O sr. Raimundo gomes de matos (psdb-ce.)



Baixar 10.66 Kb.
Encontro24.07.2016
Tamanho10.66 Kb.
O Sr. RAIMUNDO GOMES DE MATOS (PSDB-Ce.) pronuncia o seguinte discurso: - Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, o Grupo de Comunicação O Povo, através de sua presidente, jornalista Luciana Dummar, promoveu um valioso seminário destinado aos gestores cearenses que assumiram mandato em janeiro último, intitulado “Prefeituras Municipais: oportunidades inovadoras de gestão”. Foi na última sexta-feira, 13 de fevereiro, reunindo cerca de 300 participantes.
A transparência, o planejamento, as parcerias e as políticas de desenvolvimento marcaram a pauta do encontro, que contou com as presenças do Ministro José Múcio Monteiro Filho, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; do Governador Cid Gomes; do Vice-Governador, Francisco Pinheiro; do Presidente do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar; e da jornalista Adísia Sá, entre outras personalidades. A troca de experiências mostrou modelos que deram certo e devem ser copiados e deixou como alerta o que não deve ser feito à frente do órgão público.
Em sua fala, o Ministro José Múcio reforçou a importância da contratação de servidores através de concurso público. A conta para quem substitui técnicos por indicação pessoal tem sido alta. No entanto, destaco aqui, como parlamentar e prefeito que fui do município de Maranguape, no Ceará: não basta realizar concursos, é preciso chamar os aprovados. Digo isso porque nos últimos tempos o que vemos são concursos sendo expirados e profissionais à espera da oportunidade que é de direito.
A Reforma Política também foi abordada pelo Ministro José Múcio que, embora com todas as dificuldades do Congresso Nacional em aprová-la, é uma necessidade para pôr fim aos políticos corruptos e fortalecer os partidos. Somente com assim, ressaltou o Ministro, o interesse pela atividade política acabará e a classe voltará a ser respeitada. Fidelidade partidária e a lista fechada entraram em debate, este último tema causando muita inquietação entre os gestores e com rejeição na Câmara dos Deputados em 2007.
O atendimento com qualidade voltado para o cidadão foi a palavra de ordem do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar. Para isso, sugeriu a realização de medidas inovadoras. Nessa mesma linha, a Secretária de Planejamento do Estado do Ceará (SEPLAG), Silvana Parente, defendeu o bom uso das receitas públicas e o pleno conhecimento de suas realidades fiscais e dos indicadores econômicos e sociais. Cumprir as metas de campanha, segundo a secretária, é outra maneira de atender o cidadão com respeito e qualidade.
Outra dica aos gestores cearenses diz respeito ao apoio que deve ser dado aos pequenos empresários, que irão garantir a circulação das riquezas no próprio município. O Gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, lembrou que cada Prefeito deve buscar não apenas o crescimento, mas o desenvolvimento de seus municípios. “O desenvolvimento chega para as pessoas”, ressaltou, mostrando a diferença com o crescimento que, muitas vezes, não leva em conta a questão social.
O fortalecimento sobre as parcerias na Administração Pública e a formação de consórcios municipais, como também, as oportunidades abertas pela Legislação Federal é exemplo de sucesso, foram apresentados pelos integrantes da Mesa, que contou com a participação do Dr. Ricardo Assaf (Machado Meyer Sendacz e Opice Advogados), Dr. André Barbosa (Assist Consultores Associados) e do Dr. Cláudio Ferreira Lima (BNB).
Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, recém-empossada na Presidência da Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (APRECE), a Prefeita de General Sampaio, Eliene Brasileiro, comprometeu-se em criar o selo “Prefeito Inovador”. Trata-se de uma maneira de reconhecer e multiplicar as boas práticas dos gestores cearenses. Aqui em Brasília, a bancada cearense coloca-se à disposição para orientar os prefeitos que buscam liberar recursos para seus municípios. É preciso, juntos, lutar sempre por um Ceará mais justo e decente.
O encerramento do seminário aconteceu em grande estilo, com a fala da jornalista Adísia Sá. Ao abordar “Política e Ética”, ela citou casos de prefeituras cearenses que, provavelmente, tenham se envolvido em corrupção, desde desvio de recursos, nepotismo e abuso de poder. Pelo sucesso do seminário e a qualidade dos palestrantes, parabenizo a iniciativa do Grupo de Comunicação O Povo e os profissionais envolvidos, em nome da Presidente Luciana Dummar. O debate foi importante não só para os gestores, mas também para os leitores do periódico O Povo, cada vez mais atentos e exigentes quando se trata de dinheiro público.
Por fim, é com imensa satisfação que registramos, também, um novo projeto voltado para o controle das contas públicas. A Fundação Demócrito Rocha, em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Bradesco, proporcionará à população subsídios para o acompanhamento e a fiscalização do uso do dinheiro público. Isso será possível através de dicas que serão dadas em 10 fascículos veiculados sempre às segundas-feiras, junto com o exemplar do jornal O Povo, a partir de 16 de março. O lançamento do curso “Controle Social das Contas Públicas” aconteceu na última segunda-feira, 16 de fevereiro. Nossos parabéns à jornalista Luciana Dummar, que também preside a Fundação Demócrito Rocha, ao Presidente do TCM, Ernesto Sabóia, e ao Gerente de Poder Público do Bradesco, João Segundo da Costa Neto, por essa parceria.

Era o que tínhamos a dizer.





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal