependem das dimensões dos bueiros que eles protegerão.
Em determinados casos, poder-se-á prever a construção de muros de testa em concreto armado, obedecendo estes a projeto específico.
5 - C O N T R O L E
Os muros de testa terão as cotas, dimensões e locação, controladas topograficamente, de acordo com o projeto.
Em casos especiais de muros de testa em concreto, poderá ser exigido pela FISCALIZAÇÃO ensaios para controle de resistência.
6 - M E D I Ç Ã O
A medição dos muros de testa será por unidade construída.
7 - P A G A M E N T O
Os serviços serão pagos pelo preços unitários contratuais, em conformidade com a medição referida no item anterior, que remuneram, além da aquisição, do transporte do preparo e da aplicação dos materiais, os custos diretos e indiretos de todas as operações, equipamentos, encargos gerais, mão-de-obra e leis sociais, necessários à completa execução dos serviços.

Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal