No final da Segunda Guerra Mundial, Konrad Adenauer na Alemanha, e Alcides de Gasperi, na Itália, formularam uma nova Doutrina Política, com o objetivo central de construir uma sociedade livre, justa e solidária



Baixar 21.99 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho21.99 Kb.
HISTÓRIA

No final da Segunda Guerra Mundial, Konrad Adenauer na Alemanha, e Alcides de Gasperi, na Itália, formularam uma nova Doutrina Política, com o objetivo central de construir uma sociedade livre, justa e solidária. Chamaram de Democracia Cristã este novo pensamento político, ou seja, uma Doutrina Política democrática e fundamentada nos valores humanísticos do Cristianismo: Liberdade, Justiça e Solidariedade.

No ano de 1945, inspirado nos ideais de Adenauer e De Gásperi, o Professor de Direito da USP, Cesarino Júnior, juntamente com outros companheiros, entre eles Tristão de Athaíde, fundaram na Cidade de São Paulo, no Teatro Municipal, no dia 9 de julho, o PDC – Partido Democrata Cristão.

A exemplo da Europa, a Democracia Cristã expandiu-se rapidamente no Brasil e através do PDC, ingressaram na vida pública, grandes expoentes da política brasileira, como Jânio Quadros e Franco Montoro.

Em 1962, ingressou em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na Juventude Democrata Cristã, JOSÉ MARIA EYMAEL, hoje Presidente da Social Democracia Cristã, no Brasil (PSDC - Partido Social Democrata Cristão).

Em 1965, o Ato Institucional nº 2, extinguiu todos os partidos políticos, inclusive o PDC, criando em seu lugar apenas dois partidos: a Arena e o MDB.

Em 1985, vinte anos depois, com a abertura política, novamente a Democracia Cristã é implantada no País, com a fundação do PDC – Partido Democrata Cristão.

Ainda em 1985, JOSÉ MARIA EYMAEL é convocado, pela Democracia Cristã, para organizar o PDC em São Paulo e concorre, pelo partido, como candidato à Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Em 1986, a Democracia Cristã elegeu 5 Deputados Federais Constituintes, e entre eles, JOSÉ MARIA EYMAEL, com mais de 72 mil votos distribuídos por todos os municípios do Estado de São Paulo.

Nas eleições municipais de 1988 e nas eleições de 1990, o PDC continuou a crescer, elegendo em 1990, nada menos que 22 Deputados Federais. Em seguida nas eleições de 1992, elegeu centenas de Prefeitos e milhares de vereadores.

Em 1993, apenas 8 anos após o seu ressurgimento, o PDC – Partido Democrata Cristão já havia se transformado em uma das principais forças políticas do país. Os números eram impressionantes:

3 Governadores

4 Senadores

22 Deputados Federais

Dezenas de Deputados Estaduais;

Centenas de Prefeitos;

Milhares de Vereadores.

Neste mesmo ano de 1993, entretanto a Direção Nacional do Partido, em decisão profundamente equivocada, promoveu a fusão do PDC – Partido Democrata Cristão, a outro partido político, contra a resistência, liderada pelo Deputado JOSÉ MARIA EYMAEL, então em seu segundo mandato como Deputado Federal, representando o sentimento das bases partidárias absolutamente contrárias à fusão.

Foi breve, todavia, a ausência da Democracia Cristã, no cenário político brasileiro.

Em 30 de março de 1995, sob a liderança do Deputado Federal Constituinte, JOSÉ MARIA EYMAEL, Democratas Cristãos de todo o país, restauraram a Democracia Cristã no Brasil, através da fundação do PSDC – Partido Social Democrata Cristão. O "S" acrescentado à antiga sigla, destina-se a enfatizar o compromisso da Democracia Cristã, com a Justiça Social.

Em 1996, o PSDC – Partido Social Democrata Cristão já participou das Eleições Municipais em todo o País, elegendo Prefeitos e Vereadores.

Em 5 de agosto de 1997, concluindo com êxito, o processo de organização em nível nacional, obteve o PSDC – Partido Social Democrata Cristão, através de decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral, o seu registro definitivo como Partido Político.

Em 1998, o PSDC- Partido Social Democrata Cristão, participou do processo eleitoral, em todos os níveis, e em todos os Estados, tendo o Deputado

Federal Constituinte JOSÉ MARIA EYMAEL concorrido nessas eleições, ao cargo de Presidente da República, pela Democracia Cristã.

Ressalte-se que na campanha presidencial de 1998, o candidato à Presidência pelo PSDC - Partido Social Democrata Cristão – JOSÉ MARIA

EYMAEL, foi o único candidato à Presidência de República a visitar todos os Estados brasileiros, mesmo os mais distantes.

Inconformado pelas diferenças sociais e econômicas que encontrou entre os estados brasileiros JOSÉ MARIA EYMAEL afirmou: "Na Presidência da República a Social Democracia Cristã construirá, um só Brasil, para todos os brasileiros." ·

Em novembro de 1999 realiza na cidade do Rio de Janeiro- RJ o “ Iº ENCONTRO NACIONAL DE PRESIDENTES DE DIRETÓRIOS ESTADUAIS DO PSDC”.

Nesse histórico encontro foram definidos os parâmetros organizacionais, metodologia e a coreografia dos “Encontros Nacionais de Presidentes”, seguintes:

Ainda no mesmo evento foi estabelecida a norma segunda qual um “Encontro Nacional de Presidentes Estaduais do PSDC”, somente voltará a realizar-se no Estado que o sediou após 27 anos, ou seja, após ter sido realizado em todas as demais unidades da Federação.

Nas eleições municipais do ano 2000 o PSDC - Partido Social Democrata Cristão, participou do pleito em centenas de municípios brasileiros, elegendo Prefeitos e significativa bancada de Vereadores, crescendo quatro vezes em relação às Eleições Municipais de 1.996.

Em 2002 o PSDC – Partido Social Democrata Cristão avança ainda mais, elegendo o seu primeiro Deputado Federal pelo Estado do Rio de Janeiro e Deputados Estaduais no Acre, Amazonas, Goiás e Pernambuco.

Ainda em 2002, compartilhando com o anseio da Nação de mudanças capazes de promover a Justiça Social, o PSDC apoiou, no segundo turno da Eleição Presidencial, a Candidatura de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA para a Presidência da República. 

Após a posse do novo Presidente, entretanto, o PSDC  assumiu posição de independência, não participando do Governo, opondo-se aos seus erros e reconhecendo os seus acertos.

Em agosto de 2003, antecipando-se a Reforma Política e promovendo a Fidelidade Partidária, alterou seu Estatuto, introduzindo a Cláusula de

Indenização Compensatória, penalizando o filiado que eleger- se pelo PSDC  e depois abandonar o Partido.

Em 2004, o PSDC participou das Eleições Municipais em todo País, elegendo Prefeitos de importantes cidades brasileiras como Jaboatão dos Guararapes (PE), Aruanã (GO), Viçosa (MG), Teixeira de Freitas (BA), Boituva (SP) e Vice-Prefeitos em tantas outras como São Gonçalo (RJ) e Guarujá (SP).

Com os resultados das Eleições Municipais de 2004 para Prefeito, o PSDC conquistou a 13ª posição no ranking dos 27 Partidos Políticos que disputaram a eleição.

Em 9 de julho de 2005, realizou no Auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa de São Paulo, o I Congresso Nacional da Social Democracia Cristã no Brasil, comemorando também na data, 60 anos de implantação da Democracia Cristã no País.

Em 2006, o PSDC disputou as eleições com candidatos próprios a Governador em 25 estados e a Presidência da República. Concorreu também nos Estados, com consistentes chapas de candidatos a Deputado Estadual, Deputado Federal e ao Senado da República.

Na campanha para Presidência da República, o Candidato do PSDC, Deputado Federal Constituinte José Maria Eymael, percorreu novamente todos os estados, tendo sido votado na maior parte dos municípios brasileiros.

Nos Estados, os Candidatos a Deputados Estadual e Federal, bem como os Candidatos ao Senado e a Governador, se destacaram pela coerência das propostas e pela fidelidade partidária.

O grande salvo da Campanha das eleições de 2006, além da vitória da eleição de Parlamentares de Partido, foi a imagem alcançada pelo PSDC em todo o Brasil, como sendo um Partido realmente nacional e independente em todo o país.

Em 2007 o PSDC realizou encontros regionais no Sul Sudeste, Centro- Oeste, Norte e Nordeste, tendo também realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, o segundo Congresso Nacional da Social Democracia Cristã – II SDECRIS Brasil.

Neste mesmo ano, em 5 de Outubro, alcançou e superou a marca histórica de 1500 municípios brasileiros, com o PSDC organizado e juridicamente habilitado, para participar das Eleições Municipais de 2008.

Em 2008, nas Eleições Municipais, obteve para seus Candidatos a Vereador e legenda, mais de um milhão trezentos e trinta mil votos, elegendo

vereadores em grandes cidades do pais e em seis capitais brasileiras: Boa Vista, Goiânia, João Pessoa, Recife, Rio de Janeiro e São Luiz.

Na eleição Majoritária alcançou para seus Candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito centena de milhares de votos, elegendo novos Prefeitos e reelegendo Prefeitos atuais como em Viçosa – Minas Gerais.

Em 2009, no 1º semestre realizou o IV S- DCRIS REGIONAIS, Encontros Regionais de Diretórios Estaduais da Região Norte (Boa Vista- RR), Região Nordeste (Natal-RN), Região Centro Oeste (Palmas-TO) e Região Sul/Sudeste (Serra-ES).

Em agosto do mesmo ano promoveu na cidade do Rio de Janeiro – RJ, o III S-DCRIS BRASIL – III CONGRESSO NACIONAL DA SOCIAL DEMOCRACIA CRISTÃ NO BRASIL, que teve como temática central “ PSDC Rumo a 2010”.

Ainda em 2009, no mês de novembro realizou em Aracajú-SE, o XI ENCONTRO NACIONAL DE PRESIDENTES DE DIRETÓRIOS ESTADUAIS DO PSDC.

Como principal decisão do evento, inspirada na “CONCLAMAÇÃO DA PARAÍBA” (João Pessoa, 03/10/09), foi aprovada por unanimidade a DECLARAÇÃO DE ARACAJÚ, a qual determina que o PSDC dispute as eleições presidenciais de 2010 com candidato próprio e indica, como Pré Candidato a Presidente da República, O DEPUTADO FEDERAL CONSTITUINTE JOSÉ MARIA EYMAEL, Presidente Nacioanal do PSDC

Merece ainda destaque no atual cenário do PSDC o desenvolvimento dos Movimentos da Social Democracia Cristã como, Movimento da Juventude, Movimento Feminino, Movimento Ambiental, Movimento Solidariedade, Movimento Trabalhista, Movimento Empresarial, Movimento Cultural, Movimento de Saúde Pública, Movimento de Segurança Pública, Movimento dos Jovens Empresários, Movimento em Defesa dos Portadores com Necessidades Especiais, entre outros.

No plano mundial, através de sua Secretaria de Relações Internacionais, o PSDC está desenvolvendo notável esforço para o seu inter-relacionamento com todos os Partidos identificados com a Social Democracia Cristã.






©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal