Nas redes do conceito de gênero



Baixar 3.93 Kb.
Encontro30.07.2016
Tamanho3.93 Kb.
LOURO, Guacira Lopes. “Nas redes do conceito de gênero”. In: LOPES, M. J. D.; MEYER, D. E.; WALDOW, V. R, (orgs.). Gênero e saúde. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1996.

A autora deste texto pretende mostrar as características e a instabilidade do conceito de gênero. Com um pequeno histórico, descreve como o conceito começou a ser utilizado na década de 80, disputando espaço com os estudos sobre a mulher, tema de difícil aceitação no campo universitário. Na gênese do conceito, portanto, está o caráter militante do movimento feminista. Mas o conceito sofre transformações a partir do momento em que a História, a Sociologia e a Literatura entram no debate, suscitando discussões teóricas sobre o tema e também dando visibilidade ao sujeito feminino.



O conceito de gênero veio contrapor-se ao conceito de sexo. Se este último refere-se às diferenças biológicas entre homem e mulher, o primeiro diz respeito à construção social e histórica do ser masculino e do ser feminino, ou seja, às características e atitudes atribuídas a cada um deles em cada sociedade. O que quer dizer que agir e sentir-se como homem e como mulher depende de cada contexto sócio-cultural.

A abordagem de gênero possibilitou a discussão das relações de poder entre homens e mulheres e explicitou a construção da desigualdade entre eles na história das sociedades ocidentais. Hoje, o rompimento da dicotomia que destinava os homens ao domínio público e as mulheres ao domínio doméstico não esgotou a necessidade de se discutir as relações de gênero, já que as relações de poder são inerentes à elas e todas as relações sociais sofrem transformações constantes e contínuas ao longo da história.
Catálogo: grupo-estudo -> gaes -> pages -> arquivos
arquivos -> ContribuiçÕes de max weber ao olhar sociológico
arquivos -> O ensino dos fundamentos sociológicos da educaçÃO: pressupostos e metodologias
arquivos -> Brasil: sociedade autoritária
arquivos -> Para citar este texto : silva, Ileizi L. Fiorelli
arquivos -> Casamento, amor e desejo no ocidente cristão
arquivos -> A imaginação Sociológica: desenvolvendo o raciocínio sociológico nas aulas com jovens e adolescentes
arquivos -> A importância da “luta de classes” na organizaçÃo da vida social sob o capitalismo: uma proposta de abordagem em sala de aula
arquivos -> Filme: M. Butterfly Direção de David Cronenberg, 1993
arquivos -> Uma breve exposição acerca das classes sociais: a teoria marxista das duas classes fundamentais


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal