Novos talentos da moda



Baixar 13.77 Kb.
Encontro25.07.2016
Tamanho13.77 Kb.

 

NOVOS TALENTOS DA MODA

 

Em sua sétima edição, o FAAP MODA discute o tema “Conexões”
e apresenta as coleções de seis finalistas do concurso

 
 As múltiplas conexões proporcionadas pelo estilo de se vestir permitem que a moda não só dite as tendências de consumo como também crie conceitos, estabeleça traços culturais da sociedade e dialogue com diversos públicos por meio das cores, formas, texturas e acessórios.

 

Esse fenômeno sociocultural que encanta gerações e caracteriza contextos históricos e contemporâneos tem atenção especial na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que, através dos cursos Sequencial em Moda e graduação em Design de Moda, realiza o 7º FAAP Moda’10. O concurso, reconhecido entre acadêmicos e profissionais de moda, vai apresentar um novo olhar sobre o tema “Conexões”, a partir do desfile das coleções de seis finalistas. O evento acontece no próximo dia 26/10 (terça-feira), às 20h30, no Teatro FAAP.



 

O FAAP Moda consolida a importante representatividade da Fundação no universo da moda. Foi idealizado pelo diretor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, Silvio Passarelli, e pelo coordenador dos cursos de Moda, Ivan Bismara, que participam ativamente de todo o processo de realização a cada edição. É o único concurso promovido por uma instituição de ensino no Brasil que proporciona aos alunos desenvolver uma mini coleção para ser apresentada ao público, e conta com todo o suporte financeiro da FAAP. Os selecionados participam de workshops e têm acompanhamento de profissionais atuantes no mercado da moda, como stylist, beauty, DJ, casting, entre outros.

 

Dos 58 trabalhos inscritos, seis foram escolhidos para integrar todas as etapas de concepção de uma coleção, desde a definição do conceito, ilustração com croquis, processo de modelagem, provas e acabamento. Em seguida, iniciou-se a etapa de preparação para os desfiles.



 

O resultado de todo trabalho será julgado por renomados profissionais, que farão suas avaliações a partir de critérios como adequação ao tema, qualidade das produções, escolha dos tecidos, etc. Presenças confirmadas de Sarah Chofakian, Alexandre Birman, Renato Kherlakian, Helena Montanarini, Gui Paganini, André Hidalgo, Aldine Paiva, Vivian Whiteman e Fabiano Mazzei.

 

Os prêmios para o vencedor vão de viagens para pesquisas internacionais e visitas a faculdades conveniadas fora do Brasil, além de estágios em empresas de destaque no mercado. A platéia também terá a oportunidade de expressar sua opinião sobre as coleções, já que desde 2009 foi instituída a votação eletrônica por parte do público presente no desfile. O estilista mais votado também receberá um prêmio especial.



 

 “O FAAP Moda permite que os alunos aprendam como é a realidade da profissão. Eles lidam com os imprevistos, com a possibilidade da escolha de um tecido não ter bom caimento para a peça e ser necessário trocar, com a correria e o cumprimento dos prazos. É uma imersão densa e muito produtiva, tanto pela exigência do comprometimento de um profissional experiente quanto pelo contato com fashionistas. Os participantes também agregam um valioso material de trabalho que permite a esses futuros profissionais se projetar no mercado”, explica o professor Ivan Bismara. O resultado é acompanhado a cada ano, com a apresentação de trabalhos cada vez mais maduros, criativos e profissionais.

 

O evento lançou nomes importantes, como Fernanda Yamamoto, hoje com 26 anos. A jovem estilista está presente na Rio Fashion Week e foi vencedora da primeira e segunda edição do FAAP Moda.  


Compromisso com a Moda

 O compromisso da FAAP com a moda existe há mais de 20 anos, quando a Fundação lançou seu primeiro curso livre de modelagem. Sua tradição em qualidade de ensino foi transferida também aos cursos livres de curta duração, Seqüencial em Moda, graduação em Design de Moda e aos cursos de extensão, pós-graduação em Direção de Criação em Moda e MBA Gestão Estratégica em Moda.

 

Com ampla infraestrutura, composta por ateliês de moda e oficinas de metal, madeira, cerâmica e joalheria, a FAAP permite aos alunos produzir qualquer tipo de indumentária e acessórios, bem como vivenciar na prática todo o processo de criação e montagem de coleções e gestão de negócios.



 

A Fundação também valoriza a aproximação com profissionais e precursores da moda no Brasil e no mundo, tendo sediado desfiles de renomados estilistas brasileiros, como Reinaldo Lourenço e Valdemar Iodice, e internacionais, como Pierre Cardin, Oscar de La Renta e Christian Lacroix.



 

Em 2010, foi firmado com o London College of Fashion, da University of the Arts London, o convênio de dupla titulação do curso de Design de Moda. Os alunos formados que desejarem podem complementar seus estudos ao longo de um ano para obter o título internacional. O pré-requisito é que estejam classificados com alto desempenho na FAAP e apresentem portifolio com os trabalhos desenvolvidos para serem avaliados junto à instituição. O convênio é o primeiro que a London College of Fashion firma com uma instituição de ensino no mundo.


O curso Seqüencial em Moda, com duração de dois anos, mantém o convênio com a ESDI-Barcelona, na Espanha, que possibilita aos alunos complementarem seus estudos na Europa. Para este mesmo curso também há um convênio firmando com a Parson’s Paris para complementação de estudos por dois anos.

INFORMAÇÕES: FAAP / WN&P COMUNICAÇÃO

Tel: (11) 3662-7270/ 7271 – Fax: (11) 3662-7271

Jornalistas: Suelen Rodrigues (suelen.rodrigues@wnp.com.br)


Fabiana Dourado (fabiana.dourado@wnp.com.br)

SP 10/2010


Catálogo: arquivos
arquivos -> Edital de notificaçÃo de contribuiçÃo de melhoria edcm n.º 001/2010
arquivos -> A contribuição de Henri Lefebvre para reflexão do espaço urbano da Amazônia
arquivos -> Serviço público federal ministério da educaçÃo universidade federal do rio grande – furg
arquivos -> Ementa: contribuiçÃo previdenciária de agentes políticos – restituiçÃo procedimentos
arquivos -> Estado de santa catarina requerimento de certidão de tempo de contribuiçÃo ctc e declaraçÃo de tempo de contribuiçÃo dtc
arquivos -> Agricultura orgânica como contribuiçÃo para um meio ambiente sustentavel
arquivos -> Questões Possíveis
arquivos -> Estado de santa catarina requerimento de certidão de tempo de contribuiçÃo ctc e declaraçÃo de tempo de contribuiçÃo dtc
arquivos -> Encargos sociais: regime para empresas normais


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal