O brasil na ótica futuristica



Baixar 15.33 Kb.
Encontro30.07.2016
Tamanho15.33 Kb.
O BRASIL NA ÓTICA FUTURISTICA

O Brasil é um país que comprovadamente possui recursos naturais incomensuráveis que se bem administrados poderia acolher grande parte de nossas necessidades e conseqüentemente poderia atender os anseios básicos da sociedade, esse fato, é notório, mas futurístico, já que sabemos as variáveis necessárias para atingirmos tal objetivo.


Nossas empresas necessitam de profissionais mais qualificados para entender e atender o mercado globalizado que estamos inseridos, o grande problema de qualquer país não está nos recursos naturais, mas na qualidade educacional da sociedade.
Somente agora aprendemos que de nada adiante pisarmos em riquezas naturais se não sabemos explorá-las ou administrá-las racionalmente, pois necessitamos urgente de melhorias educacionais, que possam conceder a sociedade os instrumentos necessários para transformar citados recursos em oportunidade de negócios.
Os fatos que a mídia nos apresenta demonstram quão estamos distante de alcançarmos a tão sonhada estabilidade econômica, mas a bem da verdade estamos chegando próximo ao desejável, com muito esforço e dedicação, saberemos encontrar o nosso caminho.
Hoje os cursos superiores em humanidades mais procurados são, direito e administração, há uma clara luz que induz nossos jovens a procurar esses citados cursos, outros procuram os de menores assedio, mas todos entendem que o curso superior é o caminho mais próximo para atingir um futuro melhor.
Dentre diversos cursos oferecidos encontramos o de Bacharelado em Ciências Contábeis, que tendo em vista os avanços tecnológicos e aperfeiçoamento dos órgãos fiscalizatórios atingiu uma notável posição, encontramos um grande diferencial nesses cursos, sua atualização, as novas legislações especificas, a globalização, o aporte de capitais estrangeiros em terras brasileiras e demais variáveis.
A grande verdade é que o povo brasileiro acordou e foi atingido por um choque do futuro, o que é muito proveitoso, pois o educando está mais ciente de sua posição, já que tem a seu favor a velocidade da Internet, canais de televisão full time, e demais avanços tecnológico, que foi absorvido com bastante rapidez e naturalidade em face do potencial capacitor do jovem brasileiro.
Passamos por diversos processos que a saudade e a história dará o crédito que o valha, mas a grande importância é que estamos próximo a alcançar a tão sonhada estabilidade, mas precisamos polir aqueles que ainda teimam em nivelar por baixo o nosso desenvolvimento, acredito que a sociedade saberá conduzir o caminho para chegarmos em climas mais amena e saudável.
Nossas empresas estão investindo para conservar e agregar valor ao capital investido na busca de obtenção de saudáveis lucros, o que fatalmente implica no continuísmo do caminho da melhor qualidade profissionais de nossos pares.
Se analisarmos a situação econômica atual podemos vislumbrar um cenário mais positivista para a sociedade brasileira, pois diante do quadro atual acredito que o objetivo será alcançado, mesmo tendo ainda alguns obstáculos que serão ultrapassados pela massa mais educada.
Gostaria de lembrar as empresas brasileiras, principalmente ás micros e pequenas empresas, que procurem profissionalizar seu patrimônio humano, pois a busca de oportunidades paira numa educação de qualidade com modernos procedimentos de work labor, possibilitando assim, a sustentabilidade de suas competências.
Estou resumidamente assim me expressando, mas estou focando a utilização da Contabilidade como instrumento necessário para conservar e agregar valor ao objetivo previamente planejado pelo gestor da empresa, caso contrário, a ausência de um Planejamento Empresarial, que acolha uma contabilidade fiscal, gerencial, financeira, e demais modernos instrumentos possibilitarão a empresa a adentrar numa seara mais transparente e responsavelmente mais equânime.

A Contabilidade moderna, quando exercida por profissional competente e qualificado concede ao gestor uma visão holística de toda a empresa possibilitando vislumbrar cenários que possam ameaçar citado equilíbrio, mas somente quando exercida por profissionais devidamente qualificados.


Tenho, portanto a nítida comprovação que o fator mais ameaçador do continuísmo da empresa, está respaldada na base informativa que a mesma está inserida, agregada a sua rapidez e de atitudes implementadas por melhorias que possibilitem alinhar o planejamento empresarial adequada a sua flexibilidade.
Se queres ser um bom gestor acolha pra si as informações transparentes e licitas fornecidas pela contabilidade e suas variáveis, pois, somente assim as ações planejadas estarão refletidas

nos demonstrativos financeiros expostos pela contabilidade, e o mais grave podendo refletir os pontos fortes e fracos do resultado planejado.


Não poderia concluir essa matéria sem deixar uma frase que poderá nortear todos os gestores de empresas independentemente do tamanho, seja pública ou privada, seja micro, pequena média ou grande;
Pense diferente, utilize as informações da contabilidade como gestor competente, ou mude de profissão para que outro mais qualificado obtenha o sucesso desejado” .
(FLATED - Faculdade Cenecista de Fortaleza – Curso de Ciências Contábeis)

ELENITO ELIAS DA COSTA


Contador, Auditor, Analista Econômico Financeiro, Instrutor de Cursos do SEBRAE/CDL/CRC, Consultor de Empresas, Professor Universitário, Professor Universitário Avaliador do MEC/INEP do Curso de Ciências Contábeis. Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da FLATED.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal