Normas de submissão de Artigos e Documentos



Baixar 36.07 Kb.
Encontro18.07.2016
Tamanho36.07 Kb.
Normas de submissão de Artigos e Documentos

Os textos devem ser encaminhados de acordo com os seguintes critérios e características técnicas: 


1. Formatação: Papel A-4 (29,7 x 21 cm); margens: superior=3cm, inferior=2cm, esquerda=3cm e direita=2cm; editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior, utilizando caracteres Times New Roman tamanho 12 e espaçamento duplo. O artigo não deverá exceder 32 laudas, incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas. Os quadros, tabelas, gráficos e ilustrações não podem ser coloridos. NEGRITO deverá ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. ITÁLICO deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira. ASPAS DUPLAS deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados. As ASPAS SIMPLES deverão ser usadas dentro das aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas. Colocar título no início do trabalho, sem identificação do(s) autor(es).

2. Apresentar em página separada: título do trabalho em português e inglês, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica, experiência profissional e/ou acadêmica atual, área(s) de interesse em pesquisa, instituição(ões) de vinculação, endereço, e-mail, telefone e fax. Se mais de um autor, ordenar de acordo com a contribuição de cada um ao trabalho.

3. Enviar resumo do texto em português e inglês, em que constem objetivo, método, resultado e conclusões, bem como de três a cinco palavras-chaves, em ambas as línguas, para difusão internacional. O resumo deve ter até 1.350 caracteres, com espaços.

4. Informar, dentre as seguintes áreas: Administração da Informação, Administração de Ciência e Tecnologia, Ensino e Pesquisa em Administração, Estratégia em Organizações, Finanças, Gestão Internacional, Gestão de Operações e Logística, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Gestão e Políticas Públicas, Marketing, Organizações/Comportamento Organizacional, Organizações/Teoria das Organizações, Gestão Social e Ambiental, Gestão de Agronegócios e Empreendedorismo e Comportamento Empreendedor, aquela na qual o artigo deverá ser avaliado.

5. Citações deverão ser apresentadas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da APA. Referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA. Um breve resumo das normas da APA pode ser encontrado clicando aqui. Para maiores informações: American Psychological Association (APA). (2001). Publication Manual of the American Psychological Association (5th ed.). Washington, DC: Author.

6. Notas não devem ser colocadas no rodapé. Use-as o menos possível, numerando-as seqüencialmente no corpo do texto, e as apresente no final do artigo, antes das referências bibliográficas. 

7. O artigo deverá ser submetido pela página da revista na Internet.
Análise dos Artigos e Documentos para Publicação 

1. Adota-se o sistema de avaliação anônima tripla para análise dos artigos encaminhados para publicação. Os documentos submetidos são analisados pelos editores da revista, de acordo com política editorial, sem avaliação externa. Textos que não estejam de acordo com os critérios e características técnicas exigidos pelas publicações, para a seção a que foram submetidos, não terão sua submissão aceita.

2. O prazo para resposta ao primeiro ou único autor do artigo ou documento submetido é de até 120 dias contados da data de recebimento na RAC.

3. A instituição e ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

4. Para publicação, os autores deverão assinar Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, inclusive de tradução à RAC.

Normas de submissão de Casos de Ensino  

Casos são relatos de experiências vivenciadas por organizações, de interesse científico no campo da Administração, adaptados para uso didático. Um caso deve descrever uma situação em exame e propor questões para reflexão, com o objetivo de analisar decisões tomadas por uma organização que a conduziram ao momento em questão e, assim, contribuir para o aperfeiçoamento de suas ações, além de proporcionar oportunidade para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

Os casos em Administração devem ser encaminhados de acordo com os seguintes critérios e características técnicas:

1. Prioridade será dada à atualidade do caso: a submissão de casos de experiências empresariais com mais de 24 meses de ocorrência pode ser feita e aprovada, mas não é incentivada. O(s) autor(es) de casos submetidos deve(m) considerar que o seu principal objetivo é didático, o que significa que deve(m) focar: (1) na apresentação da natureza da situação organizacional em questão; (2) na descrição dos fatos que consolidam tal situação empresarial; (3) na apresentação sintética dos objetivos educacionais do caso; (4) na descrição sumária da forma de obtenção dos dados que compõem o caso; (5) na indicação do público que faria melhor uso do caso.

2. A revista aceita a submissão de dois tipos de casos de ensino:

(1) Caso real: baseado em trabalho de campo na(s) empresa(s) mencionada(s) no caso, e/ou em dados secundários (citar as fontes). (2) Armchair case: baseado em experiência de consultoria; os autores devem enviar uma declaração afirmando que o caso é fruto de suas experiências como consultores.



3. Qualquer que seja o tipo de caso, os autores devem enviar uma carta assinada por um executivo da(s) empresa(s) mencionada(s), autorizando a publicação do caso na revista.  As empresas focalizadas nos casos de ensino podem ter seus nomes disfarçados, porém o disfarce não elimina a necessidade do envio da autorização de publicação.

4. Os casos somente iniciam o processo de avaliação após o recebimento das declarações e cartas de autorização de publicação.

5. Formatação do caso de ensino: Papel A-4 (29,7 x 21 cm); margens: superior=3cm, inferior=2cm, esquerda=3cm e direita=2cm; editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior, utilizando caracteres Times New Roman tamanho 12 e espaçamento duplo. NEGRITO deverá ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. ITÁLICO deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira. ASPAS DUPLAS deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados. As ASPAS SIMPLES deverão ser usadas dentro das aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas. Colocar título no início do texto, sem identificação do(s) autor(es).

6. O caso de ensino é composto da seguinte estrutura: Apresentação do caso (descrição da situação) e Notas de ensino. O conteúdo do caso, mais as notas de ensino, não deverá exceder 22 laudas, incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, apresentados em anexos no final do texto, além de notas e referências bibliográficas.

7. As notas de ensino devem apresentar: (1) resumo do caso em português e inglês, com até 1.350 caracteres, com espaços (cada resumo), em que constem objetivo e descrição sumária da situação real em exame, bem como de três a cinco palavras-chave em ambas as línguas; (2) objetivos educacionais: que temas serão trabalhados em uma aula em que o caso venha a ser utilizado? Em que disciplinas o caso se encaixa? Nível dos alunos a quem o caso se destina (graduação? mestrado? formação executiva?); (3) Questões para discussão; (4) Sugestão para um plano de ensino; (5) Breve revisão de literatura e (6) Discussão (ou Análise do Caso). Por fim, as indicações bibliográficas.

8. Enviar em arquivo separado: título do caso em português e em inglês (não é preciso traduzir o nome da organização em exame), nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica, experiência profissional e/ou acadêmica atual, área(s) de interesse em pesquisa, instituição(ões) de vinculação, endereço, e-mail, telefone e fax. Se mais de um autor, ordenar de acordo com a contribuição de cada um ao caso.

9. Na descrição do caso não cabem referências bibliográficas. Elas devem aparecer nas Notas de Ensino por ocasião da breve revisão de literatura e/ou se o autor quiser recomendar leituras pertinentes com a situação descirta no caso. As referências deverão ser apresentadas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da APA. Referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA. Um breve resumo das normas da APA pode se encontrado clicando aqui. Para maiores informações: American Psychological Association (APA). (2001). Publication Manual of the American Psychological Association (5th ed.). Washington, DC: Author.

10. Notas não devem ser inseridas no rodapé. Use-as o menos possível, numerando-as seqüencialmente no corpo do texto, e as apresente no final do caso, antes das referências bibliográficas.

11. O caso deverá ser submetido pela página da revista na Internet (www.anpad.org.br/rac).
Análise de Casos de Ensino em Administração para Publicação

1. Os casos submetidos são analisados pelos editores da revista, de acordo com política editorial, sem avaliação externa. Textos que não estejam de acordo com os critérios e características técnicas exigidos pela RAC, para a seção a que foram submetidos, não terão sua submissão aceita.

2. O prazo para resposta ao primeiro ou único autor do caso é de 120 dias, contados da data de recebimento na RAC.

3. A instituição e ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

4. Para publicação, os autores deverão assinar Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, inclusive de tradução à RAC.

      


Normas de submissão de Resenhas

Resenhas bibliográficas são revisões críticas de livros e publicações científicas ou de interesse científico, nacionais ou estrangeiros, no campo de Administração. Uma resenha deve resumir, analisar, comparar e opinar sobre a obra em questão, constituindo portanto contribuição teórica ou científica ao campo. Nesse sentido, uma resenha não só informa o lançamento ou existência da obra, mas deve oferecer alguma contribuição seja ao tema, seja ao campo de estudo da obra em questão, por meio da sua análise crítica. As resenhas bibliográficas devem ser encaminhadas de acordo com os seguintes critérios e características técnicas:


1. Não serão priorizadas resenhas de obras de cunho gerencial ou exclusivamente de divulgação técnica, nem tampouco livros textos. Do mesmo modo, prioridade será dada à atualidade da resenha: a submissão de resenhas bibliográficas de obras com mais de 24 meses de publicação pode ser feita e aprovada, mas não é incentivada. O(s) autor(es) de resenhas submetidas deve(m) considerar que o seu objetivo é o de fornecer uma revisão informada da obra em questão, o que significa que deve(m) focar: (1) na apresentação sumária da natureza da obra e/ou autor; (2) na saliência da contribuição da obra para o campo da Administração; (3) na sintética apresentação e análise das partes, seções ou capítulos em que esteja organizada a obra; e (4) em recomendação de que público no campo teria que tipo de uso para a obra.

2. Formatação: Papel A-4 (29,7 x 21 cm); margens: superior=3cm, inferior=2cm, esquerda=3cm e direita=2cm; editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior, utilizando caracteres Times New Roman tamanho 12 e espaçamento duplo. A resenha não deverá exceder 3 laudas, incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas. NEGRITO deverá ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. ITÁLICO deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira. ASPAS DUPLAS deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados. As ASPAS SIMPLES deverão ser usadas dentro das aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas. Colocar na primeira página título, nome(s) do(s) autor(es) e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), sem identificação do(s) autor(es) da resenha.
3. Apresentar em página separada: título e nome(s) do(s) autor(es) da obra resenhada, nome(s) completo(s) do(s) autor(es) da resenha, acompanhado(s) de instituição(ões) de vinculação, e-mail, telefone e fax. Se mais de um autor, ordenar de acordo com a contribuição de cada um à resenha.
4. Citações deverão ser apresentadas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da APA. Referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA. Um breve resumo das normas da APA que pode se encontrado clicando aqui. Para maiores informações: American Psychological Association (APA). (2001). Publication Manual of the American Psychological Association (5th ed.). Washington, DC: Author.

5. Não devem ser incluídas notas (nem de rodapé nem de fim de texto) em resenhas submetidas.
6. A resenha deverá ser submetida pela página da revista na Internet (www.anpad.org.br/rac).
Análise das Resenhas Bibliográficas para Publicação

1. As resenhas bibliográficas submetidas são analisadas pelos editores da revista, de acordo com política editorial, sem avaliação externa. Textos que não estejam de acordo com os critérios e características técnicas exigidos pela RAC, para a seção a que foram submetidos, não terão sua submissão aceita.

2. O prazo para resposta ao primeiro ou único autor da resenha submetida é de até 120 dias contados da data de recebimento na RAC.

3. A instituição e ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

4. Para publicação, os autores deverão assinar Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, inclusive de tradução, à RAC.

Normas de submissão de Notas 

Notas bibliográficas são pequenas comunicações sobre publicações científicas ou de interesse científico, nacionais ou estrangeiras, no campo da Administração, incluindo livros textos, sem análise ou opiniões, elaboradas com o objetivo de informar o leitor sobre lançamentos recentes de interesse da comunidade acadêmica. As notas bibliográficas devem ser encaminhadas de acordo com os seguintes critérios e características técnicas: 



1. Não serão priorizadas notas de obras de cunho gerencial ou exclusivamente de divulgação técnica. Do mesmo modo, prioridade será dada à atualidade da nota: a submissão de notas bibliográficas de obras com mais de 12 meses de publicação pode ser feita e aprovada, mas não é incentivada. O autor da nota submetida deve considerar que o seu objetivo é o de noticiar o lançamento da obra em questão, o que significa que deve focar: (1) na identificação sumária da natureza da obra e/ou autor; (2) na sintética definição de que público no campo teria que tipo de uso para a obra.

2. Formatação: Papel A-4 (29,7 x 21 cm); margens: superior=3cm, inferior=2cm, esquerda=3cm e direita=2cm; editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior, utilizando caracteres Times New Roman tamanho 12 e espaçamento duplo. A nota bibliográfica não deverá exceder 115 palavras no texto livre, ou seja, excluindo os dados da obra e do autor. Colocar na primeira página título, nome(s) do(s) autor(es) e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), sem identificação do autor da nota.

3. Apresentar em página separada: título e nome(s) do(s) autor(es) da obra comentada, nome completo do autor da nota, acompanhado de instituição(ões) de vinculação, e-mail, telefone e fax. Notas bibliográficas só podem ser submetidas por uma única pessoa, não sendo possível, portanto, haver créditos a nota para mais de um autor.

4. Se disponível, o autor da nota deve encaminhar junto à submissão arquivo eletrônico com a capa da obra original, ou indicação de site da Internet no qual a capa pode ser obtida. 

5. A nota bibliográfica deverá ser submetida pela página da revista na Internet (www.anpad.org.br/rac).
Análise das Notas Bibliográficas para Publicação 

1. As notas bibliográficas submetidas são analisadas pelos editores da revista, de acordo com política editorial e pauta dos números a fechar, sem avaliação externa. 

2. O prazo para resposta ao autor da nota submetida é de até 60 dias contados da data de recebimento na RAC. 

3. As notas bibliográficas não são assinadas, mas o crédito de autoria e/ou de indicação é feito no final da comunicação, e seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a)/contribuinte da nota. Os direitos, inclusive de tradução, são reservados. É permitido citar parte da nota bibliográfica sem autorização, desde que identificada a fonte.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal