O sr. Alex canziani



Baixar 13.31 Kb.
Encontro24.07.2016
Tamanho13.31 Kb.


O SR. ALEX CANZIANI (PSDB-PR) pronuncia o seguinte discurso: Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero, antes de mais nada, agradecer à Mesa desta Casa por acatar o meu requerimento para que se realizasse esta sessão em homenagem à Fundação Soka Gakkai Internacional e à Soka Gakkai do Brasil.

A humanidade alcançou, nas décadas recentes, um progresso material e tecnológico jamais antes sequer concebido. Este avanço técnico e científico não foi acompanhado, porém, por um aprimoramento ético e espiritual nas mesmas proporções: o homem do século XX envolveu-se em duas guerras mundiais, enfrenta o horror do terrorismo, e a escalada da violência urbana preocupa cidadãos dos quatro cantos do planeta.

Felizmente existe, no mundo inteiro, uma legião de pessoas que se dedicam incansavelmente ao trabalho pela paz. Dentre eles, gostaria de destacar os 12 milhões de membros da Soka Gakkai Internacional, liderados pelo filósofo e educador Daisaku Ikeda. Há pelo menos quatro décadas o Sr. Ikeda vem desenvolvendo um frutífero trabalho em prol da disseminação de uma cultura da paz na humanidade.

A Soka Gakkai, ou Sociedade de Criação de Valores, foi fundada em 1930 pelo educador Tsunessaburo Makiguti. Ikeda assumiu a presidência da Soka Gakkai em 1960 e passou a viajar pelo mundo inteiro propagando a filosofia da instituição, centrada na promoção de valores humanistas por meio da educação. A Soka Gakkai do Brasil, fundada em novembro de 1960, foi uma das primeiras filiais da fundação, hoje presente em 181 países espalhados por todo o mundo.

Registrada oficialmente como uma organização não-governamental a partir de 1975, a Fundação Soka Gakkai Internacional participa do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, do Departamento de Informação Pública das Nações Unidas, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – Unesco e também é membro da World Federation of United Nations Associations.

Nos últimos anos, o Sr. Ikeda tem trabalhado intensamente pelo ideal de fortalecimento de uma cultura da paz que permita aos homens e mulheres das mais diferentes culturas apoiarem-se mutuamente, de modo que cada um possa desenvolver plenamente seus potenciais criativos, em sintonia com os mais altos valores éticos e civilizatórios.

Dentre os esforços empreendidos pelo presidente da Soka Gakkai Internacional destaco os encontros com líderes mundiais como François Mitterrand, Jonh Major, Margareth Thatcher, Nelson Mandela, Linus Pauling, o Rei Gustavo XVI da Suécia, Mikhael Gorbachev e Rajiv Gandhi, entre outros. Daisaku Ikeda também tem-se empenhado em promover o intercâmbio cultural entre os países, pois acredita que a cultura e a educação são as bases da paz e do respeito mútuos.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com reverencial emoção que relato a este plenário a trajetória do presidente da Soka Gakkai Internacional, Sr. Daisaku Ikeda. Como muito bem observou o saudoso Austregésilo de Athayde, quando presidia a Academia Brasileira de Letras,

Daisaku Ikeda, com seus métodos de ação em defesa da saúde física e espiritual da humanidade, que resultam de seus dons proféticos, resguardarão pelos séculos afora a felicidade eterna da humanidade”.

Entre nós, brasileiros, a ação benéfica e incansável de Ikeda faz-se presente através da grande variedade de atividades desenvolvidas pela Soka Gakkai do Brasil, de Norte a Sul do País.

Foi Daisaku Ikeda quem idealizou, no início da década de 90, o Centro de Pesquisas Ecológicas da Amazônia, com o objetivo de desenvolver estudos sobre o ecossistema amazônico e conhecer seu potencial para o desenvolvimento regional sustentável.

Em 1993 a Soka Gakkai do Brasil concluiu o centro de pesquisas, no bairro do Aleixo, em Manaus, e logo em seguida foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o centro e a Secretaria do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, com o objetivo de realizar estudos de recuperação da floresta degradada, com a parceria da Universidade Soka do Japão.

No ano passado, com o decisivo incentivo do Sr. Daisaku Ikeda, a Soka Gakkai do Brasil inaugurou a primeira instituição de ensino infantil Soka no Ocidente e quinta no mundo. A Escola Soka, que nesta primeira fase de implantação oferecerá somente jardim de infância, deve ser o embrião de um futuro complexo educacional dirigido sob o princípio da “educação para uma vida criativa” pedagogia criada por Tsunessaburo Makiguti, fundador da Soka Gakkai.

Sr. Presidente, nobres Colegas, é muito extensa e variada a lista de realizações da Soka Gakkai do Brasil no nosso País nestas quatro décadas; vou utilizar os últimos minutos do meu pronunciamento para citar algumas das contribuições desta instituição ao meu estado, o Paraná.

Em setembro de 2000, inaugurou-se em Londrina um Parque Ecológico, batizado com o nome do Sr. Daisaku Ikeda, numa área antes ocupada por uma usina hidrelétrica desativada e tombada pelo patrimônio histórico. O projeto de recuperação e revitalização da área foi realizado pela Autarquia do Meio Ambiente e desenvolvido em parceria com a Associação Soka Gakkai do Brasil, através de convênio com a prefeitura de Londrina.

Em 1993, a Soka Gakkai doou 300 livros de Medicina para a Universidade Federal do Paraná; entre 1997 e 1998, 600 livros foram doados para a Biblioteca Municipal de Londrina, além de duas coleções da Enciclopédia Britânica - uma para a Universidade Estadual de Londrina e outra para a Aliança Cultural Brasil-Japão de Londrina.

Diversas mostras organizadas pela instituição foram exibidas em vários municípios paranaenses nos últimos anos. Entre elas, destaco a exposição “Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo”, visitada por milhares de estudantes em Curitiba, Londrina e Maringá.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é muito gratificante para mim, representante do povo paranaense nesta Casa, retribuir, por meio desta homenagem, o valioso patrimônio simbólico que a Soka Gakkai tem generosamente distribuído no Brasil ao longo dos últimos anos.

Quero prestar uma especial saudação ao presidente da Soka Gakkai Internacional, Sr. Daisaku Ikeda e a sua esposa e companheira de ideais, Sra. Kaneko Ikeda, e faço votos de que os fortes laços que unem nossa Nação e esta instituição tornem-se cada vez mais fortes e frutíferos. Parabenizo, ainda, cada um dos milhares de membros da Soka Gakkai, que, anonimamente, tem dedicado boa parte de seu tempo e energia para o aprimoramento moral e cultural do povo brasileiro.

Obrigado.



08575.00.cat.11/02



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal