“Noutros Lugares” Projeto “Oficina Saramago “Barreiro/Moita



Baixar 12.91 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho12.91 Kb.



“Noutros Lugares” - Projeto “Oficina Saramago “Barreiro/Moita

Artesfera – Associação de Artistas Plásticos do Barreiro, Arteviva – Companhia de Teatro do Barreiro, Camerata Musical do Barreiro, Cooperativa Cultural Popular Barreirense, Cineclube, CoralTAB, CoroUTIB, Fórum Barreiro, Fundação José Saramago, Griot - Associação Cultural, Junta de Freguesia do Barreiro,Projéctor – Companhia de Teatro do Barreiro, Livraria Bertrand.


Sobre o cavalete, o pintor colocou uma tela branca. Olha-a como a um espelho. A tela é o único espelho que não pode refletir a imagem do que está diante de si, daquilo que com ele se confronta. A tela só mostrará a imagem do que apenas noutro lugar é encontrável.



José Saramago, Cadernos de Lanzarote,p.508, São Paulo, Companhia das letras, 1998.

O Projeto Noutros Lugares, apresentado pela Artesfera – Associação de Artistas Plásticos do Barreiro, está integrado no Projeto “ Oficina Saramago” Barreiro/Moita e inspira-se num texto que José Saramago escreveu nos Cadernos de Lanzarote, em 1998, no qual realiza uma alegoria sobre toda a arte e a relação que o artista estabelece com a obra no ato de criação.


Decorrerá entre os dias 1 a 30 de junho de 2012 e consiste em expor/ instalar arte em ambientes públicos (abertos ou fechados) e realizar intervenções/ ações artísticas efémeras em diversos espaços urbanos na cidade do Barreiro.

Programa


De 1 a 16 de junho de 2012

A Fundação José Saramago, a Cooperativa Cultural Popular Barreirense e a Junta de Freguesia do Barreiro apresentam a Exposição “Levantado do Chão”, de 1 a 15 de junho, na sede da Cooperativa, Rua Miguel Bombarda, horário de abertura das 15h30 às 18h30, todos os dias úteis.

Artesfera - Performance/instalação “ A Origem de Todos os Males” de Carlos Ribeiro, Fórum do Barreiro. Instalação de 2 a 16 de junho e Performance dia 16 de Junho às 10h00.

Artesfera – Exposição da obra “ Reflexões” (Técnica Mista, Colagem e Pintura) de Manuela Sobral, a partir dos temas: povo, política e sociedade, Paços do Concelho, de 2 a 16 de junho.
Artesfera - Instalação “Viagens de chão e azul com Blimunda” de Francisco Palma, baseada nas obras “Memorial do Convento” e “Jangada de Pedra”, Mercado 1º de Maio, de 2 a 16 de junho.

CoralTAB – Flash Mob, Mercado 1º de Maio, dia 2 de junho, 11h00

Cineclube – Ciclo de Cinema “José Saramago” – O Embargo, Auditório da Escola de Santo André, dia 8 de junho, 21h30.

Abertura de Exposição “Oficina Saramago”- trabalhos das Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, comissariada pela professora Isabel Tostão, dia 9 de junho, 16h,30, Fórum Barreiro.

CORUTIB – Concerto, Fórum Barreiro, dia 9 de junho, 16h00.

Cineclube – Ciclo de Cinema “José Saramago” – A Maior Flor do Mundo, Fórum Barreiro, dia 9 de junho, sessões contínuas tarde e noite.

Biblioteca Municipal do Barreiro, Livraria Bertrand Cooperativa Cultural Popular Barreirense –“Leituras: apresentação de livros de José Saramago”, no espaço Bertrand Fórum. Dia 16 de junho, 11h30 - “A História do Cerco de Lisboa”, pela professora Carla Marina Santos; 15h30 - “As Pequenas Memórias” pela professora Benilde Abegão; 17h00 - “Ensaio sobre a Lucidez” pela professora Ana Maria Lucas

Associação Projéctor Companhia de Teatro do Barreiro, Biblioteca Municipal do Barreiro, Cooperativa Cultural Popular Barreirense, Griot – Associação Cultural e muitos outros amigos – Poemas de Saramago “como bandos de pardais à solta” - livrariam Bertrand, Fórum Barreiro, dia 16 de junho, 16h00.

Cineclube – Ciclo de Cinema “José Saramago” – A Jangada de Pedra, Cineclube do Barreiro, dia 16 de junho, 21h30.

Abertura de Exposição “Oficina Saramago”- trabalhos das Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, comissariada pela professora Isabel Tostão, dia 16 de junho, 16h,30, Fórum Barreiro.

Arteviva Companhia de Teatro do Barreiro - Leitura encenada “A Maior Flor do Mundo”, dia 16 de junho, 16h30,Fórum Barreiro.

De 16 a 30 de junho de 2012

Artesfera – Conferencia-Performance/ instalação “ Obituário”- reflexão sobre a violência humana, de Carlos Ribeiro no Convento da Madre de Deus na Verderena. Instalação de 16 a 30 de junho e Conferencia-Performance no dia 17 às 18h00.

Biblioteca Municipal do Barreiro e Livraria Bertrand –“Leituras: apresentação de livros de José Saramago”, no espaço Bertrand Fórum. Dia 23 de junho, 11h30” -Ensaio sobre a Cegueira” pelo professor Luís Rino; 15h30 - “O Memorial do Convento” pela professora Fátima Correia,17h00 –“As Intermitências da Morte” pela professora Rosário Vaz.

Camerata Musical do Barreiro – Concerto, Convento da Madre de Deus da Verderena, dia 27 de junho às 21h00.

Artesfera – Instalação “ Saramago Amava a Floresta”, de Celeste Beirão, de 16 a 30 de junho no Mercado 1º de Maio.

Artesfera - Escultura “Oculta consciência de não ser” de Fátima Romão, baseada no poema “Espaço curvo e finito”, Fórum Barreiro, de 16 a 30 de junho.

Artesfera - Exposição das obras “Pensamentos” e “A Jangada de Pedra” (Técnica Mista) de D’Souza, Biblioteca Municipal do Barreiro, de 16 a 30 de junho.
Artesfera - Instalação “Todos os nomes” de Joana Raposo, inspirado na obra “Todos os Nomes”, Arquivo Municipal, de 16 a 30 de junho.

Abertura de Exposição “Oficina Saramago” - trabalhos das Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, comissariada pela professora Isabel Tostão, dia 23 de junho, 16h,30, Fórum Barreiro.

Arteviva Companhia de Teatro do Barreiro – Leitura Encenada de Excertos dos “Cadernos de Lanzarote, dia 23 de junho, 16h30, no espaço da “Exposição Oficina Saramago”.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal