O santo Padre



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IOANNES PAULUS PP. II REDEMPTOR HOMINIS aos veneráveis Irmãos no Episcopado aos Sacerdotes às Famílias religiosas aos Filhos e Filhas da Igreja e a todos os Homens de Boa Vontade no início do Seu Ministério Pontifical 1979.03.04 Veja também: Créditos

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II. O MISTÉRIO DA REDENÇÃO7. No Mistério de Cristo

    • 8. Redenção: renovada criação

    • 9. Dimensão divina do mistério da Redenção

    • 10. Dimensão humana do mistério da Redenção

    • 11. O Mistério de Cristo na base da missão da Igreja e do Cristianismo

    • 12. Missão da Igreja e liberdade do homem


III. O HOMEM REMIDO E A SUA SITUAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO13 . Cristo uniu-se com cada um dos homens

    • 14. Todas as vias da Igreja levam ao homem

    • 15. De que é que o homem contemporâneo tem medo

    • 16. Progresso ou ameaça?

    • 17. Direitos do homem « letra » ou «espírito »


IV. A MISSÃO DA IGREJA E O DESTINO DO HOMEM18. A Igreja solicita pela vocação do homem em Cristo

    • 19. A Igreja responsável pela verdade

    • 20. Eucaristia e Penitência

    • 21. Vocação cristã: servir e reinar

    • 22. A Mãe da nossa confiança



Créditos




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Notas de edição

O texto está munido de observações de notas, as quais não são especificadas abaixo. O título Bênção foi incluído na edição IntraText.




Copyright © Libreria Editrice Vaticana [2003 05 28]



















Novo sistema de busca









































































































































































































































































































O Santo Padre

O Romano Pontífice, como sucessor de Pedro, é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade quer dos Bispos quer da multidão dos fiéis. LUMEN GENTIUM, 23






  • Ecclesia de Eucharistia (17 de abril de 2003) [Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Latim, Polonês , Português ]




  • Fides et Ratio (14 de Setembro de 1998) [Alemão , Árabe , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Latim , Polonês , Português ]




  • Ut Unum Sint (25 de Maio de 1995) [Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Polonês , Português ]




  • Evangelium Vitae (25 de Março de 1995) [Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Polonês , Português ]




  • Veritatis Splendor (6 de Agosto de 1993) [Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Polonês , Português ]




  • Centesimus Annus (1 de Maio de 1991) [Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Polonês , Português ]




  • Redemptoris Missio (7 de Dezembro de 1990) [Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Polonês , Português ]




  • Sollicitudo Rei Socialis (30 de Dezembro de 1987) [Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Polonês , Português ]




  • Redemptoris Mater (25 de Março de 1987) [Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Polonês , Português ]




  • Dominum et Vivificantem (18 de Maio de 1986) [Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Polonês , Português ]




  • Slavorum Apostoli (2 de Junho de 1985) [Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Polonês , Português ]




  • Laborem Exercens (14 de Setembro de 1981) [Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Polonês , Português ]




  • Dives in Misericordia (30 de Novembro de 1980) [Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Polonês , Português ]




  • Redemptor Hominis (4 de Março de 1979) [Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Polonês , Português]





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Redemptor hominis Ioannes Paulus PP. II 1979 03 04 IntraText SC - Texto

  • I. HERANÇA1. No final do segundo Milénio



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I. HERANÇA




1. No final do segundo Milénio

O Redentor do homem, Jesus Cristo, é o centro do cosmos e da história. Para Ele se dirigem o meu pensamento e o meu coração nesta hora solene da história, que a Igreja e a inteira família da humanidade contemporânea estão a viver. Efectivamente, este tempo, no qual, depois do predilecto Predecessor João Paulo I, por um seu misterioso desígnio Deus me confiou o serviço universal ligado com a Cátedra de São Pedro em Roma, está muito próximo já do ano Dois Mil. É difícil dizer, neste momento, o que aquele ano virá a marcar no quadrante da história humana, e como é que ele virá a ser para cada um dos povos, nações, países e continentes, muito embora se tente, já desde agora, prever alguns eventos. Para a Igreja, para o Povo de Deus que se estendeu — se bem que de maneira desigual — até aos mais longínquos confins da terra, esse ano virá a ser o ano de um grande Jubileu. Estamos já, portanto, a aproximar-nos de tal data que — respeitando embora todas as correcções devidas à exactidão cronológica — nos recordará e renovará em nós de uma maneira particular a consciência da verdade-chave da fé, expressa por São João nos inícios do seu Evangelho: « O Verbo fez-se carne e veio habitar entre nós »; e numa outra passagem « Deus, de facto, amou de tal modo o mundo, que lhe deu o Seu filho unigénito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna ».

Estamos também nós, de alguma maneira, no tempo de um novo Advento, que é tempo de expectativa. « Deus, depois de ter falado outrora aos nossos pais, muitas vezes e de muitos modos, pelos Profetas, falou-nos nestes últimos tempos pelo Filho ... », por meio do Filho-Verbo, que se fez homem e nasceu da Virgem Maria. Com este acto redentor a história do homem atingiu, no desígnio de amor de Deus, o seu vértice. Deus entrou na história da humanidade e, enquanto homem, tornou-se sujeito à mesma, um dos milhares de milhões e, ao mesmo tempo, Único! Deus, através da Encarnação, deu à vida humana aquela dimensão, que intentava dar ao homem já desde o seu primeiro início e deu-lha de maneira definitiva — daquele modo a Ele somente peculiar, segundo o seu eterno amor e a sua misericórdia, com toda a divina liberdade — e, simultaneamente, com aquela munificência, que, perante o pecado original e toda a história dos pecados da humanidade e perante os erros da inteligência, da vontade e do coração humano, nos dá azo a repetir com assombro as palavras da Sagrada Liturgia: « Ó ditosa culpa, que tal e tão grande Redentor mereceu ter ».






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  • I. HERANÇA2. Primeiras palavras do novo Pontificado



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2. Primeiras palavras do novo Pontificado

A Cristo Redentor elevei os meus sentimentos e pensamentos a 16 de Outubro do ano passado, quando, após a eleição canónica, me foi feita a pergunta: « Aceitais? » E eu respondi então: « Com obediência de fé em Cristo, meu Senhor, e confiando na Mãe de Cristo e da Igreja, não obstante as muitas dificuldades, eu aceito ». Quero hoje dar a conhecer publicamente aquela minha resposta a todos, sem excepção alguma, tornando assim manifesto que está ligado com a verdade primeira e fundamental da Encarnação o ministério que, com a aceitação da eleição para Bispo de Roma e para Sucessor do Apóstolo Pedro, se tornou meu específico dever na sua mesma Cátedra.

Escolhi os mesmos nomes que havia escolhido o meu amadíssimo Predecessor João Paulo I. Efectivamente, quando a 26 de Agosto de 1978 ele declarou ao Sacro Colégio (dos Cardeais) que queria ser chamado João Paulo — um binómio deste género não tinha antecedentes na história do Papado — já então reconheci nisso um eloquente bom auspício da graça sobre o novo Pontificado. E dado que esse Pontificado durou apenas trinta e três dias, cabe-me a mim não somente continuá-lo, mas, de certo modo, retomá-lo desse mesmo ponto de partida. Isto precisamente é confirmado pela escolha, feita por mim, desses dois nomes. E ao escolhê-los assim, em seguida ao exemplo do meu venerável Predecessor, desejei como ele também eu exprimir o meu amor pela singular herança deixada à Igreja pelos Sumos Pontífices João XXIII e Paulo VI; e, ao mesmo tempo, manifestar a minha disponibilidade pessoal para a desenvolver com a ajuda de Deus.

Através destes dois nomes e dos dois pontificados, quero vincular-me a toda a tradição desta Sé Apostólica, com todos os Predecessores no espaço de tempo deste século vinte e dos séculos precedentes, ligando-me gradualmente, segundo as diversas épocas até às mais remotas, àquela linha da missão e do ministério que confere à Sé de Pedro um lugar absolutamente particular na Igreja. João XXIII e Paulo VI constituem uma etapa, à qual desejo referir-me directamente, como a um limiar do qual é minha intenção, de algum modo juntamente com João Paulo I, prosseguir no sentido do futuro, deixando-me guiar por confiança ilimitada e pela obediência ao Espírito, que Cristo prometeu e enviou à sua Igreja. Ele, efectivamente dizia aos seus Apóstolos, na véspera da sua Paixão: « É melhor para vós que eu vá; porque, se Eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei ». « Quando vier o Consolador, que Eu vos hei-de enviar da parte do Pai, o Espírito da verdade que do Pai procede, ele dará testemunho de Mim. E vós também dareis testemunho de Mim, porque estais comigo desde o princípio ». «Quando, porém, Ele vier, o Espírito da verdade, Ele guiar-vos-á para a verdade total, porque não falará por Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e anunciar-vos-á as coisas vindouras ».






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  • I. HERANÇA3. Confiança no Espírito da Verdade e do Amor



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