No Limite I



Baixar 80.87 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho80.87 Kb.
Idéias para

acampamento






Jornal do Acampamento & Programação matinal de Sábado - Aproveite esta idéia

.................



No Limite I -  Leia no Limite II Para entender este. este e mais fácil e simples.

.................



No Limite II - Não, não e coincidência o nome desta idéia. Tudo haver com o programa . Para ser usado como Gincana.

.................



Hora de Orar -Uma Idéia vinda de Várzea Grande, muito Boa para ser feita em acampamentos.

.................



Como Organizar um acampamento - Dicas para a organização de um acampamento Jovem.

.................



Dicas e idéias para Acampamento -Algumas idéias para serem usadas durante o Acampamento.

.................



Noite Romântica - Dicas para a organização de um acampamento Jovem.

.................



Programação dos Homens -Andréia de Americana SP conta como foi a programação feitas pelos homens para as mulheres em um acampamento. 

.................



Atividades para sábado a tarde - Não sabe o que fazer no sábado à tarde em seu acampamento? Eis aqui a solução

.................



Brincadeiras para Acampamento -Uma lista de Brincadeiras boas para serem usadas para matar o tempo, ou como provas em gincanas.

.................



Um Programa de Acampamento - Aqui está um planejamento de atividades para o acampamento de verão 

 

O Retiro Espiritual - Um planejamento com programação e materiais. preparado por: G. Micheli Curitiba – PR



Escola Sabatina e Classe dos Professores

Na sexta a noite, faremos a classe dos professores, ,que é vital, para o estudo mais profundo, e para saber passar o objetivo da lição de uma forma q não exista demora, q os professores não acabem saindo do sentido da lição,


pq a gente as vezes se vê saindo ...

Momentos de cânticos no horário de sempre, só que você pode colocar um quarteto, ou um conj, trio, sei lah, pra dirigir, de uma forma q envolva a todos.tudo do hinário, ou , dependendo de como está a coletânea, use-a.

Procure usar as pessoas mais dinâmicas para dirigir a mesma, com mensagens musicais envolventes. Informativo quando não e lido, ,e uma benção também. O estudo da lição aqui será dividido em classes, ,pois muitos são os professores. tudo com cuidado para não extrapolar o tempo.
Não esquecer de uma parte especial para as visitas do retiro. o final pode ser louvor com crianças e tal outra coisa muito importante: não esquecer a adoração infantil no culto. olha, você pode tentar oh, porque aqui nós acampamos com quase 2000 pessoas, e mesmo assim, é uma benção.


Nara da Igreja de - liberdade, Boa Vista RR  Central de Diretores JA 25/02/03

Jornal

Vocês já usaram a idéia de ter um jornalista no acampamento?


Bom, é o seguinte: Você escolhe alguém de bom humor e discreto para prestar atenção em todos no acampamento. Se alguém deixar um furo, ele anota no caderninho, daí numa próxima social ou ja (sem ofensas) alguém que é bem
divertido, mas educado ao mesmo tempo, faz o Jornal do Acampamento e conta todas as furadas de uma maneira bem descontraída. É muito legal!!! Mas lembrem-se: Usar de discrição e educação! E daí o Jornal será um sucesso.
O nosso jornal já tem até nome: Eu Aumento, Mas Não Invento!

Quanto a Escola Sabatina, vamos fazer uma abertura básica, com muito louvor e pouca falas e depois nos dividiremos em grupos para estudá-la no meio das árvores.

Ah, se você não fez ainda na sua igreja aquela idéia de dizer que a carta missionária não veio e aparece alguém vestido de carteiro ou parecido e a traz é algo diferente. Eu fiz na minha igreja e foi bem diferente. Daí abri a carta e comecei a ler quais que eram os projetos missionários para o trimestre. Vale a pena fazer!!!

Um grande abraço,

Espero ter ajudado...

Daniela - RS

No Limite I

Leia o no Limite II para poder entender este.

No Limite I foi + fácil, pois foi realizado em um só dia.

O caminho seria o mesmo para as duas equipes, porém cada equipe seguiu por um lado, na metade do caminho as equipes se encontraram(neste cruzamento o elemento das duas equipes estavam no mesmo local - na arueira)  e seguiram o percurso até o final da prova.

O mapa era o mesmo para as duas equipes; o local dos elementos, os elementos  e os passos  é que seriam diferentes.

O nome dos elementos já estava no mapa de cada equipe, era só encontrar.(os locais foram: no pé de um poste, no galho da arueira, entre as canas, no galho da mangueira, no cajueiro)

Neste primeiro programa nosso elemento era um pedaço de papelão escrito: n. da equipe(1 ou 2), o desenho do elemento, nome do elemento(estrela, planeta, sol, lua, terra, fogo, furacão), uma pista para encontrar o próximo elemento e uma charada.

Após a saída, em um determinado passo conf. o mapa encontraríamos a 1. pista ( uma pessoa escondida no mato para dizer a charada para encontrarmos o 1. elemento) as equipes não sabiam o que seria a 1. pista.

Não temos as charadas e nem as pistas dos elementos porque uma criança apagou, mas fica a dica para ser melhorada e realizada conforme a realidade de seu acampamento.

Não esqueçam o prêmio para a equipe vencedora. (nosso critério foi a equipe que chegasse primeiro)

Observem, se possível, a questão do temperamento da turma para que as equipes fiquem balanceadas. (Ao final desta prova a equipe que perdeu não se conformou e houve muita discursão. Depois os organizadores descobriram que coincidentemente  nesta equipe só havia pessoas de temperamentos
colérico e sangúineo liderado por um flemático. Já na equipe vencedora a maioria era de temperamento fleumático e melancólico. Por isso que no No Limite II os organizadores tiveram este cuidado e não houve problema.)

É recomendado que se faça um breve estudo dos quatro temperamentos antes de realizar este programa, para que cada um descubra qual é o seu temperamento e o trabalho em equipe seja o esperado.

Sucesso!
(Existe um livro espetacular sobre este assunto que é TEMPERAMENTOS TRANSFORMADOS PELO ESPÍRITO, no momento não lembro o nome do autor e da editora, só quando conferir em casa.)

Viviane Brisa - IASD Marcos Freire/Jaboatão/PE

No Limite II

 

Pessoal, este é o NO LIMITE II. (na próxima semana passo o No Limite I) Leiam com atenção, pois entendendo o que nós fizemos , ficará + fácil elaborar o  No Limite de acordo com a realidade do seu local de acampamento. (o nosso No Limite I e II foi um sucesso porque a natureza nos ajudou totalmente, acampamos num sítio/PB)  As idéias do No Limite I e II foram todas elaboradas no próprio acampamento, pois o autor  não levou nada pronto - nem no primeiro e nem no segundo, e acredito que este ano será a mesma coisa).  Na chegada os participantes, suados e sujos,  foram entrevistados e filmados, todos deram sua opinião.Foi tão interessante que era só o que se falava no acampamento e muito tempo depois ainda havia comentários,os mais variados.



Nome das equipes: Saúde e Doença


EQUIPE SAÚDE

1. DIA -EQUIPE SAÚDE(este mapa  usado pela equipe saúde no 1. dia,  seria usado pela equipe doença no 2.dia. as charadas foram as mesmas para as duas equipes e valia 1 ponto cada resposta certa)

Do ponto de partida contamos 115 passos p/encontrar a 1. pista (que era uma pessoa escondida entre as canas para falar a charada que nos levaria para o 1. elemento) De acordo com o mapa, encontrando a 1. pista,  contamos 250 passos que
chegariamos ao local da 2. pista e teríamos que encontrar o 1. elemento (uma garrafinha de plástico de refrigerante com tampa e com a mensagem dentro), constava o seguinte:


EQUIPE SAÚDE


1. ELEMENTO



AR PURO (mensagem especial: nunca o troque pelo poluído)


PISTA PARA O 2. ELEMENTO:
Lembra-se de mim? "Não sou eira nem beira, mas estou quase na _ _ _ _ _ _ _ (arueira)

CHARADAS:

que parte do peixe trazemos no rosto? R__________________(espinha) qual a menina que só se consegue ver no espenho? R_________________(dos olhos) (Esta garrafinha estava enterrada na areia)

De acordo com o mapa seguimos mais 235 passos e mais 60 passos para o local da 3. pista onde teríamos que encontrar o 2. elemento.(idem),constava o seguinte:


EQUIPE SAÚDE


2. ELEMENTO



LUZ SOLAR(mensagem especial: nunca fique na escuridão. Tome sempre banho solar no horário devido. Até 10:00hs e após 15:00hs)


PISTA PARA O 3. ELEMENTO:
Sou própria de país tropical, e o macaco gosta tanto de mim. Quem sou eu? _ _ _ _ _ _ _ _ _(bananeira)


CHARADAS: qual é a cobra que decide melhor? R____________(cobra de duas cabeças) qual a boca que só aceita comida mastigada? R_____________(boca do estomago)

(Esta garrafinha foi colocada num buraco, e em cima estava um toco grande) - essa foi dificil!

De acordo com o mapa seguimos mais 60 passos para o local da 4. pista onde teríamos que encontrar o 3. elemento.(idem), constava o seguinte:


EQUIPE SAÚDE


3. ELEMENTO
AGUA PURA(mensagem especial: nunca a troque por refrigerante e/ou outras bebidas)


PISTA PARA O 4. ELEMENTO:
Crescendo na terra como uma toupeira, eu sou a _ _ _ _ _ _ _ _ _(macaxeira)=(aipim)


CHARADAS:

de que lado o urso tem mais pêlos? R______________(do lado de fora) onde podemos sentir frio em dia de calor? R______________(na barriga) (Esta garrafinha foi colocada entre as folhas secas da bananeira)

De acordo com o mapa seguimos 50 passos e mais 100 passos para encontrarmos o 4. elemento encerrando o trajeto do mapa.(idem), constava o seguinte:


EQUIPE SAÚDE


4. ELEMENTO



EXERCÍCIO (mensagem especial: pratique sempre exercício físico, pois é fundamental à sua saúde. Preguiça, nunca!)


PISTA PARA ...; NADA DISSO. POR HOJE É SÓ. PARABÉNS, VOCÊS CONCLUÍRAM AS PROVAS DE HOJE.
VOLTEM PARA "CASA"!


CHARADAS:
qual o bicho que só dá atenção as patas? R____________(o pato) o que é que se pode perder facilmente embora esteja sempre junto do corpo? R____________(a cabeça) (Esta garrafinha estava enterrada  numa cova de macaxeira)

2. DIA -EQUIPE SAÚDE(esse trajeto foi usado pela equipe doença no dia anterior, as charadas foram as mesmas para as duas equipes e valia 1 ponto cada resposta certa)


Do mesmo ponto de partida do dia anterior, nós contamos 350 passos, em sentido contrário e com outro mapa, para encontrar a 1. pista (a equipe não imaginou que fosse um jovem no galho mais alto da mangueira, e ele nos falou a charada que nos levaria para o 5. elemento)

De acordo com o novo mapa contamos 110 passo para o local da 2. pista onde teríamos que encontrar o 5. elemento(uma garrafinha de plástico de refrigerante com tampa e com a mensagem dentro), constava o seguinte:


EQUIPE SAÚDE


5. ELEMENTO



REPOUSO (mensagem especial: o trabalho em demasia causa estress. Desfrute sempre de um bom repouso dormindo cedo e descansando no sábado do Senhor)


PISTA PARA O 6. ELEMENTO: Venha me vê no pé do "V"


CHARADAS: porque é que o rato ao sair da toca sempre  vira a cabeça para um lado e depois para o outro? R_________(?)
o que é que não tem corpo, não tem forma, ninguem pega, ninguem, vê, mas aumenta a cada instante? R________(?)
(Esta garrafinha foi colocada  num galho de bambu oco) - nesta prova quebrei minha sandália!

De acordo com o mapa contamos mais 10 passos e em seguida mais 80 passos para o local da 3. pista onde teríamos que encontrar o 6. elemento(idem), constava o seguinte:




EQUIPE SAÚDE


6. ELEMENTO



INTEGRAL (mensagem especial: alimente-se cada vez melhor. Abandone as gorduras prejudiciais, e desfrute ainda mais da benção de deus nos alimentos integrais)


PISTA PARA O 7. ELEMENTO: já viram macaco sem braço? talvez seja isso que eu sou


CHARADAS: qual o bicho que pode acompanhar o homem em todos os passos? R____________(bicho de pé)
qual o melhor remédio para o olho gordo? R_____________(?)
(Esta garrafinha foi enterrada na areia, coberto com folhas, junto ao troco de uma árvore que tinha o formato de V - só pra confundir pois havia outras árvores em forma de V) -devastamos o local procurando essa danada, o que facilitou pra equipe do dia seguinte; passamos + de 30 min procurando...

De acordo com o mapa contamos 7 passos em seguida mais 55 para o local da 4. pista onde teríamos que encontrar o 7. elemento(idem), constava o seguinte:




EQUIPE SAÚDE


7. ELEMENTO
CONFIANÇA EM DEUS( mensagem especial: confie sempre em Deus, pois ele te ama e está sempre aí do teu lado pronto para te ajudar. Se faltar a fé, lembre-se que Deus diz a você: Eu não me esquecerei de ti. Isa. 49:15)

PARABÉNS! VOCÊS CONCLUIRAM AS PROVAS. AGUARDEM O RESULTADO DAS CHARADAS.




VOLTEM PARA "CASA".


CHARADAS: porque os peixes gostam tanto de comer? R___________(porque vivem de água na boca)
qual é a prisão que é muito humana? R___________(prisão de ventre)
(Esta garrafinha estava pendurada no galho da árvore de forma discreta)

Estas atividades aconteceram no período da tarde, nos dois últimos dias do acampamento. e na última noite é que foi revelada as respostas das charadas, pontuação e a equipe vencedora.


                               EQUIPE DOENÇA




1. DIA - EQUIPE DOENÇA

Do ponto de partida contamos 150 passos p/encontrar a 1. pista (um jovem escondido no mato que nos falou a charada para encontrarmos o 1. elemento) De acordo com o mapa, a partir dali  contamos 200 passos que chegaríamos ao local da 2. pista e teríamos que encontrar o 1. elemento (uma garrafinha de plástico de refrigerante com tampa e com a mensagem dentro), constava o seguinte:




EQUIPE DOENÇA


1. ELEMENTO
AR POLUÍDO (mensagem especial: troque- o pelo ar puro)


PISTA PARA O 2. ELEMENTO: Você gosta de pescar? Vá buscar a vara. 


CHARADAS: iguais a da outra equipe. (Esta garrafinha estava na árvore)

De acordo com o  mapa contamos 110 passo para o local da 3. pista onde teríamos que encontrar o 2. elemento(idem), constava o seguinte:




EQUIPE DOENÇA

2. ELEMENTO


ESCURIDÃO(mensagem especial: saia da escuridão)

PISTA PARA O 2. ELEMENTO:Venha me vê no pé do "V"
CHARADAS: iguais (Esta garrafinha estava nas varas de bambu)

De acordo com o mapa contamos mais 10 passos e em seguida mais 80 passos para o local da 4. pista onde teríamos que encontrar o 3. elemento(idem), constava o seguinte:




EQUIPE DOENÇA
3. ELEMENTO


REFRIGERANTE(mensagem especial: procure algo mais saudável. Tome água, pois nem tudo que é gostoso é sau)dável)
PISTA PARA O 4. ELEMENTO: Já viram macaco sem braço? Talvez seja isso que estou vendo!
CHARADAS: iguais
(Esta garrafinha foi enterrada na areia, coberto com folhas, junto a árvore na forma de "V")  - foi fácil pra essa equipe!

De acordo com o mapa contamos 75 passos e mais 55 passos para o local da 5. pista onde teríamos que encontrar o 4. elemento(idem), constava o seguinte:




EQUIPE DOENÇA
4. ELEMENTO


PREGUIÇA(mensagem especial: abandone a preguiça. Ela não é sua amiga.pratique exercício e seja mais saudável)
PISTA PARA.... NADA DISSO. POR HOJE É SÓ. PARABÉNS, VOCÊS CONCLUIRAM AS PROVAS DE HOJE. VOLTEM PARA "CASA"


CHARADAS: iguais.

2. DIA - EQUIPE DOENÇA(esse trajeto foi usado pela equipe saúde no dia anterior)

Do mesmo ponto de partida do dia anterior contamos 365 passos em sentido contrário, conforme o outro mapa, para  encontramos a 1. pista(que foi um jovem nas canas para falar a charada que levaria para o 5. elemento).


Encontrando a 1. pista, a partir dali contamos 235 passos e em seguida mais 60 passos que chegaríamos ao local da 2. pista para encontrar o 5. elemento(uma garrafinha de plástico...), constava o seguinte:


EQUIPE DOENÇA
5.ELEMENTO


STRESS(mensagem especial: troque o trabalho excessivo por um bom repouso, dormindo cedo e descansando no sábado do Senhor)


PISTA PARA O 6. ELEMENTO: Sou própria de país tropical, e o macaco gosta muito de mim, quem sou eu? __ _ _ _ _ _ _ _(bananeira)


CHARADAS: iguais  (Esta garrafinha estava enterrada na areia)

De acordo com o mapa contamos mais 60 passos que nos levaria a 3. pista onde teríamos que  encontrar o 6. elemento(idem), constava o seguinte:




EQUIPE DOENÇA
6. ELEMENTO


GORDURA(mensagem especial: abandone as gorduras prejudiciais e desfrute de uma nova alimentação através dos alimentos integrais)


PISTA PARA O 7. ELEMENTO:
Crescendo na terra como uma toupeira, eu sou a _ _ _ _ _ _ _ _ _(macaxeira) =(aipim)


CHARADAS: iguais
(Esta garrafinha estava entre as folhas secas da bananeira)

Dali contamos 50 passos e em seguida mais 100 passos até o local da 4. pista, onde teríamos que encontrar o 7. elemento(idem), constava o seguinte:




EQUIPE DOENÇA
7. ELEMENTO


FALTA DE (mensagem especial: Todos tem fé, alguns sem exercitá-las. Exercite sua fé estudando a bíblia diariamente. Confie em Deus pois ele está sempre pronto pra lhe ajudar. Eu não me esquecerei de ti. Isa. 49:15)


PARABÉNS VOCÊS CONCLUIRAM AS PROVAS. AGUARDE OS RESULTADOS DAS CHARADAS.
VOLTEM PARA "CASA".
CHARADAS: iguais  (Esta garrafinha estava enterrada numa cova de macaxeira)

Sucesso!!!!

Enviado Por Viviane no dia 16/01/03 para a central Ja! - Fazenda Home Page
Hora de Orar

Olá pessoal......

Um projeto muito bom que lançamos para o acampamento de verão do ano passado foi o projeto Hora de Orar.

Funciona da seguinte forma:

A pessoa responsável explica a todos que durante o acampamento todo , haverá alguns momentos de oração com todos. E ira funcionar assim: quando eles escutarem o barulho de fogos é para parar o que estiver fazendo e orar. (não importa o que esteja fazendo , tem que parar e orar), ou seja toda vez que se escutar os fogos eles lembrarão que é hora de orar.
No momento exato a pessoa responsável solta fogos (isso pode ser de quantas em quantas horas a direção achar interessante, mais os fogos tem que ser com no mínimo 3 tiros, pois os inferiores a isso não são bons para serem escutados por todos os acampantes. Principalmente se a área for grande).

Em nosso acampamento que fizemos os fogos foram acionados de 2 em 2 horas.

Sugestão: O que o horário que será acionado os fogos deve ficar das 08:00 às 20:00 horas, senão poderá ser um pouco incomodo.

A idéia é essa mais vocês podem adaptar da maneira que acharem melhor.


Eu garanto que é uma super experiência, pois é maravilhoso ver um acampamento de 200 pessoas parando para orar, e não importava se estavam jogando, nadando, cozinhando etc. Todos paravam para orar.

Super abraços


Kerly - Várzea Grande - MT



:: Organização  ::

1º Passo: Determinar local.


2º "        : Transporte
3º "        : Valor
4º "        : Comissão organizadora do acampamento: Diretor Geral ( dir. JA), assuntos esportivos, sociais, dir. Espiritual, Devocional, primeiro socorros, achados e perdidos, recadinhos (opcional), cozinheiros, pastor (res), etc...
5º "    : Org. programação (segue umas idéias abaixo)
6º "    : Coletânea
Algumas Dicas

 

Pode introduzir pela manha: CultO da Mata (madrugada, nada obrigatório, opcional), Ginástica, Meditação e dinâmica em grupo. Após uma gincana cultura ou campeonato de vôlei (2x2), etc.



Tarde: Futebol (casado x solteiro) e gincana, etc.

Noite: culto ou palestra, apos pode ter programa humorístico, social, etc.

Opcional: Serenata
P.S.: Pode dividir o acampamento por fitas amarradas no pulso por cores, e no final das competições (do acampamento)  premiar os vencedores.

Nós fizemos a gincana com as 12 tribos de Israel. Cada equipe era formada com o nome de um dos filhos de Israel. E o tema prosseguiu no acampamento:fizemos o maná (biscoitinhos espalhados pelo gramado em frente às barracas em sacolinhas, claro!) falamos sobre o santuário, acordamos o pessoal, na última noite e todos saíram como estavam, enrolados em lençóis, como uma situação de perigo que o povo vivia enfrentando... quando eles saíram, havia uma série de latinhas de fogo iluminando o caminho que os levava à piscina que também estava rodeada de tochas, onde havia uma mesa de santa ceia pronta! Foi lindo, o pastor Gilberto de Oliveira celebrou a santa ceia e ao terminar, o sol já estava nascendo...

Iso sem falar nas brincadeiras, nas competições esportivas que também eram
realizadas com base nas equipes das tribos de Israel.


Brincadeiras, Dicas e organização enviadas por: Daniela Porto para a Central de Diretores JA  dia 01 de janeiro de 2003



Trabalhando em Grupo

 Faça mímica de peças bíblicas, enquanto o outro grupo vai ter que descobrir de quem se trata a peça de mímica;


 Peça para que cada grupo faça uma peça bíblica, de a ele 10 minutos no máximo;


 Cada grupo tem que entrevistar o Pastor Convidado ou PRegador... a melhor entrevista ganha pontos;


 O grupo poderá contar a história de como o Pastor de vocês conheceu a palavra ou se tornou Pastor através de uma entrevista;


 Faça perguntas relacionado ao J.A. como:


Quem fundou, qual a cor da bandeira, qual o significado da cor, qual o voto J.A.
Noite Romântica

 

Essa idéia, foi enviada dia 14/02 para o Planeta JA - FazendaHomePage

 

Lembrando  de vários acampamento que já participei(distritos de Prazeres e Ibura/PE), gostaria de repassar essas idéias "do fundo do baú",  +-8 ou 9 anos atrás. Daí vocês poderão melhorar conforme a criatividade.



Noite Romântica:

É sempre feito na última noite, especialmente para os casais, noivos, namorados e alguém que começou a namorar no acampamento. Foi apresentada  a música "meu coração não sei porque bate feliz quando te vê...),  outra música pode ser: "O amor é uma fogueira é fogo que ateia a candeia do coração",  e outras músicas mais que vocês conheçam e que fale do amor. 


Algum jogral, poesia, etc. É sempre bom que tenha uma mensagem espiritual.


Também pode ser feita  entrevista com os casais. Outra coisa bastante interessante, e é surpresa para todos, é o seguinte: combinar antes com uma pessoa que queira fazer uma declaração de amor ao marido, noivo ou namorado; fazer com que ela/ele  entre numa caixa grande e embalar com papel de presente ou somente com laço ( que no improviso pode ser um


lençol),  isto enquanto está acontecendo o programa para que não desconfiem,  e entram com este "presente"  nas mãos até lá na frente, todos vão ficar curiosos. Num determinado momento o apresentador do programa vai estar falando com a "cara metade" de quem está dentro da caixa e vai pedir para ele(a) abrir  o presente/pacote  dai a surpresa... a pessoa que está dentro da "embalagem" deve falar alguma coisa.

Um grupo de mulheres casadas ensaiaram uma música para os maridos, na noite seguinte aqueles maridos cantaram uma música para elas, sem que elas soubessem. Foi bem legal ver o carinho deles.

Em outro acampamento o namorado entrou montado num cavalo(chácara) e fez a declaração de amor, todo mundo aplaudiu. Outra pessoa gravou numa fita a declaração de amor para o marido e durante o programa a fita k7 foi
colocada enquanto uma luz era direcionada para o local onde ela estava: Em cima de um muro muito alto. Também pode ser filmado a pessoa e apresentado num telão aquela declaração.
Essas idéias surgiram no próprio acampamento. É muito legal ver a criatividade dos enamorados...

Sucesso.


Viviane Brisa, - IASD Marcos Freire/Jaboatão dos Guararapes/PE
:: Programa feito pelos Homens ::

Bom dia pessoal, segue abaixo a programação feita dos homens para as mulheres...

    Eles mandaram fazer um coração vermelho enorme maior do que a porta, e colocaram na entrada da igreja, colocaram duas cadeiras para segurar e flores em cima das cadeiras. Como as mulheres na semana passada só os homens "trabalharam", passaram a lição, dirigiram a escola sabatina, na minha igreja não tem homem que toca piano, pois eles foram atrás de um em Nova Odessa.

     Na minha igreja a gente começou a todos os sábados antes do culto divino a contar uma historia para as crianças, ninguém fala nada, simplesmente a tecladista toca a introdução da musica (de criança) e todas as crianças se levantam e vão para o primeiro banco, onde a pessoa escolhida conta alguma historia para elas. Depois que começamos com isso, as crianças se comportam mais. Então, nesta parte, eles fizeram diferente, eles encenaram uma historia pra crianças com fantoche.

     Quando eles ja estavam na plataforma, eles convidaram um garoto +ou - 12anos para tocar violino e enquanto o menino tocava algumas rapazes trouxeram rosas vermelhas e entregaram a todas as mulheres, desde as bebezinhas que não tem 1 aninho ate a mais senhora. Foi muito engraçado ver os homens na escolinha das crianças......

     A tarde, teve muito louvor, sorteios, e no final uma peça mostrando como é difícil viver sem as mulheres. E depois a noite, numa escola, eles serviram pasteis e refrigerante para as mulheres, foi muito legal ver eles na cozinha.


    Andrea/Americana



ATIVIDADES PARA SÁBADO A TARDE EM ACAMPAMENTOS

 

Achar atividades para os jovens no sábado a tarde em um acampamento nem sempre é uma tarefa fácil. Normalmente a programação fica meio vaga, uns sentam pra conversar, outros passeiam pelo acampamentos, outros dormem e muitos não fazem nada.



 

Você pode mudar isso direcionando boas atividades.

 

Vamos a algumas brincadeiras para o Sábado a tarde:


Bom, vamos diversificar as tarefas.




Tarefa Individual

Jovens devem fazer um teste de conhecimento bíblico.


 Prepare um questionário, estilo de faculdade, com perguntas bíblicas.

 O jovem pode contar uma História de um personagem bíblico mas não pode falar o nome do personagem e algumas palavras ele é proibido dizer, pra dificultar. Os outros jovens deverão descobrir o nome do personagem.

 

Com as palavras você pode fazer uma lista a partir desse exemplo?



 

Personagem: SANSÃO

Palavras que não podem ser ditas: Cabelo, leão, mel, Dalila, Filisteus, homem, segredo, raposas, trigo.

Assim o jovem terá de dizer: Vou contar a história de alguém que tinha muita força na cabeça e existia algo que ele não podia contar sobre uma coisa que ele tinha na cabeça...      Bom, vai ficar bem confuso, difícil de entender.

 

Ele terá que dizer para trigo, por exemplo, que era uma plantação do principal ingrediente do pão. Vai ser divertido.



 

 Peça ao jovem para virar repórter por um dia e entrevistar as pessoas no acampamento, depois falar o que ouviu dos irmãos, ele terá que ser bastante criativo.


 Faça a tradicional corrida bíblica. Ela fica interessante quando todos levantam para participar e a medida que um acerta, manda outro sentar, ou seja, elimina alguém do jogo. Assim nem sempre o melhor vence, mas o mais esperto.


Brincadeiras para Acampamentos

1. Mamãe você me conhece? - Fecha os olhos da mãe e coloca várias crianças da mesma idade, e ela terá que descobrir quem é o seu filho. Ganha a mãe que descobrir.
2. Melhor Declaração de amor. - O homem e a mulher deverão dar a melhor cantada de sua vida. Tendo uns jurados para dar as notas, pois a melhor cantada ganha.
3. Peça Bíblica. - Cada equipe deverá forma uma peça bíblica, a melhor peça, ganha.
4. Peça Cômica. - Cada equipe deverá fazer uma peça com bastante humor.
5. Melhor cena de filme. - Cada equipe deverá fazer uma cena de qualquer filme inesquecível.
6. Caça ao tesouro. - É colocado várias pistas, até chegar ao tesouro tanto desejado, ganha pontos as equipes que forem chegando de acordo com a colocação.
7. Qual é o Hino? - Essa competição deverá ser feita estilo Qual é a musica? Com 2 equipes.
8. Corrida Bíblica. - São colocados dois participantes de cada equipe, e eles terão que achar a passagem na bíblia, e ao mesmo tempo em que acerta, pular para a cadeira da frente. Ganha quem chegar primeiro.
9. Quebra Cabeça. - É distribuído um quebra cabeça para cada equipe, e quem formar primeiro ganha.
10. Passa ou repassa Bíblico. - É feito um desafio aos participantes de cada equipe, e se não souberem a resposta, passa para frente, caso a outra equipe não descubra, eles terão que responder ou pagar com tarefa.
11. Musica Quase no Lar. - Cada equipe deve criar uma música com o tema do acampamento.
12. Poema ou poesia. - Cada equipe deverá fazer um poema ou uma poesia sobre o tema do retiro.

Um Programa de Acampamento

 

Fonte: Viviane Brisa - IASD Marcos Freire/Jaboatão dos Guararapes/PE


... nossa direção ainda vai elaborar a programação do acampamento mas já temos alguns itens certo. Vamos lá...



sabado à tarde - estou elaborando um vestibular bíblico do livro Curiosidades e Testes Bíblico com perguntas difíceis +- 40 perguntas sem consultar a Bíblia, quanto ao prêmio ainda vamos decidir.
sábado à noite - Leilão(idéia que ainda vamos discutir, + é muito boa, pretendo somente p/o sábado à noite ou quem sabe para todas as noites) Faça
a cada noite um leilão. Produza dinheiro, notas de 1,5,10(pila, cascalho, acampjovem, etc...) dê o nome que você quiser a esta moeda. Cada um
receberá um valor "X"para todo o acampamento e a cada noite faça o leilão. Pegue um caixa grande e nela coloque vários brindes que serão leiloados.
Ex.: camisa, melancia, cenoura, cebola, lápis, biscoito, borracha, cd, etc... quantos brindes você for leiloar naquela noite) Você vai pegar neste
brinde dentro da caixa, mas ninguém vai saber o que será leiloado. Alguém poderá pagar 100 pila por uma cebola, como pode acontecer de o lance máximo
ser 15 pila por uma camisa ou camiseta. Este é um programa que envolve todos dando lance, brincando e sendo uma boa diversão. Leve vários brindes
para este  evento.
todas as manhas - sempre tem uma sessão de ginástica com todo o pessoal com um irmão que é  do corpo de bombeiros.
domingo, segunda e terça (manhã e tarde) - campeonato de vôlei e banho de rio após o vôlei
domingo após o vôlei - No Limite III (especial)
terça  (manhã) -  final do campeonato
terça à tarde - ainda não sei
terça a noite - jornalzinho musical (tipo: olê mulher rendeira, olê mulher rendar, tu me ensina a fazer renda que eu te ensina a namorar + a noticia em forma de verso cantado nessa melodia) contando tudo o que aconteceu de engraçado no acampamento (deve deixar algumas pessoas em sigilo, só para
colher as noticias)

Viviane Brisa, - IASD Marcos Freire/Jaboatão dos Guararapes/PE



Retiro Espiritual

 Olá amigos, Entrei na lista a poucos dias, e tenho alguns projetos em vista. um deles é um "Retiro Espiritual". Andei lendo a declaração do Pr. Erton (DSA) e isto me motivou mais ainda. Tenho falado tbm com alguns pastores daqui e eles têm me apoiado, mas quero mais idéias, sugestões. Então farei o seguinte, estou enviando um arquivo com as idéias que já tive e as que recebi e pesquisei, e aguardo mais idéias de vocês pra qie o programa tome corpo. Vcs perceberão que tem coisas repetidas, mas é um esboço, e precisa ser melhorado. Conto com a ajuda de vocês. 



 Um abração,  G. Micheli Curitiba – PR

NECESSIDADE:
Levando em consideração o tempo e o meio em que vivemos, há a necessidade de um reavivamento espiritual, um preparo  da mesma foram que os apóstolos viveram antes do Pentecostes, para que possamos o mais breve possível receber o derramamento do Espírito Santo, e assim apressar a volta  Jesus.
Há a necessidade de constranger o coração e trabalhar na transformação do mesmo, para que possamos lutar mais especificamente com os pecados que nos afastam de Deus e da missão a qual nos confiou: levar as boas novas. ESQUEMA RESUMIDO (PROCESSO) (FIGURA) TRANSFORMAÇÃO - TRANSFORMAR algo que é necessário em AÇÃO, usando um MEIO. Transformar refere-se à mudanças interiores, deixar os pecados que estão separando de Deus, arrependimento e conversão genuína. O meio é a forma, ou seja serão usados os conceitos de eficiência e eficácia. EFICIÊNCIA: Fazer tudo da melhor forma possível, fazer bem feito. EFICÁCIA: Fazer sempre o que é certo, correto perante Deus e aos homens. O "Tudo" refere-se as atividades pessoais, intimas, sociais, profissionais, estudantis, ministeriais, testemunho, ... A AÇÃO é o que desejamos: coração puro e mãos limpas (Salmo...) , é a obra, á fé com obras, compromisso, testemunhos, evangelismo, ajudar o próximo e principalmente ajudar os demais jovens da igreja a passarem pelo mesmo processo. TEMA: Vaso de Honra DIREÇÃO: Sensibilização - arrependimento - desejo de mudança - testemunho


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal