Nota de imprensa



Baixar 18.3 Kb.
Encontro23.07.2016
Tamanho18.3 Kb.


NOTA DE IMPRENSA

Emitida pelo Gabinete do Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Recuperação pós-Tsunami


O PRESIDENTE CLINTON VAI VISITAR A REGIÃO DO TSUNAMI

PELA ÚLTIMA VEZ COMO ENVIADO ESPECIAL

Nova Iorque, 28 de Novembro de 2006 – Nos próximos dias 1 e 2 de Dezembro, o ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton, fará a sua última visita à região afectada pelo tsunami na qualidade de Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Recuperação pós-Tsunami. Bill Clinton deslocar-se-á a diversas localidades do Estado de Tamil Nadu (Índia), Phuket (Tailândia) e Aceh (Indonésia), três das áreas costeiras do Oceano Índico que foram mais atingidas pela catástrofe de 26 de Dezembro de 2004 que causou a morte a mais de 200.000 pessoas. O Presidente deverá terminar o seu mandato de dois anos como Enviado Especial até ao final de Dezembro.
Durante esta visita, o Presidente Clinton passará em revista a evolução dos trabalhos de recuperação e visitará novas habitações e escolas. O programa inclui também a avaliação de programas que tem preconizado ou coordenado ao longo dos últimos dois anos, e que incluem a promoção da equidade e a capacitação das comunidades a fim de que possam tomar em mãos o seu próprio desenvolvimento, recuperar os seus modos de vida e aumentar a capacidade de resistência aos desastres naturais, reduzindo os riscos associados à sua ocorrência.

Para além da visita aos locais mais afectados pelo tsunami, o presidente Clinton deslocar-se-á também às localidades onde actua a Iniciativa para o VIH/SIDA (CHAI), da Fundação Clinton. (Para mais informações acerca das actividades relativas ao VIH/SIDA e às visitas programadas aos países, é favor contactar o Gabinete de Imprensa da Fundação Clinton: +1-212-348-0360.)


Na sua qualidade de Enviado Especial para o Tsunami, Bill Clinton efectuará uma primeira paragem em Cuddalore, Tamil Nadu, no dia 1 de Dezembro, para visitar uma aldeia devastada onde foi construído um novo complexo habitacional para pescadores cujas casas foram destruídas pelo tsunami, e uma escola recuperada. No âmbito da avaliação da evolução dos progressos em matéria de redução dos riscos de catástrofe, Clinton irá visitar também um abrigo anticiclone com um sistema de alarme recentemente instalado, e assistir a um teste de alerta precoce e exercício de simulação.
Na manhã do dia 2 de Dezembro, o presidente Clinton estará em Phuket, na Tailândia onde irá visitar uma pequena comunidade Moken (‘sea gipsy’), cujos membros começaram a reconstruir as suas habitações e retomaram os seus modos de vida através de um processo comunitário. Nesta aldeia estão patentes os importantes esforços levados a cabo pelo Governo tailandês no sentido de resolver as questões de direito de propriedade para as comunidades afectadas. O Presidente Clinton irá também plantar um mangal nesta aldeia, para assinalar o lançamento oficial da Iniciativa Mangais para o Futuro (MFF) da União para a Conservação do Mundo (IUCN).
A MFF é uma iniciativa multi-agência e multi-países que visa reforçar os ecossistemas e os modos de vida costeiros na região do Oceano Índico. Promove o investimento a longo-prazo na conservação dos ecossistemas costeiros como infra-estrutura de desenvolvimento, e tem como alvo inicial os seis países mais duramente afectados pelo tsunami de Dezembro de 2004: a Índia, a Indonésia, as Maldivas, as Seychelles, o Sri Lanka, e a Tailândia.
Numa reunião que teve lugar em Nova Iorque no passado dia 31 de Outubro, o Presidente Clinton louvou a Iniciativa, que descreveu como “um claro exemplo de ‘reconstruir melhor’, através de um esforço de colaboração para reforçar a sustentabilidade ambiental do desenvolvimento costeiro na região afectada pelo tsunami, e para promover o investimento na gestão do ecossistema costeiro.”
Na tarde de dia 2 de Dezembro, o Presidente Clinton estará em Aceh, na Indonésia, onde irá visitar um dos aquartelamentos construídos pelo Governo da Indonésia para servir como alojamento temporário às pessoas deslocadas pelo tsunami. Em seguida irá visitar um abrigo de transição, dirigido pela Cruz Vermelha da Austrália – um exemplo do esforço extraordinário realizado por uma coligação entre parceiros internacionais e o governo para retirar todas as pessoas alojadas em tendas em Aceh e Nias. O Enviado Especial empenhou-se na realização deste programa, através do qual foram já construídos mais de 14.000 abrigos de transição duradouros na província de Aceh. Os abrigos estão a alojar todos aqueles que se encontravam instalados em tendas e aguardam agora casas permanentes. Na localidade que o Presidente Clinton irá visitar existem actualmente cerca de 200 abrigos, que albergam cerca de 900 pessoas.
Em seguida o Presidente Clinton irá visitar uma escola e casa permanentes, recentemente concluídas numa comunidade que foi devastada pelo tsunami. Encontrar-se-á com estudantes e professores e entregará certificados de título de propriedade a vários novos proprietários de casas na comunidade. Ao abrigo do Sistema de Administração de Terra do Projecto de Reconstrução de Aceh (RALAS), financiado pelo Multi Donor Fund e gerido pelo Banco Mundial, espera-se que cerca de 600.000 proprietários de terra venham a receber títulos num período de três anos, proporcionando aos sobreviventes do tsunami uma base legal sólida para a reconstrução das suas vidas.
O Presidente Clinton irá concluir a sua visita a Aceh num encontro com representantes do governo local e antigos combatentes do Movimento de Libertação de Aceh (GAM), para analisar o impacte positivo do processo de paz de Aceh sobre a reconstrução. O Enviado Especial irá pronunciar-se acerca dos progressos alcançados em Aceh e acerca da importância dos esforços sustentáveis para reconstruir melhor, dos quais o processo de paz é uma componente crucial.
Informação para os meios de comunicação interessados
Convidamos a Comunicação Social a fazer a cobertura integral das três visitas do Enviado Especial. No caso de os Jornalistas pretenderem cobrir em parte a ronda final do Presidente Clinton à região afectada pelo tsunami na qualidade de Enviado Especial, solicitamos que contactem nos vários países os responsáveis das NU pelo apoio aos Media, a quem cabe facilitar a sua acreditação, presença e transporte e que podem fornecer informações mais específicas acerca das várias visitas agendadas.
***
Para mais informações, é favor contactar:
Chennai –Índia:

Eva van Beek, UNV Field Reporting Officer

Tel: +91 44 42303 551 Ext. 206; Fax: +91 44 42 303 556; eva.vanbeek@undp.org
New Delhi – Índia:

Surekha Subarwal; Assistant Resident Representative - Communication & Advocacy Chief, UN Inter-Agency Support Unit, UNDP: Tel.: +91-11-46532346, surekha.subarwal@undp.org


Phuket/Bangkok – Tailândia:

Nick Keyes, Media and Communication Officer, UNDP Thailand

Tel.: +66 (0) 2288-1814; nick.keyes@undp.org
Aceh - Indonésia:

Lely Djuhari, UN Press Officer

Tel.: +62 811 802 338; ldjuhari@unicef.org
David Singh, Communication Officer, Office of the Special Envoy for Tsunami Recovery

Tel.: +1 212 906-6904; Mobile: +1 917 345-4374; david.singh@undp.org


Helena de Gubernatis

Comité Português para a Unicef, Tel: 21 317 7500/13, hgubernatis@unicef.pt


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal