O professor Kovacec está no Departamento



Baixar 19.77 Kb.
Encontro03.08.2016
Tamanho19.77 Kb.
O Conselho de Departamento de Matemática reuniu no dia nove de Janeiro de mil novecentos e oitenta e nove com a seguinte ordem do dia: 1 – Informações, 2 – Expediente, 3 – Análise dos relatórios das Comissões de curso. Estiveram presentes o Engenheiro Athayde, as licenciadas Helena Albuquerque, Ana Rosendo, os Doutores Pereira da Silva, Pacheco de Amorim, Ana Justino, Madalena Correia, Teresa Martins, Rosália Rodrigues, Craveiro de Carvalho, José Vitória, Sampaio Martins, Paula Oliveira, Artur Alves, Ernesto Queirós, Jaime Carvalho Silva, Fernanda Oliveira, Fernanda Patrício, Fátima Leite, Natália Providência, Maria Emília Miranda, Dina Santos, Mário Rosa, João Queiró, Manuel Vaz, Simões Pereira, Esmeralda Gonçalves, Célia Santos, Fernandes de Carvalho que presideiu e Graciano Oliveira que secretariou.

Justificaram a falta os Doutores Ribeiro Gomes, Manuel Murta, Renato Coelho, Manuela Sobral e Marques de Sá.

Entrando-se no ponto 1 da Ordem de Trabalhos o presidente prestou as seguintes informações:


  1. O Professor Kovacec está no Departamento.

  2. Em oito e nove de Junho realizam-se as Jornadas Luso Espanholas de Matemática em Tenerife.

  3. Recebeu o relatório da licenciada Ana Paula Santana sobre o seu trabalho.

  4. A Doutora Fátima Leite orienta um assistente estagiário da Universidade da Beira Interior para as provas científico-pedagógicas.

  5. Os estudantes organizadores da Queima das Fitas têm direito a fazer exame na época de Dezembro.

  6. Apresentou uma resolução da Coordenadora a respeito das condições a satisfazer pelos professores auxiliares para poderen receber como associados nos termos do Artº 75º do estatuto da carreira docente.

  7. Informa que no dia dezasseis de Janeiro será apresentado no INICT às nove horas e trinta minutos o programa Joule.

  8. Informou a respeito da reunião da Comissão Coordenadora da Região do Centro para apresentação do programa C.I.E.N.C.I.A.

  9. Informou que a Sociedade Portuguesa de Matemática realiza um Encontro Nacional de três a cinco de Abril no Porto.

  10. Informou que foram designados os Doutores Artur Alves, José Vitória e João Queiró para tratarem com os estudantes da comemoração do 17 de Abril.

  11. Referiu o atraso nos verbetes para o serviço de alunos elaborar a listagem dos alunos.

  12. Referiu que houve atrasos, que procurou colmatar, com as propostas recentemente feitas para a abertura de concursos para professores associados.

Passou-se ao Expediente.

Começou por referir o pedido de equivalência a uma licenciatura feito por Rosa Oliva que se tinha licenciado no Brasil. O Doutor Pacheco de Amorim ficou de estudar melhor o caso.

Referiu alguns problemas para encontrar quem regesse a cadeira de História da Matemática e a forma como procurava resolvê-los.

Foi também discutido o prémio João Farinha, que deveria ser atribuído com regularidade. O Dr. Simões Pereira referiu-se também ao Prémio Gomes Teixeira. Foi dito que o prémio João Farinha é acompanhado de uma quantia que nos tempos de hoje é ridícula e foi aceite que se deveria deligenciar no sentido do seu aumento ou então que se suprimisse o prémio monetário e em vez disso se desse aos contemplados um diploma ou uma medalha.

O Presidente referiu que se deveria estudar uma compensação em horas de aulas para quem orienta dissertações.A discussão ficou adiada para uma discussão futura.

Entrou-se no terceiro ponto da Ordem de Trabalhos. Depois de alguma discussão aprovou-se por votação que a cadeira de Introdução à Física Moderna fosse suprimida. Discutiu-se depois que cadeira criar para a substituír. Apareceram três propostas: Equações Diferenciais, Análise Numérica (que passaria a anual pois actualmente é semestral), Lógica e Fundamentos. Depois de uma votação ficou estabelecido que seria a cadeira de Equações Diferenciais.

O Presidente sugeriu que a próxima reunião do Conselho fosse no dia treze de Fevreiro e encerrou a sessão.

Graciano Neves Oliveira

O Conselho de Departamento de Matemática reuniu no dia nove de Janeiro de mil novecentos e oitenta e nove com a seguinte ordem do dia; 1 – Informações; 2- Expediente; 3 – Análise dos relatótios da Comissão de curso. Estiveram presentes o Eng. Athayde, as licenciadas Helena Albuquerque e Ana Rosendo, os Doutores Pereira da Silva , Pacheco de Amorim, Ana Justino, Madalena Correia, Teresa Martins, Rosália Rodrigues, Craveiro de Carvalho, José Vitória, Sampaio Martins, Paula Oliveira, Artur Alves, Ernesto Queirós, Jaime Carvalho Silva, , Fernanda Oliveira, Fernanda Patrício, Fátima Leite, Natália Providência, Maria Emília Miranda, Dina Santos, Mário Rosa, João Queiró, Manuel Vaz, Simões Pereira, Esmeralda Gonçalves, Célia Santos, Fernandes de Carvalho que presidiu e Gracino de Oliveira que secretariou.

Justificaram a falta os Doutores Ribeiro Gomes, Manuel Murta, Renato Coelho, Manuela Sobral e Marques de Sá.

Entrando-se no ponto 1 da ordem de trabalhos, o Presidente prestou as seguintes informações:

1 – O Professor Kovacec está no Departamento.

2 – Em oito e nove de Juhno realizam-se as jornadas Luso-Espanholas de Matemática em Tenerife.

3 – Recebeu o relatório da licenciada Ana Paula Santana sobre o seu trabalho

4 – A Doutora Fátima Leite orienta um assistente estagiário da Universidade da Beira Interior para as provas-científico-pedagógicas.

5 – Os estudantes organizadores da Queima das Fitas têm direito a fazerexame na época de Dezembro.

6 – Apresentou uma resolução da Coordenadora a respeito das condições a satisfazer pelos professores auxiliares para poderem receber como associados nos termos do Artº 75º do estatuto da carreira docente.

7 – Informa que no dia dezasseis de Janeiro será apresentado na INICT às nove horas e trinta minutos o programa Joule.

8 – Informou a respeito da reunião da Comissão Coordenadora da Região do Centro para apresentação do programa C.I.E.N.C.I.A.

9 – Informou que a sociedade Portuguesa de Matemática realiza um encontro nacional de 3 a 5 de Abril no Porto.

10 – Informou que foram designados os Doutores Artur Alves, José Vitória e João Queiró para tratarem com os estudantes da comemoração do dia 17 de Abril.

11 – Referiu o atraso nos verbetes para o serviço de alunos elaborar a listagem dos alunos.

12 – Referiu que houve atrasos, que procurou colmatar, com as propostas recentemente feitas para a abertura de concursos para professores associados.

Passou-se ao expediente.

Começou por pedir pedido de equivalência a uma licenciatura feita por Rosa Oliva que se tinha licenciado no Brasil.O Doutor Pacheco de Amorim ficou de estudar melhor o caso.

Referiu alguns problemas para encontrar quem regesse a cadeira de História da Matemática e a forma como procurasse resolvê-los.

Foi também discutido o prémio João Farinha que deveria ser atribuído com regularidade. O Doutor Simões Pereira referiu-se também ao prémio Gomes Teixeira. Foi dito que o prémio João Farinha é acompanhado de uma quantia que nos tempos de hoje é ridícula e foi aceite que se devia deligenciar no sentido do seu aumento ou então que se suprimisse o prémio monetário e em vez disso se desse aos comtemplados um diploma ou uma medalha.

O Presidente referiu que se devia estudar uma compensação em horas de aulas para quem orienta dissertações. A discussão ficou adiada para uma reunião futura.



Entrou-se no terceiro ponto da ordem de trabalhos. Depois de alguma discussão aprovou-se, por votação, que a cadeira de introdução à Fíosica Moderna fosse suprimida.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal