O capítulo esquecido da história do Natal



Baixar 34.15 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho34.15 Kb.

AS MULHERES NA ÁRVORE GENEALÓGICA DE JESUS



Texto Bíblico: Mateus 1: 1-16
Podemos este texto de "O capítulo esquecido da história do Natal."
É uma genealogia-uma lista de nomes, a maioria deles impronunciáveis.
Por isso, esta é uma porção das Escrituras que nós tendemos a ignorar. Nós não sabemos o que fazer com ela.
Não é lida em público. Acho que ninguém memoriza esta passagem, e também creio que nunca foi letra para alguma música gospel.
É só uma longa lista de nomes que começam com Abraão, passando para Davi e terminando com Jesus.
Um nome após o outro, uma listagem das gerações do povo hebreu de seu pai Abraão para o Messias, Jesus Cristo.
Os judeus davam especial atenção às questões de genealogia. Por exemplo, sempre que a terra era comprada ou vendida, os registros genealógicos eram consultados para garantir que as terras pertencentes a uma tribo não estava sendo vendido a membros de outra tribo e destruindo assim a integridade dos antigos limites tribais.
A genealogia também era crucial na determinação do sacerdócio.
A lei especificava que os sacerdotes deveriam vir da tribo de Levi.
A genealogia também ajudou a determinar a linha de herdeiros ao trono.
Mas esse mesmo princípio aplica-se diretamente para a história do Natal.
O seu "direito ao trono" de Jesus é determinado por sua genealogia, que estabelece inquestionável que ele é de fato um descendente literal do rei Davi.
Também a genealogia demonstra que Jesus Cristo tinha raízes históricas.
Jesus tinha uma família humana. Ele tinha uma mãe e um pai e uma história. Ele não era como os deuses do Olimpo. Não, ele era uma pessoa real nascido em uma família real.
Mas o que quero neste sermão me deter é que esta genealogia é uma crônica da graça de Deus.

Não sabemos sobre cada pessoa desta lista. Mas, nós conhecemos, em quase todos eles suas falhas morais notáveis ​​em seus currículos espirituais.


Por exemplo, Abraão mentiu sobre sua esposa Sara. Isaque fez a mesma coisa. Jacó era um trapaceiro, Judá um fornicador. Davi era um adúltero e Salomão era um polígamo. Manasses foi o rei mais maldoso que Israel teve. E assim por diante...
Esta não é uma lista de santos de mármores. Longe disso.
Como é que isso mostra a graça de Deus? Simples.
Mostra a graça de Deus, porque as pessoas que fazem parte desta árvore genealógica “produzem” Jesus.
Agora quero me deter em quatro mulheres nesta árvore genealógica.
Incluir mulheres na árvore genealógica em si era incomum, pois quando os judeus não procediam assim.
Mateus 1inclui quatro mulheres na árvore genealógica de Jesus. Elas são Tamar (3), Raabe (5), Ruth (5), Bate-Seba (6). Todos elas são mulheres muito improváveis. Com a exceção de Ruth, nenhum possuía um caráter exemplar.
A. Tamar
Sua história é desconhecida para a maioria de nós, se encontra em Gênesis 38. Tamar era a filha-de-lei de Judá, que era filho de Jacó, neto de Abraão. Tudo o que você precisa saber é que Judá teve um filho chamado Er que se casou com uma mulher chamada Gentile ... Tamar. Er morreu e seu irmão Onan levantou-se para fazer o seu dever fraternal ao se casar com Tamar. Mas ele também morreu de repente, deixando Tamar ambos sem marido e sem filhos, uma espécie de maldição gêmeo naqueles dias. Então porque ela estava impaciente e disposta a esperar por Deus para suprir sua necessidade, ela arquitetou um plano para causar o pai-de-lei Judá para dormir com ela. Seu plano era simples: Vestir-se como uma prostituta do santuário, ela seduziu Judá a dormir com ela, então ela ficou grávida e deu à luz a gêmeos meninos-Perez e Zera. Quando ela o confrontou Judá, com a verdade, ele disse (com razão), "Ela é mais justa do que eu" Na verdade, ninguém parece bom nesta história, que cheira a ganância, o engano, a ilegitimidade, a prostituição, a luxúria sexual, e até mesmo ao insinuação de incesto. Tudo o que você pode dizer sobre Judá (e não é muito bom), você não pode, por qualquer trecho da imaginação fazer Tamar com bom aspecto.
Ela é apenas menos ruim do que o pai-de-lei. Mas o que ela fazia era mau, errado e imoral. Ela realmente agiu como uma prostituta, mesmo que ela não era um pelo comércio. Isso é tudo o que sabemos sobre Tamar. Não há realmente um final feliz para esta história. Ela é apenas uma nota de rodapé na história bíblica e uma desagradável nisso. A história de seu encontro com Judá é uma história de fragilidade humana e fraqueza-da pecaminosidade da carne humana. Que as pessoas gostam de Judá e de Tamar seriam incluídos na linha do Messias envia uma forte mensagem sobre a pura graça de Deus. Nenhum dos dois merecia, mas ambos estão na lista.
B. Raabe
Passamos agora para a segunda mulher na lista-Raabe. A maioria de nós saber mais sobre ela. Na verdade, ela é quase sempre mencionado por uma certa frase na Bíblia, uma frase a maioria de nós sabe de cor: a prostituta Raabe. Mas isso não é tudo. Raabe era também um inimigos cananeu-Quem eram os odiados de Israel. Seu ato mais exemplar foi a narração de uma mentira. Pense sobre isso. A prostituta, um cananeu e mentiroso. Você não pensaria que ela teria muita chance de fazer a lista, mas lá está ela.
Sua história está ligada com a maior história da conquista de Josué da cidade murada de Jericó. Quando Josué enviou espiões para a cidade, Raabe escondeu em sua casa. Em troca de uma passagem segura para fora da cidade, eles prometeram para poupá-la e a sua casa quando a invasão ocorreu. Tudo o que tinha a fazer era para pendurar uma corda escarlate de sua janela para que os israelitas poderiam identificar sua casa. Ela concordou, escondeu os espiões, e quando o rei de Jericó mandou mensageiros pedindo-lhe para trazer os homens, ela mentiu e disse que eles já tinham saído da cidade (eles estavam escondidos no telhado). Ela deixá-los fora de uma janela com uma corda, quando então voltaram a Josué.
É uma grande história com muitas lições, mas não devemos perder o ponto que Raabe era uma prostituta. Esse era o seu "comércio". Os homens se esconderam lá porque as pessoas estariam acostumados a ver estranhos ir e vir em todas as horas da noite. Também não podemos negar o fato de que Raabe disse uma mentira deslavada. Há algo de bom que podemos dizer sobre ela? Sim! Ela era uma mulher de fé. Você não tem que tomar minha palavra para ela. Hebreus 11:31 diz: "Pela fé Raabe, ..." Ela era um crente! E sua mentira foi motivada por sua fé!
Quando a invasão veio, ela foi poupada e no decorrer do tempo, tornou-se o grande-grande avó do rei Davi. A prostituta ... uma cananéia ... e um mentiroso. Também uma mulher de fé. Ela fez a lista e ela é uma parte da árvore genealógica de Jesus.
C. Ruth
O ponto mais significativo sobre Ruth é que ela também não era judia. Ela era de fato a partir do país de Moabe. E isso nos leva de volta a Gênesis 19 e da destruição de Sodoma e Gomorra. Naquele dia terrível Ló escapou Sodoma com sua esposa e duas filhas. Sua esposa foi transformada em uma estátua de sal, mas Ló e suas filhas encontraram refúgio em uma caverna. Suas filhas, evidentemente, tinha sido gravemente afetadas por seu tempo em Sodoma, porque eles conspiraram para seduzir seu pai a dormir com eles. Nas noites sucessivas chegaram a Ló bêbado e dormiram com ele. Ambas as irmãs ficaram grávida e deu à luz filhos - um chamado Moabe, o outro nomeado Ammon. Esses dois meninos nascidos do incesto-cresceu para nações descobriram que acabaria por se tornar ambos os inimigos incrivelmente mal, bem como amargas de Israel. Os judeus odiavam os moabitas e amonitas e não queria ter nada a ver com eles.
O livro que leva seu nome fala sobre o romance que floresceu entre Rute, a moabita e Boaz, o israelita. Eles eram um casal muito improvável, mas na providência de Deus, eles foram reunidos em casamento. Eles tiveram um filho chamado Obede, que teve um filho chamado Jesse, que teve um filho chamado David, tornando a bisavó de Ruth David. E é assim que uma pessoa da nação odiados de Moab entrou na linha do Messias.
D. Bete Seba
A última mulher não é mencionada pelo nome. Ela é, no entanto claramente identificada como a mulher "que tinha sido esposa de Urias."
A história do adultério de Bate Saba com o Rei Davi é tão conhecido que não é necessário repetir aqui. Basta dizer que o adultério era só o começo. Antes do escândalo era sobre ele incluiu a mentira, o assassinato. Como resultado, a criança concebida naquela noite morreu logo após o nascimento e família de Davi e seu império começou a ruir.
Eventualmente David casou-se com Bate-Seba e eles tiveram outro filho, Salomão, o homem mais sábio que já viveu.
Quatro Mulheres Improváveis
Antes de ir, vamos pensar sobre essas quatro mulheres para um momento:
Tamar: Incesto, a imoralidade, a prostituição fingida, uma gentia
Raabe: prostituição, a mentira, o engano, a cananéia
Ruth: Uma mulher de Moabita - nação nascida de incesto
Bate-Seba: Adultério
Quatro mulheres improváveis:


  • Três são gentias




  • Três estão envolvidas em algum tipo de imoralidade sexual




  • Duas estão envolvidas na prostituição




  • Um deles é uma adúltera


Todas as quatro são na linha que leva a Jesus Cristo! Impressionante!!!!!
Eu acho que existem três respostas a essa inclusão:
1. Deus fez isso para enviar uma mensagem para as pessoas hipócritas.
Mateus foi escrito especialmente para os judeus. Muitos de seus líderes (os fariseus, em particular) foram hipócrita e preconceituosos em relação aos outros. Eles realmente mereciam a vida eterna. Que choque seria a ler esta genealogia, porque está cheio de mentirosos, assassinos, ladrões, adúlteros e prostitutas. Não é uma imagem bonita. Não é uma árvore da família "limpa". Esta lista foi uma dura repreensão a esse tipo de julgamento justiça própria.
Sabe o que isso significa? Jesus nasceu em uma família pecaminosa. Ele veio de uma longa linha de pecadores.

2. Ele fez isso para que a graça de Deus se manifestasse ricamente.
Se você vem de uma família como esta, você não pode exatamente se orgulhar de sua herança. Claro, os seus antepassados ​​eram governadores e reis, mas também eram grandes pecadores.
Pergunta: Pode uma prostituta iria para o céu? Pode um adúltero ir para o céu? Pode um assassino ir para o céu? Pode um mentiroso ir para o céu? É melhor você dizer que sim, porque Raabe e Davi, ambos estão nos céu.
Quando você ler as histórias dessas quatro mulheres e dos homens na lista de-você não deveria se concentrar no pecado, mas na graça de Deus. O herói desta história é Deus.
Sua graça brilha através do mais negro do pecado humano como ele escolhe homens e mulheres imperfeitos e coloca-los na árvore da família de Jesus.
3. Ele fez isso para que pudéssemos focar em Jesus Cristo.
Muitas pessoas se sentem intimidados por Jesus Cristo. Muitos no mundo hoje que Jesus parece bom demais para ser verdade.
Esta genealogia está na Bíblia para nos avisar que ele tinha um fundo muito parecido com o seu e o meu. Chamou-se "o amigo dos pecadores", e ele disse que não veio chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Ele disse: "O Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido." (Lucas 19:10)
Conclusão
É quase Natal, e muitos de nós estareremos viajando para casa para passar o tempo com nossas famílias.
Alguns de vocês não vão se sentir muito bem sobre isso.
Talvez preferissem não ir para suas casas.
Você não preferia estar indo para casa este ano, mas você tem que. Você pode ter membros da família que podem constrange-lo.
Alguns de vocês vão ter de passar o tempo em breve com as pessoas que os magoaram profundamente no passado. Pais e mães, irmãos e irmãs, tios e tias e avós e parentes distantes. Alguns deles vocês vão ficar feliz em vê-los. Os outros? Alguns deles você vai preferir nunca vê-los novamente.
Alguns deles são incestuosos. Alguns são os adúlteros. Alguns são mentirosos. Alguns são assassinos. Alguns estão cheios de raiva e amargura. Alguns intentam o mal de formas bizarras. E você gostaria de não passar o natal com eles.
Jesus entende a maneira como você se sente. Ele veio de uma família de má reputação. Sua árvore genealógica foi decorada com os pecadores notáveis. Ele sabe o que é como ter parentes que podem contranger sua vida. Ele sabe tudo sobre a situação da família disfuncional.
Mas há Boas Notícias da árvore genealógica de Jesus
Não importa o seu passado, Jesus pode salvá-lo.
Quaisquer assassinos lendo estas palavras? Quaisquer prostitutas? Quaisquer adúlteros? Quaisquer mentirosos? Quaisquer charlatão? Todas as pessoas com raiva? Quaisquer ladrões? Quaisquer hipócritas?
Boa notícia! Não importa o que você fez no passado, Jesus pode salvá-lo. Se uma prostituta pode ser salva, você pode ser salvo. Se um assassino pode ser transformado, pode ser transformado. Se uma pessoa incestuosa pode ser salva, então não há esperança para você.
Não importa o seu passado, ou o seu presente se sente como, não importa onde você esteve ou o que você fez, Deus pode dar-lhe um novo começo.
Ele sabe exatamente o que você está passando por este ano na época do Natal.
Eu espero que você não vai pular Mateus 1 em sua leitura da Bíblia. Esta lista improvável de pessoas improváveis ​​pode ser o maior capítulo sobre a graça de Deus em toda a Bíblia. Nestes nomes esquecidos do passado, Deus vira os holofotes de sua santa graça em homens e mulheres caídos, e através de suas vidas, vemos o que a graça de Deus pode fazer.

Boas notícias! Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores. Boas notícias! Chame o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Ele não veio para fazer você religiosa, ele veio para salvá-lo de seus pecados. Ele não veio para fazer você piedoso, ele veio para salvá-lo de seus pecados. Ele não veio para reforma moral, ele veio para dar-lhe a salvação eterna.
A mesma graça que Raabe experimentou, agora está disponível para você.
Convido-vos em nome de Jesus para vir e ser perdoado. Ele já deu o primeiro passo. O próximo passo é com você.






Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal