Nota à Imprensa



Baixar 12.67 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho12.67 Kb.

Nota à Imprensa | quarta-feira, 28 de Março de 2012



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Música, dança, teatro, marionetas e artes plásticas
Os destaques de Abril a Julho no TMG: uma mão cheia de cultura!


O TMG apresentou a nova programação para os meses de Abril a Julho.

Entre os destaques, o regresso do OVNI – Festival Internacional de Objectos Vivos, com seis espectáculos de marionetas, teatro de objectos, novo-circo e teatro visual, vindos da Holanda, Espanha, França e Portugal.

Na música, os concertos de Rodrigo Leão, Fingertips, Jorge Palma e David Fonseca, que apresentam os seus novos trabalhos discográficos.

Na dança, a nova produção da Companhia Nacional de Bailado: “La Valse” (com coreografia de Paulo Ribeiro e curta-metragem de João Botelho) e “A Sagração da Primavera” (com coreografia de Olga Roriz).

Nas artes plásticas, destaque para a exposição de Mário Cesariny.

Outro dos destaques é “Uma Bizarra Salada”, um espectáculo que mistura teatro e música, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e com os actores Bruno Nogueira e Luísa Cruz.

De referir ainda a estreia do Cine Concerto “Trilogia de Curtas-metragens”, com música ao vivo.
Rodrigo Leão é o primeiro dos destaques da nova programação. Actua a 25 de Abril no Grande Auditório, no âmbito do 7º Aniversário do Teatro Municipal da Guarda. O músico português vem apresentar “A Montanha Mágica”, o seu último disco. Ainda em Abril, no dia 28, os Fingertips apresentam “2”, o último trabalho editado com a nova vocalista, Joana Gomes.
Em Maio é a vez das marionetas e do teatro visual com o OVNI – Festival Internacional de Objectos Vivos. O festival começa no dia 4 com “A cerejeira da lua”, de António Torrado, pela companhia Lua Cheia Teatro para Todos. Segue-se “Smart as a Donkey”, da companhia holandesa TAMTAM Theatre, no dia 5 (uma extensão do FIMFA LX12). A companhia utiliza objectos rotineiros, do quotidiano e acrescenta-lhes música e vídeo para contar a história de um burro que afinal não o era. Ainda no OVNI, apresenta-se no dia 11 a companhia Telón de Azúcar, de Espanha, que nos traz o espectáculo “Crónicas de lo Diminuto”, um espectáculo que explora as técnicas do teatro de sombras e de luz negra. No dia 12, o TMG apresenta o espectáculo de novo circo “Debout de Bois”, da companhia francesa “La Main d’Oeuvres”. Um maravilhoso espectáculo que tem como objecto central um tronco que serve de parceiro, de instrumento musical e de aparelho de circo. No dia 16, segue-se “A Nova Bailarina”, de Aldara Bizarro. Um espectáculo de movimento e humor sobre valores e ética. O Festival Internacional de Objectos Vivos termina no dia 26 com o espectáculo “Catabrisa”, de Joana Providência, Gémeo Luís & Eugénio Roda. Um espectáculo de teatro de sombras que conta a história de um menino e da sua paixão pela aventura e que o TMG apresenta em duas sessões, integrado na iniciativa Famílias ao Teatro. Ainda para as famílias, o TMG apresentará neste quadrimeste “O Vento”, pelas Visões Úteis, em Abril, e “Farfalle” pela Companhia TPO de Itália em Junho. Este último é um belíssimo espectáculo de teatro visual, apresentado no âmbito de uma extensão do FITEI.
Ainda em Maio, no dia 19, Jorge Palma apresenta o seu mais recente disco de originais “Com Todo o Respeito”, acompanhado pelo filho, Vicente Palma. Um espectáculo intimista que celebra também os 40 anos de carreira do cantautor português.
Em Junho, no dia 1, a Companhia João Garcia Miguel apresenta “Romeu e Julieta” na versão pessoal e única de João Garcia Miguel. O encenador pega numa das mais conhecidas histórias de sempre de Shakespeare, num regresso aos textos do dramaturgo inglês.
Do teatro para as artes plásticas, em Junho é inaugurada na Galeria de Arte do TMG a exposição “Visto a Esta Luz”, de Mário Cesariny. Uma colecção da Fundação Cupertino de Miranda que será comissariada por António Gonçalves e que reúne pintura e instalação de um dos nomes maiores do Surrealismo português. A exposição ficará patente entre 2 de Junho e 29 de Julho.
Também no dia 2, à noite, é a pianista e compositora Joana Sá que actua no TMG. A artista, que desenvolve trabalhos na chamada Música Nova, interpretará uma peça para piano preparado, toy piano, electrónica e utensílios mobile.
Ainda em Junho, no dia 16, estreiam Curtas-metragens com música ao vivo. Um cine-concerto que é também uma produção do TMG que reúne os músicos guardenses: Micro Animal Voice, Élia Fernandes e Kubik. Os artistas irão apresentar a sua banda sonora para as curtas de cinema mudo: “Emak-Bakia” de Man Ray; “Film” de Samuel Beckett e “Romance Sentimental” de Sergei Eisenstein e Grogory Alexandrov.
Outro dos grandes destaques de Junho é a Companhia Nacional de Bailado que apresentará, no dia 20, “La Valse”, com curta-metragem realizada por João Botelho acompanhada de coreografia de Paulo Ribeiro, e ainda “A Sagração da Primavera”, numa coreografia de Olga Roriz.
O mês de Junho termina com o espectáculo “Seasons – Rising”, de David Fonseca, que apresenta este seu novo disco no dia 30.
O destaque de Julho vai para o espectáculo de teatro e música “Uma Bizarra Salada”, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, com os actores Bruno Nogueira e Luísa Cruz. Está marcado para o dia 13 e promete arrancar muitas gargalhadas. Um recital absurdo, mas muito bem interpretado.
O Serviço Educativo continua a desenvolver actividades como a OfiCena2 (Oficina de expressão dramática e musical para Jovens), que irá apresentar a 6 de Junho “O que há dentro de mim” como exercício final, bem como o Grupo de Teatro Causa Honoris (da Academia Sénior), que irá apresentar “O meu caso”, de José Régio, nos dias 23 e 24 de Maio.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Para mais informações, contactar:

Gabinete de Comunicação e Imagem

Culturguarda E.M. / Teatro Municipal da Guarda

Rua Batalha Reis, 12, 6300-668, GUARDA, PORTUGAL



Tel. 00351 271 205 240 • Fax. 00351 271 205 248

gci@tmg.com.pt

www.tmg.com.pt


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal