N ota Curricular



Baixar 9.64 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho9.64 Kb.
N

ota Curricular

Jorge M. dos Santos Alves



jsantosalves@netcabo.pt
Formação académica, cargos actuais, instituições

  • Doutor em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa (2004).

  • Investigador do Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga do Instituto de Investigação Científica Tropical/Bolseiro de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

  • Docente do Curso de Pós-Graduação em Estudos Orientais Gerais, da Universidade Católica Portuguesa.


Cargos anteriores, instituições

  • Assistente do Instituto de Estudos Portugueses da Universidade de Macau de 1990 a 1996. .Coordenador do Curso Livre de História das Relações entre Portugal e a China (séculos XVI-XIX), organizado pela Fundação Oriente, entre 1997 e 1999.

  • Vogal da Comissão Executiva da Comissão Nacional para as Comemorações do Descobrimentos Portugueses, entre 1999 e 2002.


Principal área científica de investigação

História da Ásia do Sueste na Época Pré-Colonial


Outras áreas científicas de interesse

História de Macau e das Relações entre Portugal e a China, História da Presença Portuguesa na Ásia; História das Maldivas


Principais Publicações

Mirabilia Asiatica II. Produtos raros no comércio marítimo. Produits rares dans le commerce maritime. Seltene Waren im Seehandel, (edição) com Claude Guillot e Roderich Ptak, Wiesbaden, Haarassowitz Verlag/Fundação Oriente, 2005.

Mirabilia Asiatica. Produtos raros no comércio marítimo. Produits rares dans le commerce maritime. Seltene Waren im Seehandel, (edição) com Claude Guillot e Roderich Ptak, Wiesbaden, Haarassowitz Verlag/Fundação Oriente, 2003.

Portugal e a China. Conferências nos Encontros de História Luso-Chinesa, (coordenação), Lisboa, Fundação Oriente, 2001.

Portugal e a China. Conferências no III Curso Livre de História das Relações entre Portugal e a China (séculos XVI-XIX), (coordenação), Lisboa, Fundação Oriente, 2000.

O Domínio do Norte de Samatra. A História dos Sultanatos de Samudera-Pacém e Achém, e suas Relações com os Portugueses (1500-1580), prefácio de Luís Filipe Thomaz, Lisboa, Sociedade Histórica da Independência de Portugal, 1999.

Um Porto entre Dois Impérios. Estudos sobre Macau e as Relações Luso-Chinesas, prefácio de Luís Filipe Barreto, Macau, Instituto Português do Oriente, 1999.

.Portugal e a China. Conferências no II Curso Livre de História das Relações entre Portugal e a China (séculos XVI-XIX), (coordenação), Lisboa, Fundação Oriente, 1999.



com Pierre-Yves Manguin, O Roteiro da cousas do Achém de Dom João Ribeiro Gaio; um olhar português sobre o norte de Samatra em finais do século XVI, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1997.

com António Vasconcelos de Saldanha (organização e coordenação), Estudos de História do Relacionamento Luso-Chinês (séculos XVI-XIX), Macau, Instituto Português do Oriente, 1997.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal