O teatro do paiol



Baixar 19.98 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho19.98 Kb.
13 e 18 de Dezembro 2012 - 21h30 - Palácio Fronteira

 

 



RÉCITA DE TEATRO

 

“LIGAÇÕES PERIGOSAS”



adaptação para teatro de Christopher Hampton

 

POR



O TEATRO DO PAIOL

 

 



 

Informações e Inscrições – fcfa-cultura@netcabo.pt / 217784599.

Preços Bilhetes:

- 6 € (Amigos da Fundação e Estudantes: 5 €). Inscrições limitadas.

 

 



Elenco:

Marquise de Merteuil - Madalena Branco

Vicomte de Valmont - Gonçalo Sarávia

Madame de Tourvel -Teresa Costa Félix

Madame de Volanges - Concha Cassiano Neves

Cécile de Volanges - Ana Azul

Emilie - Ana Azul

Chevalier Danceny - José Frederico Correia Pereira

Madame de Rosemonde - Inês Monteiro

Bocas de Cena - António Carlos Martins Pereira

 

Encenação: Mariana Amaral

Figurinos e Adereços:Luisa Martins

Iluminação: Daniel Verdades

Som: Inês Lima

 

 



    O Artlier é uma associação cultural que promove vários cursos de Artes, entre eles, o curso de Teatro, com Mariana Amaral.

     Os cursos têm a duração de 4 a 6 meses, de duas horas semanais, onde fazemos exercícios de expressão, criatividade, presença em palco, entre muitos outros e cuja meta final é montar uma peça Teatral e apresentá-la numa sala de Teatro.

     Desde 2008, fizemos cinco cursos  e montámos cinco espectáculos: “O Colar”, de Sophia de Mello Breyner; “O Pedido de Casamento”, de Anton Chekhov; “O Candidato”, de Harold Pinter; “ Rosinha, a solteira”, de Federico García Lorca e mais recentemente “A Partilha”, de Miguel Falabella. Estas peças foram apresentadas na Sociedade Guilherme Cossoul. Dada a seriedade e empenho com que encaramos estas aulas, já participamos na Mostra de Teatro Amador de Cascais e fomos ao  Cine 400, no  Porto.

     Temos como objectivo evoluir não só como grupo mas também individualmente, procurando ser cada vez mais profissionais e autênticos. Dá trabalho, mas o resultado é óptimo!

     “Ligações Perigosas” de Christopher Hampton, é o resultado disso. Uma escolha bastante ambiciosa e desafiante e uma boa oportunidade de trabalhar um texto difícil e interpretar personagens complexas, referentes a uma época.

     A tradução e adaptação bem como a dramaturgia são de nossa autoria.

“Ligações Perigosas” é um romance epistolar, cuja história se passa no século XVIII, escrito por Choderlos de Laclos e publicado em 1782, por Durand Neveu.

     A trama, em si, envolve as relações de dois sedutores (ex-amantes) aristocratas, Marquise de Merteuil e Vicomte de Valmont que usam o sexo como arma para humilhar e manipular habilmente os outros, através de intrigas e jogos de sedução. Trata-se de um retrato vivo de uma época imediatamente anterior à revolução francesa e uma crítica mordaz à nobreza francesa. Esta obra é célebre por explorar a sedução, a dissimulação, a astúcia, a vingança e a malícia humana.  Como todas as grandes obras, tem criticos e detractores: há quem diga que é uma obra prima do género e há quem a considere vaga e amoral. Na altura foi considerada escandalosa, mas diz-se que a intenção do autor era escrever um conto moral sobre a corrupção da nobreza do ancien regime.

     Este livro era composto por cartas trocadas entre os personagens sendo que o fio condutor se resumia às cartas entre a Marquise e Valmont.

     Em 1987 Christopher Hampton adaptou este livro para peça de Teatro e estreou no West End de Londres, seguindo para a Broadway. Em 1988, o filme de Frears, com Glenn Close, John Malkovich e Michele Pfeifer conquistou 3 óscares.

 

 

Mariana Amaral



 

Mariana inicia os seus estudos de Teatro em 2000 no The Lee Strasberg Institute em Nova York. Em 2001 entra para a Escola Superior de Teatro e Cinema terminando o curso de Formação de Actores na Real Escuela de Arte Dramático em Madrid(2004)programa Erasmus. Como actriz de Teatro trabalhou com Jorge Fraga, Joaquim Benite, Miguel Moreira, Claudio Hochman, Paulo Lage e João Grosso; Locutora de Voz para publicidade  rádio e TV. Desde 2005 que dá aulas a crianças em várias escolas  e  fundou a Bobbidi Boo- Teatro Infantil. Em 2007 a convite do Artlier inicia as suas aulas/encenações a adultos.

 

 

 



O Artlier e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna agradecem a gentileza e disponibilidade de: Ana Azul, António Carlos Martins Pereira, Concha Cassiano Neves, Daniel Verdades, Gonçalo Sarávia, Inês Madeira Rodrigues, Inês Lima, Inês Monteiro,José Frederico Correia Pereira, Luisa Martins, Madalena Branco, Mariana Amaral e Teresa Costa Félix.

 

 



 

 

Palácio Fronteira



Largo São Domingos de Benfica, 1 – 1500-554 Lisboa

 

 





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal