Notícias à sexta 2009. 07. 03 Pobres, desmobilizados, mas felizes… São assim, os portugueses?



Baixar 18.39 Kb.
Encontro26.07.2016
Tamanho18.39 Kb.



NOTÍCIAS À SEXTA 2009.07.03
Pobres, desmobilizados, mas felizes… São assim, os portugueses?

No final do estudo “Necessidades em Portugal – tradição e tendências emergentes”, feito pela Tese e pelo Centro de Estudos Territoriais do ISCTE, os investigadores viram-se perante um país socialmente muito frágil, pouco capaz de se mobilizar individual e socialmente. Mas, apesar disso, com altos níveis de satisfação e felicidade.

Há dados conhecidos que o estudo confirma (os que se relacionam com níveis de desigualdades sociais ou taxas de pobreza, por exemplo). Mas trouxe novidades: algumas dimensões da privação alargam-se a outros grupos que não estariam nos 20 por cento de pobres. Cerca de um terço da população vive “um contexto de precariedade” e está preocupado com a sua “sobrevivência”, indicam os resultados.

Confirmam-se ainda outros dados conhecidos: o universo dos mais vulneráveis coincide com os idosos, as famílias monoparentais e os menos instruídos.
PONTO DA SITUAÇÃO



  1. No dia 26 de Junho, em Fátima, decorreu uma reunião ordinária do Conselho Geral da CNIS.


Entre outros assuntos,

- Acordou-se o programa do Centro de Estudos Sociais da CNIS;


- Analisou-se a situação relacionada com o NISS (e suspensão da sua designação por parte das IPSS);
- Aprovou-se por unanimidade a estratégia negocial com os sindicatos e a base para um acordo sobre actualizações salariais;
- Fez-se um balanço sobre a situação do ATL, constatando-se ter sido instalada alguma acalmia após a assinatura do Protocolo de 2008 (surgido na sequência de um acordo com o Governo sobre o ATL);
- Tomou-se conhecimento da proposta da Cáritas para o alargamento do serviço de refeições a pessoas vitimadas pela crise;
- Tomou-se conhecimento do programa da Chama e da Festa da Solidariedade (em 19 de Setembro) e decidiu-se convidar o Senhor Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social para a Festa da Solidariedade.


  1. No dia 27 de Junho a APATI (Associação Promotora de Apoio à 3ª idade de Castanheira do Ribatejo) comemorou o seu 30º aniversário. A CNIS (representada por José Casaleiro) marcou presença na sessão solene.




  1. No dia 29 de Junho a CNIS, representada pelo seu presidente, reuniu com o Secretário de Estado da Segurança Social para desenvolver uma estratégia de acordo sobre o Protocolo de 2009.




  1. No dia 29 de Junho, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a CNIS assistiu à apresentação do estudo “Necessidades em Portugal – tradição e tendências emergentes”, feito pela Tese e pelo Centro de Estudos Territoriais do ISCTE. Na apresentação do estudo também participou a UDIPSS-Lisboa, representada pelo seu presidente José Carlos Batalha.




  1. No dia 30 de Junho, no Centro Cultural e Social de Santo Adrião, em sessão pública, tomaram posse os novos Órgãos Sociais da UDIPSS-Braga, eleitos para o triénio 2009-2012. A CNIS fez-se representar no acto por Nuno Rodrigues.




  1. No dia 30 de Junho, no número 124, Série I, do Diário da República, foi publicado o Decreto-Lei n.º 151/2009, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, que procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 232/2005, de 29 de Dezembro, que institui o complemento solidário para idosos no âmbito do subsistema de solidariedade, e à terceira alteração ao Decreto Regulamentar n.º 3/2006, de 6 de Fevereiro.




  1. No dia 1 de Julho, no número 125, Série I do Diário da República, foi publicada a Resolução da Assembleia da República n.º 45/2009, da Assembleia da República, que recomenda ao Governo que tenha em conta a evolução do índice de preços ao consumidor (IPC) em anos excepcionais para garantir que o indexante dos apoios sociais (IAS) não evolua de forma negativa.




  1. No dia 2 de Julho, no número 126 do Diário da República, Série I, foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2009, da Presidência do Conselho de Ministros, que designa o coordenador nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social (AECPES), a ter lugar em 2010, e cria a Comissão Nacional de Acompanhamento ao AECPES (de que fará parte a CNIS).




  1. No dia 3 de Julho, em reunião Plenária da Assembleia da República, foi discutida a Petição 430/X/3.ª, entregue em 18 de Fevereiro de 2008 pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e Outros, em que se solicita a consagração do direito de escolha dos pais entre a frequência na escola pública e a frequência nos Centros de Actividades de Tempos Livres (CATL) das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), no âmbito do prolongamento do horário escolar com Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e que o Governo torne gratuitos os serviços de apoio à família na área da infância. A CNIS fez-se presente pelo seu presidente.




  1. No dia 3 de Julho, a CNIS (representada por Lúcia Saraiva Leitão), abordou no programa “Você na TV”, da TVI, a situação dos ATL nas IPSS.




  1. No dia 4 de Julho, no Auditório da Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos, a Comissão Nacional Justiça e Paz realizará um Seminário sob o tema “Crise Ética na Economia e na Política”.




  1. No dia 4 de Julho, em Viana do Castelo, decorrerá um encontro diocesano das Instituições Sociais da Igreja orientado pela CNIS.




  1. No dia 5 de Julho celebrar-se-á o “Dia Internacional das Cooperativas”.




  1. No dia 7 de Julho (e ao longo do mês) a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa comemorará o seu 511º aniversário.


A requalificação de equipamentos, a inovação e o empreendedorismo Social e as consequentes novas respostas sociais são os temas destas comemorações a que a CNIS se associará.


  1. No dia 8 de Julho, nas instalações da APPADCM de Castelo Branco, realizar-se-á a 1ª reunião da Comissão Distrital de Acompanhamento e Disseminação de Boas Práticas do Projecto FAS.




  1. No dia 9 de Julho, em Fátima, decorrerá mais uma reunião do Centro de Estudos Sociais da CNIS.




  1. No dia 9 de Julho o Portal da CNIS celebrará o seu 2º aniversário.




  1. No dia 10 de Julho, em Fátima, promovido pela CNIS, decorrerá um encontro de reflexão de Instituições de Acolhimento de Crianças e Jovens, em que será tratado o Projecto DOM (Desafios, Oportunidades e Mudanças).




  1. No dia 13 de Julho, em Fátima, reunirá a Direcção da CNIS.

LINO MAIA


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal