O sr. Gustavo fruet



Baixar 4.66 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho4.66 Kb.
O SR. GUSTAVO FRUET (PSDB-PR) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Paraná perdeu na semana passada uma das pessoas que mais contribuíram para a pesquisa histórica e o entendimento sobre a construção do Estado: o advogado, historiador e presidente da Academia Paranaense de Letras Túlio Vargas.

Nascido em Piraí do Sul em 1929, Túlio Vargas era advogado, mas foi à política que dedicou boa parte de sua vida. Foi duas vezes deputado estadual e exerceu um mandato de deputado federal. Também foi secretário da Justiça em três governos paranaenses e presidiu o BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

Vargas é lembrado ainda como um dos pioneiros das transmissões esportivas no rádio paranaense, trabalhando como locutor na antiga Rádio Guairacá e na B-2. Nessa área, foi um inovador: tornou permanentes as transmissões de jogos que antes eram esporádicas, tirou a equipe dos estúdios e passou a fazer entrevistas nos mais variados locais, inaugurando uma nova fase na radiofonia do Paraná.

Mas foi como pesquisador e apaixonado pela história do Paraná que Túlio Vargas se notabilizou nas últimas décadas, deixando importante contribuição em 26 livros que ajudam a suprir a carência de obras interpretativas sobre a história política e social do Estado.



Mesmo os livros marcados por uma visão familiar e afetiva – como “O Tempo do Meu Pai”, no qual conta a história de seu pai, Rivadavia Vargas, que foi pioneiro do município de Piraí do Sul e deputado estadual –, mesmo essas obras trazem importante contribuição para o entendimento sobre o Paraná. Nessa linha, também escreveu “O Indomável Republicano”, sobre seu bisavô materno, o sertanista e etnólogo Telêmaco Augusto Morocini Borba. Entre suas obras destacam-se ainda “A última viagem do Barão do Serro Azul” (que deu origem ao filme O Preço da Paz), “O Conselheiro Zacarias” e “História Biográfica da República no Paraná”.

Túlio Vargas faleceu aos 78 anos.
Catálogo: sileg -> integras
integras -> Pronunciamento do Deputado Edinho Bez (pmdb-sc), em de abril de 2011 na Câmara dos Deputados sobre Reforma Tributária dando ênfase, nesta oportunidade, sobre a desoneração da folha de pagamentos
integras -> O sr. José pimentel – pt-ce (Pronuncia o seguinte discurso)
integras -> CÂmara dos deputados projeto de lei n.º 502, de 2003
integras -> Pronunciamento do deputado luiz moreira na sessão ordinária da câmara, em 24 de abril de 2002
integras -> A diversidade cultural brasileira sob o olhar de um deputado federal
integras -> Discurso proferido pelo deputado Sérgio Caiado
integras -> SR. carlos de souza
integras -> SR. giacobo (bloco pl/ pr) pronuncia o seguinte discurso Sr. Presidente, Sras e Srs. Deputados
integras -> Pronunciamento do deputado manato, pdt/ES, na tribuna da câmara, em sessão do dia 22 de outubro de 2003
integras -> Deputado vitor penido


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal