Notícias à sexta 2010. 02. 26



Baixar 25.28 Kb.
Encontro23.07.2016
Tamanho25.28 Kb.



NOTÍCIAS À SEXTA 2010.02.26

    Arrasadoras foram as águas, muitos são os mortos contados, grande é a destruição e enormes são as dificuldades a vencer.

    Mas “aquela Madeira”, que já foi um jardim, já está a dar uma lição e a fazer perceber que vai voltar a florir.

    Algumas flores acentuarão um tom marcadamente roxo.

    Mas serão flores no meio de um jardim que já todos sonham.

    Todos somos chamados a dar as mãos ao povo da Madeira e a mandar sementes de esperança.





    PONTO DA SITUAÇÃO



  1. No dia 21 de Fevereiro a Associação Cultural, Recreativa e Social - Venda Nova comemorou o seu 30º Aniversário.

    Nas comemorações a CNIS e a UDIPSS-Santarém fizeram-se representar por Eduardo Mourinha.



  2. No dia 23 de Fevereiro, em Lisboa, com a presença da CNIS (representada por Eleutério Alves), realizou-se mais uma reunião de trabalho, do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.



  3. No dia 23 de Fevereiro, integrada numa representação da Conferência Episcopal Portuguesa, a CNIS (representada pelo seu presidente) foi recebida no Parlamento Europeu, em Bruxelas, onde participou em audiências com o Presidente do Parlamento Europeu, Presidente da Comissão Europeia, num seminário sobre “Estado e Sociedade” com os deputados portugueses no Parlamento e numa sessão plenária. As actividades, que também incluíram uma audição no Comissariado Europeu para os Assuntos Sociais, prolongaram-se pelos dois dias imediatos.



  4. No dia 23 de Fevereiro, nas instalações do Conselho Económico e Social, com a participação da CNIS (representada por Eleutério Alves), decorreu uma reunião para escolher os representantes do Sector Solidário no CES.

    Foram designados dois representantes efectivos (CNIS e União das Misericórdias), enquanto a União das Mutualidades foi nomeada suplente.



  5. No dia 24 de Fevereiro, no Auditório Municipal Charlot, em Setúbal, começaram as Jornadas Nacionais da Cáritas Portuguesa, para assinalar o Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social e descobrir novas formas de intervenção social para a erradicação da pobreza e da exclusão social. Estas Jornadas prolongar-se-ão pelo dia imediato.

    As jornadas tiveram como principais objectivos assinalar o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social e equacionar os factores que mais contribuem para a extensão e complexidade da pobreza, e descobrir novas formas de intervenção social para a erradicação da pobreza e promover a reflexão sobre a responsabilidade individual e colectiva que geram aqueles fenómenos sociais.

    Várias individualidades associaram-se a estas Jornadas, entre elas, a CNIS



  6. No dia 25 de Fevereiro, no Centro de Formação e Desenvolvimento da Guarda, a Comissão de Acompanhamento e Disseminação de Boas Práticas do FAS realizou a 1ª reunião de avaliação das acções de formação realizadas nas IPSS no distrito da Guarda.

    Participaram 25 representantes das IPSS do distrito da Guarda, e representações da Universidade Católica, da entidade formadora e da consultora.

    Da avaliação salientam-se:

    - Envolvimento de todos os colaboradores da IPSS, sendo um factor de integração e partilha de testemunhos;

    - A fase de diagnóstico diferencia o Projecto FAS de outras acções de formação;

    - O Projecto FAS criou grandes expectativas nas IPSS;

    - Aperfeiçoamento nas acções transversais, de modo a ser compreendida pelos diversos tipos de formandos,

    - É um despertar de consciência para o longo caminho que a maioria das IPSS ainda tem de percorrer, tendo como ambição a certificação;



  7. No dia 26 de Fevereiro, no número 40, Série I, do Diário da República, foi publicada a Resolução da Assembleia da República n.º 15/2010 que recomenda ao Governo um conjunto de medidas de reprogramação, redireccionamento e reengenharia do QREN



  8. No dia 26 de Fevereiro, em Fátima, a Direcção da CNIS reúne conjuntamente com o Centro de Estudos Sociais.



  9. No dia 26 de Fevereiro, em Fátima, reúne o Conselho Geral da CNIS.



  10. No dia 26 de Fevereiro, em Braga, começa o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, que dará destaque ao tema de reflexão “Que se pode esperar do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social?” orientada por Fernanda Rodrigues, coordenadora do Plano Nacional de Acção para a Inclusão (PNAI). O Conselho Geral prolongará as suas actividades até ao dia 28.



  11. No dia 27 de Fevereiro, no Centro Social Paroquial de S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa, decorrerá o 6º Encontro Regional para as associadas de Base e de Nível Intermédio dos distritos de Lisboa e Setúbal.



  12. No dia 3 de Março, no Centro Social Paroquial das Caldas da Rainha, a Comissão de Acompanhamento e Disseminação de Boas Práticas do FAS realizará a 1ª reunião de avaliação das acções de formação realizadas nas 2 IPSS no distrito de Leiria.



  13. No dia 6 de Março, no Hotel Fátima, Rua João Paulo II, 241 em Fátima, a APCER em parceria com a CNIS, promoverão um Seminário intitulado "Qualidade No Terceiro Sector - A Importância da Certificação".

    Será um momento de apresentação das tendências de certificação no Terceiro Sector, da divulgação dos referenciais normativos aplicáveis ao sector e, não mais importante, dar a conhecer os desafios da implementação e certificação de Sistemas de Gestão.

    No Portal da CNIS (www.cnis.pt) poderá consultar o Programa e a Ficha de Inscrição.

    As inscrições deverão ser enviadas, directamente, para o e-mail: eventos@apcer.pt



  14. No dia 6 de Março, na Casa da Freguesia de Escalhão, a UDIPSS-Guarda realizará duas Assembleias Gerais, sendo a 1ª para votação do Relatório de Actividades e das contas de 2009 e a 2ª assembleia para apreciação e votação do orçamento e plano de actividades para 2010.



  15. No dia 7 de Março celebrar-se-á o “Dia Nacional da Caritas”, este ano sob o lema “Erradicar a Pobreza, Radicar a Justiça”, num contexto de uma gravíssima crise económica, financeira, social e política.



  16. No dia 8 de Março, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, sob o patrocínio do Alto Comissariado da Saúde, começará o 3º Fórum Nacional de Saúde “Para um Futuro com Saúde”, com o objectivo de debater com todos os sectores da sociedade as prioridades para o próximo Plano Nacional de Saúde 2011-16.

    O Fórum prolongar-se-á pelo dia 9 de Março e contará com a participação da CNIS.



  17. No dia 8 de Março celebrar-se-á o “Dia Internacional da Mulher”.

    O “Dia Internacional da Mulher” teve origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos. Com a celebração pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

O Instituto de Segurança Social editou o Manual de Boas Práticas para Acolhimento Residencial das Pessoas Mais velhas, cujos autores são o Grupo de Coordenação do Plano de Auditoria Social e o CID - Crianças, Idosos e Deficientes - Cidadania, Instituições e Direitos.



A Fundação EDP lança a 7ª. Edição do Programa EDP Solidária

De 2 de Fevereiro e até 3 de Março de 2010

A Fundação EDP lança a 7ª. Edição do Programa EDP Solidária - através do qual se propõe apoiar instituições que apresentem projectos visando a obtenção da melhoria da qualidade de vida de pessoas socialmente desfavorecidas e a integração de pessoas ou comunidades em risco de exclusão social.

Podem candidatar-se ao Programa "EDP SOLIDÁRIA" todas as entidades sem fins lucrativos, designadamente instituições de solidariedade social ou organizações não governamentais legalmente constituídas como associações, cooperativas, federações ou confederações. São ainda aceites candidaturas apresentadas por entidades agrupadas num projecto comum, num máximo de quatro entidades.

Para mais informações, consultar o site da Fundação EDP



INOV-SOCIAL

Estão abertas as candidaturas à Medida INOV-SOCIAL, no período de 13 de Janeiro a 30 de Abril de 2010.



Para mais informações, consultar: www.inovsocial.gov.pt



LINO MAIA




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal