Nota de imprensa



Baixar 8.02 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho8.02 Kb.




MUNICÍPIO DE LAGOA | AÇORES

NOTA DE IMPRENSA

Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira promove Entardecer com cultura com a presença de Raposo de França e Tomaz Vieira

A Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira vai assinalar o seu 2º aniversário com um evento cultural no próximo dia 26 de outubro, a partir das 17 horas, para todos os lagoenses e público em geral intitulado de Entardecer com cultura.

À semelhança da sua inauguração e 1º aniversário, com o Eco das Artes, nesta efeméride será destacado um momento onde as correntes artísticas da escultura, pintura e escrita marcam presença na sala nobre do Convento dos Franciscanos. No programa contemplativo está a exposição antológica de Álvaro Raposo de França – 50 anos de escultura, um dos mais conceituados artistas do panorama açoriano atual. Esta exposição reúne mais de cinquenta peças que vão desde as maquetes e estudos de obras públicas do artista, a peças de menor escala, bem como os seus trabalhos em medalhística. Trata-se de uma exposição que, acima de tudo, pretende reunir num mesmo espaço as obras mais emblemáticas de Raposo de França, dar a conhecer maleabilidade escultórica e ao mesmo tempo homenagear a carreira de cinquenta obras deste reconhecido artista.

Após a inauguração da exposição e sendo uma biblioteca um espaço de estórias e da história, Tomaz Borba Vieira desenvolverá a conversa Os olhos de Inês Dulan – recordações da cantora e retratos de Marciano Henriques da Silva. Trata-se de momento em que é concretizada a ponte entre os afetos da cantora, a obra do notável pintor do séc. XIX, Marciano Henriques da Silva, ao mesmo tempo em que é feita a ligação entre estas duas histórias.

Tem sido apanágio da Biblioteca o incentivo da participação das famílias nestes eventos, pelo que irá haver igualmente serviço educativo para os mais novos, relacionado com as artes plásticas e a leitura.

De facto, a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira tem desenvolvido ao longo destes dois anos projetos para públicos diferenciados na comunidade, tornando-se assim um espaço imponente de interesse educativo e cultural. Desde exposições, apresentações de livros, workshops, feiras do livro, entre outros para o público adulto; para o público infanto-juvenil tem desenvolvido o projeto “uma noite na Biblioteca”, campos de férias, atividades de promoção da leitura e o projeto “livros à beira-mar” durante a época estival. Para a comunidade escolar tem realizado itinerância de contos com a mala de estórias, visitas de estudo, bem como visitas pelo concelho com vista a promover a cultura e o património local. Já para os séniores, tem sido levado a cabo um trabalho de investigação, bem como o projeto Biblioteca Ambulante. Finalmente para as famílias, durante períodos letivos uma vez por mês é desenvolvido o programa “sábado em família na Biblioteca” e anualmente um serão de estórias à lareira.

Além de todas estas atividades e projetos, e como forma de ampliar a oferta da recreação de tempos livres da população, a biblioteca acolhe aulas de pintura ministradas por Victor Almeida, quer para adultos (2ºas feiras), quer para crianças (sábados).

Com este evento, a Biblioteca vinca mais uma vez aquela que tem sido a sua linha de ação e procura divulgar grandes artistas açorianos, num espaço nobre e majestoso.



MUNICÍPIO DE LAGOA | AÇORES

Largo D. João III, Santa Cruz - 9560-045 Lagoa | Telf: 296 960 600 Fax: 296 916 229 | http://cm-lagoa.azoresdigital.pt/





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal