Nova programação de setembro a dezembro Dezenas de propostas para ver, ouvir e sentir no tmg



Baixar 14.96 Kb.
Encontro30.07.2016
Tamanho14.96 Kb.

Nota à Imprensa | sexta-feira, 29 de agosto de 2014


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Nova programação de setembro a dezembro

Dezenas de propostas para ver, ouvir e sentir no TMG


Entre setembro e dezembro de 2014, o TMG apresenta dezenas de propostas culturais. A nova agenda conta com um leque variado de espetáculos e iniciativas que vão da música às artes plásticas, passando pelo teatro, dança e cinema. De destacar o surgimento de um novo ciclo: Diferente é Igual – Ciclo de Arte-Tearapia.

Na nova agenda do TMG há propostas diversificadas e para todos os públicos. Na música destaque para o cine-concerto do pianista Pedro Burmester: ”Burmester. Pasolini. Bach.”, no dia 13 de Setembro; uma iniciativa em parceria com o Cinecoa e que presta homenagem ao cineasta Pier Paolo Pasolini. Segue-se, a 25 de outubro, a estreia absoluta de “aCuerdas”, espetáculo que junta a “diva das mil vozes” Fátima Miranda [Espanha] e o instrumentista catalão Marc Egea. Em novembro, no dia 27, dia do Aniversário da Guarda e a pretexto da sua comemoração, atua no Grande Auditório Simone de Oliveira. E no âmbito da mesma comemoração, o TMG apresentará nos dias seguintes, 28 e 29de novembro, um Espetáculo Comunitário com a participação de coletividades da região e sob a orientação dos criadores Fernando Mota e Claudia Andrade. E em dezembro, no dia 6: “Deixem o Pimba em Paz”, um espetáculo que junta em palco Bruno Nogueira e Manuela Azevedo (Clã). De destacar, em outubro, a IX edição do Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, em parceria com o Síntese – GMC, que este ano apresenta o recital de piano comentado por Francisco Monteiro, no dia 11; o concerto “Solistas e Eletrónica” por Carlos Canhoto e João Pedro Delgado, no dia 16; e “Odes” pelo Síntese – GMC que estreará obras de Francisco Monteiro e Christopher Bochman, no dia 18.
Ainda na música de referir o espetáculo “Clássicos da Canção” por Rui Pedro Dias, a pretexto do Dia Mundial da Música, 1 de outubro. Um concerto onde o músico guardense revisitará clássicos de Tom Jobim, Frank Sinatra, Bill Withers ou Sting, entre outros.
No teatro, destaque para a nova peça dos Artistas Unidos, o clássico de Tennessee Williams, “Gata em Telhado de Zinco Quente” que sobe ao palco do Grande Auditório a 8 de novembro, com encenação de Jorge Silva Melo e interpretação, entre outros, de Catarina Wallenstein e Rúben Gomes. Em Setembro, no dia 19, é a vez do Teatro das Beiras apresentar “Rádio Cabaret” a partir de textos de Karl Valentin, com encenação de Gil Salgueiro Nave. E em Outubro, destaque para “O Vosso Pior Pesadelo” do Teatro Art’Imagem, no dia 10, com encenação de José Leitão, a partir do texto de Manuel Jorge Marmelo. De referir ainda a comédia de improviso “A Fábrica” pel’ Os Improváveis, no dia 17 de outubro.
Na dança, o bailarino e coreógrafo Romulus Neagu apresenta com o filho Tiberius Neagu no TMG, no dia 13 de dezembro, “Banco do Tempo”: um espetáculo e um workshop para pais e filhos.
Neste quadrimestre prossegue a iniciativa Famílias ao Teatro com propostas diversificadas para toda a família: cinema com “Filminhos Infantis à Solta pelo País”, no dia 20 de setembro; novo circo com a estreia absoluta de “Nove’s Fora” – pela Erva Daninha, no dia 4 de Outubro; e música com a Big Band da EPSE, no dia 22 de Novembro.
Nas Artes plásticas, neste quadrimestre a Galeria de Arte do TMG recebe a exposição “Provas de Contacto [Do stencil ao digital: processos de transferência da imagem] de José de Guimarães que estará patente de 27 de setembro a 31 de dezembro. E no Café Concerto podem ser visitadas durante este quadrimestre as exposições de Daniel Curval (setembro), Carlos Adaixo (outubro), Paulo Pimenta (Novembro, integrado no Ciclo Diferente é Igual) e José Grácio (dezembro).
Outro dos destaques desta agenda é o “Diferente é Igual [Ciclo de Arte-terapia]”, um ciclo que pretende valorizar as potencialidades terapêuticas que a arte possui através de um conjunto diversificado de atividades vocacionadas para um público diferente e especial mas também para a comunidade em geral. O ciclo inclui 12 atividades com teatro, música, workshops, exposições, filmes, tertúlias e até um chá dançante especial. No ciclo destacam-se no dia 15 de novembro, o concerto “Ligados às máquinas” que conta com a participação de utentes da Associação de Paralesia Cerebral de Coimbra e que traz no reportório temas que vão do jazz à eletrónica, passando pela world music; o filme de animação “Mary & Max – Uma amizade diferente” de Adam Elliot, no dia 18; e a peça de Ionesco “A Cantora Careca” que sobe ao palco a 21 de novembro pelos jovens atores do Crinabel Teatro.
Até ao final do ano, vão passar pelo TMG vários projetos da música nacional com os seus mais recentes trabalhos, a saber: Bode Wilson+ MAP, The Partisan Seed, Celina da Piedade, Birds are Indie, Malcontent, The Dirty Coal Train, Edu Miranda Trio, Norberto Lobo e João Lobo Sexteto e ainda - integrados no Ciclo Palco Aos de Cá - 3 Loucos e 1 são [que não veio] e WOTS – Worship of the senses.
No cinema, serão apresentados filmes dos realizadores Salomé Lamas, Miguel Gomes, Joana Barros, Xavier Dolan, Roman Polanski, Eduardo Morais, Aleksandr Sokurov e Pawell Pawlikowski.
E no Serviço Educativo, destaque para a 5ª edição da Oficena [Oficina de Experessão Teatral para Jovens], desta feita orientada por Fernando Carmino Marques com o propósito de apresentar em palco, como exercício final, a peça Romeu e Julieta de William Shakespeare. Para ver ainda ”Uma história desafinada ou nem por isso” do Teatro das Beiras, a coprodução do TMG/Rede 5 Sentidos “Poemas para bocas pequenas” de Margarida Mestre e “Um, dois, três… ploc! Pinga outra vez”, pela Contempo, um espetáculo no âmbito da animação de Natal.
Toda a programação do TMG poderá ser consultada na íntegra e mais pormenorizadamente no nosso sítio na internet: www.tmg.com.pt

A Agenda está também disponível em PDF para download.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Para mais informações, contactar:

Gabinete de Comunicação e Imagem

Culturguarda E.M. / Teatro Municipal da Guarda

Rua Batalha Reis, 12, 6300-668, GUARDA, PORTUGAL



Tel. 00351 271 205 240 • Fax. 00351 271 205 248

gci@tmg.com.pt

www.tmg.com.pt


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal