NÓs somos os desbravadores



Baixar 24.2 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho24.2 Kb.






NÓS SOMOS OS DESBRAVADORES
Estamos presentes em mais de 140 países, em aproximadamente 90.000 clubes e quase dois milhões de participantes. Somos uma grande família mantida pela organização mundial dos Adventistas.
Os Desbravadores tem entre 10 e 15 anos, já os aventureiros tem entre 6 e nove anos, pertencemos a diferentes classes sociais, raças ou religiões, mas temos os mesmos princípios e interesses. Cremos que a Bíblia é a palavra de Deus, que seus ensinamentos nos apresentam a verdadeira qualidade de vida e nos ensinam o serviço aos outros. Por isso, procuramos ajudar a todos os que passam por carências físicas ou emocionais, ao mesmo tempo que nos afastamos dos hábitos que fazem mal à saúde ou à família.
Trabalhamos em equipe, somos úteis a comunidade. Prestamos socorros em desastres naturais, participamos ativamente de campanhas comunitárias de ajuda aos carentes. Amamos a Deus e a Pátria.
Nosso clube se reúne a cada domingo, desenvolvendo atividades que nos ajudam a estar bem preparados para enfrentar a vida, servir à comunidade e preservar a natureza. Nós vibramos com atividades ao ar livre, como acampamentos, caminhadas, e escaladas. Aprendemos, inclusive, a cozinhar em meio à natureza, fazendo fogo sem fósforo.
Usamos um uniforme com emblemas que representam nosso treinamento, e marchamos sob uma bandeira que simboliza tudo o que sonhamos: o ideal de desenvolvimento físico, mental e espiritual, com muita coragem, pureza e lealdade.
Nosso clube oferece idealismo, aventura e amizade do jeito que os jovens gostam. Não fazemos distinção de raça, crença ou classe social, mas somos uma organização internacional de jovens cristãos idealistas, sempre ao seu dispor.



A HISTÓRIA DOS DESBRAVADORES



O Surgimento da Idéia: O nome Desbravadores foi usado inicialmente por Theron Johnton em um programa de jovens na cidade de Sant’Ana, Califórnia, nos Estados Unidos. Isso aconteceu em 1930.


O Dr. Theron organizou um clube em sua casa, mas incompreendido pela sociedade da época, e sem apoio, a idéia foi abandonada.

A semente, porém, ficou plantada, e já começava a germinar. Em 1940, a Associação do Sudoeste da Califórnia chamou o seu acampamento de “Acampamento de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários”. Nessa época surgiu um clube organizado pelo Pr. Skinner com o nome de “Locomotiva”.


O Desenvolvimento da Idéia: aconteceu a partir de 1946, pelo Pr. John Hancock.

Não foi difícil escolher um nome. Uma vez que o acampamento da Associação da Califórnia se chamava “Acampamento dos Desbravadores”, pareceu lógico chamar o nome do clube de “Clube dos Desbravadores Jovens Missionários Voluntários”.

O Pr. Hancock sentiu que o programa dos Desbravadores experimentado no acampamento de verão, seria mais eficiente se fizesse parte de um programa semanal.
A Organização: Em 1946, o próprio Pr. Hancock desenhou o emblema em forma de triângulo, que ainda é usado em todo o mundo.

Em 1947, a Associação Geral pediu à União do Pacífico para desenvolver a Organização do Clube de Desbravadores. O Pr. J. R. Nelson desenvolveu, então, a idéia dos Desbravadores em um plano unificado e bem organizado. Em seguida Lawrence Pauson escreveu os primeiros manuais de orientação

Em maio de 1949 Henry Berg, mesmo não sendo músico, compôs o Hino dos Desbravadores.
A Oficialização: Ocorreu em 1950, quando o Departamento de Jovens da Associação Geral adotou oficialmente o “Clube dos Desbravadores Jovens Missionários Voluntários” como um programa mundial. Em 1952 o hino dos Desbravadores foi oficializado e passou a fazer parte do programa. O primeiro Campori ocorreu pouco tempo depois, no ano de 1954, no sul da Califórnia.
O Surgimento no Brasil: No Brasil, em 1959 foram dadas as primeiras orientações sobre o clube de Desbravadores, através do Pr. Wilson Sarli. Na cidade de Ribeirão Preto e no Bairro do Capão Redondo, na capital Paulista, foram formados dois clubes no Brasil, ambos com o nome de “Pioneiros”. Ao mesmo tempo, em Santa Catarina, em Lageado Baixo, também surgia outro dos clubes pioneiros, coordenado pelo Pr. Henry Fayraben.

O hino dos Desbravadores teve sua letra traduzida e adaptada para o português, em seguida, por Isolina Waldvogel.



Hoje no Brasil estamos representados por uniões, segue abaixo números de clubes e de Desbravadores por uniões Brasileiras.

UNIÕES


NÚMERO

CLUBES

DESBRAVADORES

NÚMERO

MEMBROS

DESBRAVADORES

NÚMERO

CLUBES

AVENTUREIROS

NÚMERO

MEMBROS

AVENTUREIROS

União Central Brasileira

896

30.094

322

6.577

União Este Brasileira

706

19.370

214

4.548

União Nordeste Brasileira

702

22.098

138

2.817

União Norte Brasileira

638

31.773

120

3.140

União Sul Brasileira

540

17.449

141

2.786

TOTAL

3482

120.784

935

19.868


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal