O projeto cultura doadora



Baixar 4.82 Kb.
Encontro24.07.2016
Tamanho4.82 Kb.
O PROJETO CULTURA DOADORA

SUBSÍDIOS PARA ENSINO MÉDIO

Professora Margot J. C. Andras*

1. SENSIBILIZAÇÃO

- Organização de uma mesa redonda com a participação de representantes estudantis e professores com apresentação para os alunos do PowerPoint da professora Margot Andras (ou elaborado por professor (a) da escola) explicando sobre a doação de órgãos e tecidos, da importância de falar sobre o assunto com os familiares e sobre a “morte encefálica”.



(Apresentação Doação – arquivo ppt)

2 . DESENVOLVIMENTO DO TEMA

- Organizar um grande debate com os professores e alunos do ensino médio em auditório. Iniciar pela apresentação e o papel dos componentes da mesa, informar que perguntas e depoimentos serão escutados e respondidos após a apresentação do PowerPoint.

- A ideia é iniciar um debate sobre o tema, abrindo espaço para o aprofundamento de aspectos e dados durante o ano letivo, lembrando que só será possível uma mudança em relação a esse paradigma se os alunos forem sensibilizados e levarem essa discussão para dentro de suas casas.

- A apresentação deve provocar o debate, serve para esclarecer alguns pontos polêmicos e instigar a curiosidade dos alunos. Dados estatísticos revelam que grande parte da negação das famílias de possíveis doadores é o fato de nunca terem falado sobre isso em casa e não conhecerem a vontade do falecido.

3. FECHAMENTO



- O projeto será concluído em sala de aula com os professores das diversas disciplinas solicitando trabalhos sobre o tema (redações, pesquisas de compatibilidade, estatísticas de doações e doadores, legislação atualizada, localização e entrevistas nas centrais de transplantes ou médicos, etc).

* Margot Andras - Profª Educação Básica

Psicodramatista Socioeducacional,Especialista em Educação Química.

Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal