O que é um Diário de Campo ?



Baixar 6.18 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho6.18 Kb.

O que é um Diário de Campo ?


É algo parecido com o prontuário médico. Nele está contida toda a história e evolução de um dado paciente. Incluem-se aí os registros dos diferentes profissionais que lidam com o doente, assim como exames complementares e outros documentos legais. Serve como registro atual, e pode ser usado para estudos de caso e/ou prova legal.

O diário de campo é similar. Pesquisadores na área de Ciências Humanas utilizam-no com freqüência como um "prontuário", só que neste caso o "paciente" é a pesquisa. Nele o pesquisador registra eventos, observações de eventos e eventualmente suas reflexões sobre o ocorrido. Tem por objetivo coletar os dados relevantes para a pesquisa em curso, que serão posteriormente analisados, e que gerarão algum tipo de comunicação científica. No início do livro recomendado - "Vida de Laboratório", você encontra um exemplo disto.

No caso desta disciplina, o seu diário de campo é similar ao já descrito. Aqui o "paciente" é você. Por isto o "Pessoal". Os dados são os eventos da disciplina e fora dela que de alguma forma tiveram relação com o curso. São também suas reflexões sobre eles.

Ao final você poderá produzir um trabalho científico baseado neles (se esta for uma tarefa desta disciplina específica). Por isto o seu diário de campo servirá como "memória auxiliar" para a redação posterior. Serve também para ampliar o seu grau de consciência sobre eventuais modificações na sua maneira de pensar a Ciência e a Aprendizagem.



Qual o conteúdo do diário de campo ?


O seu diário deverá conter duas partes. Uma descreve, já dito eventos relacionados à disciplina. A outra as suas reflexões sobre eles.

Note que a descrição dos eventos NÃO é um relatório das aulas. Nada do tipo "o professor começou a aula dizendo... depois... terminou...". Não é isto o que importa. Como descrito acima, um diário de campo registra os eventos relevantes para a pesquisa. E é assim que você deverá fazer. Registre apenas o que for relevante para o seu artigo final ou processo de conscientização. Assim é que se você achar que o início de uma aula foi marcante por alguma razão, registre-o se o final foi irrelevante, suprima-o do seu diário.



Mas perceba ainda que diversos outros eventos fora de aula podem ter significado para o seu artigo final; uma conversa com o seu orientador, professor, monitor, um amigo(a), seu filho marido ou esposa; un artigo que leu; uma refeição em um restaurante ou uma compra em uma loja qualquer. Não importa o que seja, nem ainda que o evento seja "importante" - aqui tem o mesmo valor um artigo lido ou um pensamento durante uma compra. Importa isto sim o quanto este evento contribui para construção do seu artigo final.

Agora, mais importante que a descrição de eventos, é a sua reflexão sobre eles. Que tipo de conclusão você tirou ? Qual associação com outras idéias, eventos ou situações você fez ? É aqui que você demonstra e exercita a sua capacidade de pensar. Sendo mais específico, sua capacidade de produzir conhecimento novo á partir de dados coletados; mesmo que seja apenas sobre a sua história pessoal.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal