O mundo na Escola (MnE)



Baixar 10.99 Kb.
Encontro06.08.2016
Tamanho10.99 Kb.
Programa o Mundo na Escola
O Programa O Mundo na Escola (MnE), criado pelo Despacho n.º 5368 de 19 de abril de 2012, é um programa de formação cultural em todas áreas do conhecimento e pretende aproximar as escolas e os profissionais de todas as áreas, motivando para o conhecimento.

Na primeira fase o MnE incide sobre ciências, nas fases seguintes incidirá sobre as Artes e as Humanidades.

A Direção do MnE-Ciência é assegurada pela Professora Dra. Ana Maria Eiró, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Das atividades incluídas no programa em 2013 destacam-se:




  • Exposição itinerante a Física no dia-a-dia

  • Exposição itinerante Insetos em Ordem

  • Visitas de cientistas às escolas às escolas (Grandes Aulas)

  • Concurso Saber Porquê

A exposição Física no dia-a-dia é uma versão adaptada de uma exposição produzida pelo Pavilhão do Conhecimento, baseada na obra “A Física no dia-a-dia”, de Rómulo de Carvalho. Utilizando objetos do quotidiano, explicam-se vários princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. As atividades oferecidas utilizam materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha.

O objetivo da itinerância é possibilitar a visita à exposição do maior número de alunos possível, cobrindo grande parte do país e incidindo especialmente nas regiões com menor oferta científica. Está prevista a itinerância da exposição em 28 escolas de Portugal Continental até Maio de 2013. A permanência da exposição em cada local de acolhimento será de 2 semanas.

As próximas exposições terão lugar de 28 de Janeiro a 8 de Fevereiro de 2013 na Escola Básica 2/3 de Penacova e na Escola Básica de José Malhoa, de Figueiró dos Vinhos.


A exposição Insetos em Ordem “é uma exposição que inclui exemplares de coleções biológicas pertencentes a mais de 50 espécies de insetos. Cada visitante recebe à entrada da exposição um inseto conservado em resina. O objetivo é identificar a ordem do inseto (borboletas, libélulas, besouros, gafanhotos, etc.) e conhecer as suas características”.

Está prevista a permanência da exposição em 10 distritos de Portugal Continental até Setembro de 2014.

Neste momento a exposição está em exibição no Convento de S. Francisco em Santarém, permanecendo neste local até 10 de Março.
As Visitas de Cientistas às escolas (Grandes Aulas) traduzem-se numa aula tipo master classes na qual um cientista ou um escritor, por exemplo, vai a uma escola apresentar um tema da sua especialidade ou falar de um projeto seu, de uma forma dinâmica e que desperte a curiosidade dos alunos. Pretende-se que a interação entre o professor e os alunos estimule nestes um envolvimento ativo em explorações pessoais e o gosto pela experimentação, pela descoberta e pela criação.
O Concurso Saber Porquê é um concurso de divulgação de ciência em suporte audiovisual dirigido às escolas.

O Mundo na Escola  publica  no seu site, todos os meses, uma ou duas perguntas sobre temas científicos ou tecnológicos e desafia os estudantes do ensino básico e secundário, com o apoio de professores, a tentar responder-lhes.

As respostas devem ser dadas em vídeos com um máximo de três minutos e são avaliadas por um Júri.



As perguntas de Janeiro incidem sobre os seguintes temas:

PODE UMA BACTÉRIA SERVIR DE ESCUDO ANTIVÍRUS?

QUAL A RELAÇÃO ENTRE “2, 3, 5, 7, 11, …”, UM SEGREDO E A INTERNET?
Envia-se um convite da Professora Dra. Ana Eiró Diretora do Programa O Mundo na Escola para os professores participarem neste desafio com os seus alunos.

A Direção - Geral da Educação convida igualmente os professores a participarem nas diversas iniciativas do Programa o Mundo na Escola com os seus alunos, as quais contribuirão certamente para despertar o interesse dos alunos pelo estudo das ciências e para os motivar para o conhecimento de uma forma geral.



Todas as informações relativas ao Programa o Mundo na Escola, designadamente as relativas à forma das escolas poderem participar nas diversas iniciativas estão disponíveis no site de apoio ao Programa em http://www.mundonaescola.pt/


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal