O que é biotecnologia? Ciência e tecnologia



Baixar 19.49 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho19.49 Kb.
Texto extraído do site: www.ort.org.br/bio/oquee, em 25/08/2006, às 21h13m



O QUE É BIOTECNOLOGIA?

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

      Ciência e Tecnologia são duas atividades muito ligadas a nosso cotidiano. A "Ciência" está associada ao desejo humano de saber, compreender, explicar ou prever fenômenos naturais. A "Tecnologia" decorre de outro desejo: o de encontrar novas e melhores maneiras de satisfazer as necessidades humanas, usando para isso conhecimentos, ferramentas, recursos naturais e energia. As duas atividades, ciência (saber) e tecnologia (fazer) não são totalmente independentes: para poder fazer melhor é necessário sempre saber mais.

BIOTECNOLOGIA

      Biotecnologia é "a aplicação dos princípios científicos e da Engenharia ao processamento de materiais, através de agentes biológicos, para prover bens e assegurar serviços."


      Poderíamos simplificar a definição anterior dizendo que Biotecnologia é a utilização de agentes biológicos para prover bens e assegurar serviços. Mesmo assim ficaríamos cheios de dúvidas: quais "agentes biológicos" ? Quais os conhecimentos básicos necessários? Que devemos entender por "bens" ou "serviços" ?
Vejamos o quadro a seguir:

Microbiologia, Bioquímica, Genética, Engenharia, Química, Informática




Microrganismos, Células e Moléculas (Enzimas, Anticorpos, DNA, etc.)

CONHECIMENTO




AGENTES BIOLÓGICOS




BIOTECNOLOGIA




BENS




SERVIÇOS

Alimentos, Bebidas, Produtos Químicos, Energia, Produtos Farmacêuticos, Pesticidas, etc.




Purificação da água, Tratamentos de resíduos, Controle de poluição, etc.

      Assim, é Biotecnologia o conjunto de técnicas que permite à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na Farmácia. Como é Biotecnologia o saber que permite cultivar células de morango para obter mudas comerciais. E também é Biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microorganismos em fossas sépticas.

BIOTECNOLOGIA: PASSADO E FUTURO

      Já na Antigüidade o homem fazia pão e bebidas fermentadas; uma das fontes de alimentos dos Astecas eram as algas que eles cultivavam nos lagos. Por que criar uma palavra nova para uma atividade tão antiga? Porque as atividades biotecnológicas de hoje diferem muito daquelas artesanais.


      A partir do século XIX, com o progresso da técnica e da ciência, especialmente a Microbiologia, assistimos a grandes avanços na tecnologia das fermentações. No início do século XX desenvolveram-se as técnicas de cultura de tecidos e a partir de meados do século surgem novos horizontes com a Biologia Molecular e com a Informática que permite a automatização e o controle das plantas industriais.
      No final da década de 70 a Engenharia Genética revoluciona a Biotecnologia "clássica" dando origem ao que denominamos "nova" Biotecnologia. Agora, torna-se possível "convencer " uma célula a fazer algo para o qual ela não estava programada.
      A nova Biotecnologia já tem lançado vários produtos no mercado mundial. Em alguns casos, como os da insulina e do hormônio do crescimento, a inovação consiste em substituir os métodos de obtenção tradicionais. Em outros casos, como o dos anticorpos monoclonais, trata-se de produtos inteiramente novos.

O IMPACTO DA BIOTECNOLOGIA NOS DIVERSOS SETORES PRODUTIVOS



      O impacto da Biotecnologia, seja ela clássica ou moderna atinge os setores mais diversos, como observamos no quadro a seguir:

SETORES

BENS OU SERVIÇOS OBTIDOS POR BIOTECNOLOGIA

AGRICULTURA

Adubo composto, pesticidas, silagem, mudas de plantas ou de árvores, plantas transgênicas, etc.

ALIMENTAÇÃO

Pães, queijos, picles, cerveja, vinho, proteína unicelular, aditivos, etc.

INDÚSTRIA

QUÍMICA

Butanol, acetona, glicerol, ácidos, enzimas, metais, etc.

ELETRÔNICA

Biossensores, etc.

ENERGIA

Etanol, biogás, etc.

MEIO AMBIENTE

Recuperação de petróleo, tratamento do lixo, purificação da água, etc.

PECUÁRIA

Embriões, animais transgênicos, etc.

SAÚDE

Antibióticos, hormônios e outros produtos farmacêuticos, vacinas, reagentes e testes para diagnóstico, células-tronco e novos tratamentos, etc.

      A Biotecnologia tem provocado inúmeros debates e controvérsias, (biodiversidade, patentes, ética). Seu futuro depende dos fatores econômicos e sociais que condicionam o desenvolvimento industrial. Mas, seja como profissionais, seja como cidadãos conscientes haveremos de tomar decisões. É neste contexto, ao despontar o século XXI, que mais uma vez o saber torna-se indispensável.

Voltar


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal