Norma en 12004 Adhesives for tiles – definitions and specifications Rotulagem de embalagens (Marcação ce)



Baixar 19.53 Kb.
Encontro20.07.2016
Tamanho19.53 Kb.
Norma EN 12004 Adhesives for tiles – definitions and specifications

Rotulagem de embalagens (Marcação CE)

Havendo algumas dúvidas sobre a forma e terminologia a utilizar na Marcação CE a inserir em embalagens de Colas abrangidas pela EN 12004, reuniu-se um grupo de trabalho na APFAC, que chegou às conclusões seguintes:



  1. O termo adhesion deve ser traduzido por aderência, respeitando não só o EMOdico (Dicionário de Argamassas), como a contribuição prestada pela APFAC ao trabalho de tradução para Português da EN 12004, feito pelo CTCV, em Julho de 2003. Note-se que a publicação da versão nacional daquela Norma ainda não foi efectuada pelo IPQ.

  2. Com o mesmo argumento, as características shear adhesion, tensile adhesion, etc., devem ser traduzidas por aderência ao corte, aderência à tracção, etc.

  3. Não se devem referir valores de ensaios, ou seja: se o ensaio de aderência à tracção der como resultado 0,8 N/mm2, não deverá ser este o valor a referir, mas sim  0,5 N/mm2.

Este procedimento justifica-se para evitar a possibilidade (frequente) de uma mesma amostra, ensaiada em laboratórios diferentes, poder apresentar resultados diferentes, embora próximos, do tipo 0,7 e 0,8.

Assim, se o fabricante tiver determinado 0,8 e usar este resultado na rotulagem pode ser confrontado com outro ensaio que apenas encontre 0,7. Contudo, se o fabricante optar por colocar  0,5 N/mm2, não correrá esse risco.



  1. Sempre que seja possível optar por NPD (No Performance Determined), deve usar-se a sigla (e tradução) PND (Propriedade Não Determinada).

  2. Relativamente à característica Reacção ao Fogo, como a EN 12004 não refere este ensaio, também não deve ser feita qualquer menção na rotulagem

No que respeita à rotulagem propriamente dita, na óptica de proporcionar uma melhor leitura ao utilizador, entendeu-se útil prescindir da coluna Métodos de Ensaio, pois os mesmos constam na EN 12004.

Com frequência, os sacos de Cimentos-cola e baldes de outras colas têm muita informação em texto e grafismo. A inclusão da Marcação CE pode implicar o recurso a tipos de letra mais reduzidos, de leitura mais difícil, facto que se pode revelar prejudicial ao utilizador.

Assim, sem deixar de mencionar todos as referências obrigatórias, a supressão acima referida, permite reduzir a Marcação a uma pequena área.


  1. A Norma EN 12004 (cf. ponto 7) refere a informação que deve claramente constar na embalagem e/ou Ficha Técnica do Produto.

No Anexo ZA (cf. ZA.3.1), a Norma refere a informação necessária para Marcação CE. Repare-se que não há requisitos no que respeita a formato da mancha (dimensões), apenas se exigindo, entre outras, “as indicações que possibilitem a identificação das características dos produtos na base das especificações técnicas”.

  1. Assim, a etiquetagem não é rígida, ou seja, não existe um modelo para utilização compulsiva.

  2. Admitindo que no futuro a Construção se vai habituar a tratar as Colas por C1, C2 FT, D1T, R2T, etc, o importante é referir na embalagem (na frente, quando se trata de saco), um logo, que rapidamente permita visualizar o tipo de produto.

Isso poderia ser feito através dum selo como se mostra a seguir, a colocar na frente da embalagem, impresso em cor azul ou outra, de modo a dar destaque:




dimensão real: cerca de 4 cm


Segue-se um exemplo para a Marcação CE de um Cimento-cola.



Ano: 04


Norma de referência: EN 12004

Tipo de cola: Cimento-Cola

Utilização final: colagem em pavimentos e paredes interiores. Não adequado para aplicações no exterior.

Nome e Endereço do fabricante: (....................................)

Lista de Características


Valores declarados

Aderência inicial (à tracção)

 0,5 N/mm2

Aderência após envelhecimento por acção do clima/calor

PND

Aderência após acção da água ou da humidade

 0,5 N/mm2

Aderência após ciclos de gelo/degelo

PND

PND: propriedade não determinada

Distribuição: a todos os Associados.




Marcação CE EN 12004

Parecer sobre rotulagem

Data: 2004.03.29

Documento APFAC DT.002/04

Pág. de





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal