O senhor Deputado Leo Alcântara (pr-ce) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados: Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção chegava a condição de Vila há 281 anos



Baixar 8.55 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho8.55 Kb.
O Senhor Deputado Leo Alcântara (PR-CE) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados: Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção chegava a condição de Vila há 281 anos. Antes, no período de dominação holandesa, já se chamara Forte de Shoonenborch. Fortaleza, esta linda cidade generosamente banhada pelas ondas verdes e bravias do oceano Atlântico, é a aniversariante desse 13 de abril, próxima sexta-feira.

O sol que ilumina todos os dias da cidade é testemunha da história de braveza de um povo que construiu seu caráter ao longo desses 281 anos no convívio com o mar, as praias, os ventos, as dunas, os rios, as lagoas, o verde.

A loura deposada do sol, nas palavras do poeta Paula Ney, convive desconfortavelmente com graves contrastes sociais. Áreas que encantam turistas e atraem cada vez mais visitantes, com outras de extrema precariedade de atendimento comunitário.

O filósofo Aristóteles diz que a história conta o que houve, a poesia o que deve haver. Dizemos isso para registrar que a Fortaleza bela ainda é sonho. A poesia, que pode ser sinônimo de utopia, é que nos anima a crer num futuro mais equilibrado.

A população está cada vez mais organizada no encaminhamento de suas demandas, provocando o poder público para uma resposta satisfatória.

Há necessidade de muito mais trabalho. As demandas são enormes e urgentes, impossíveis de solução imediata. Não se cobra aqui resolver todos os problemas num passe de mágica. Os gestores públicos têm de estar atentos e dispostos a agir.

A atual administração da capital cearense adotou a simpática medida de arborização das lagoas, iniciativa apoiada pela população. Os habitantes de Fortaleza têm um carinho especial pelo verde.

Lembro que outros marcos importantes na conservação ambiental contaram com o apoio do então prefeito Lúcio Alcântara. Primeiro, o Parque Adahil Barreto, uma sensação no período em que fora prefeito de Fortaleza .

Outra área belíssima, o Parque do Cocó, com trilhas freqüentadas pelos fortalezenses, também organizada durante a gestão de Lúcio Alcântara à frente do Governo do Ceará. Associada a um política de segurança com o pelotão ambiental, a área é um privilégio, com manguesal e mata atlântica. Um oásis, verdadeiro santuário com ninhais de garças, jaçanãs, sericoras.

No entanto, nestas áreas, aumenta a preocupação com a situação da população ribeirinha. Todo ano, o drama se repete: enchentes, desabrigados. Precisamos investir em políticas urbanas de prevenção. Também é verdade que a ocupação irregular causa esse transtorno. É um problema grave, ainda a reclamar uma solução mais emergencial dos administradores da Capital.

Mesmo diante de tantos contrastes e mosaicos sociais, nossa cidade ainda é uma das mais agradáveis de se viver. E o povo de Fortaleza, como todo cearense, é alegre, festeiro, de bem com a vida. Uma gente que merece cada vez mais o cuidado de seus governantes.

Parabéns, Fortaleza!

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.







©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal