Obs: Os tópicos a seguir entram no sumário após a introdução



Baixar 14.18 Kb.
Encontro01.08.2016
Tamanho14.18 Kb.
Obs: Os tópicos a seguir entram no sumário após a introdução


  1. Contexto histórico

    1. Revolução francesa

    2. Napoleão Bonaparte

    3. Batalha de Watterloo

    4. Paris




  1. Vitor Hugo

    1. Biografia

    2. Principais Obras




  1. O romantismo (movimento literário) de Vitor Hugo




  1. Modo de vestir, meios de transporte e meios de comunicação da época da narrativa em análise

    1. Modo de vestir

    2. Meios de transporte

    3. Meios de comunicação




  1. Elementos narrativos da obra

    1. Enredo (linear – não linear)

    2. Personagens (protagonista / antagonista secundário)

    3. Local (trecho)

    4. Tempo (cronológico - psicológico) trecho

    5. Foco narrativo

    6. Conflitos

      1. ??????

      2. ??????

      3. ??????

      4. ??????

      5. ??????

      6. ??????

      7. ??????

      8. ??????

    7. Flashback (trecho)

    8. Verossimilhança (trecho)

  1. Análise interpretativa da obra


ROTEIRO PARA ANÁLISE DA OBRA OS MISERÁVEIS


  1. A história é sempre a mesma. Essas pobres criaturas, QUE JÁ PASSARAM E PASSAM PELO MESMO PROBLEMÁTICA DE JEAN, HOJE, EM DIA, carecendo de apoio, de guia, de abrigo, ficam ao léu, quem sabe até, indo cada um para seu lado, mergulhando na fria bruma que absorve tantos destinos solitários, mornas trevas onde, na sombria marcha do gênero humano desaparecem sucessivamente tantas cabeças desafortunadas. Compare a história narrada com a realidade atual brasileira e faça um paralelo com a sociedade realista.




  1. Leia a frase a seguir e depois responda as questões propostas.

Escuta tua consciência antes de agir, porque a consciência é Deus agindo no homem”: esta frase é de Vitor Hugo, o autor de Os Miseráveis.

Jean Valjean também procura agir assim, em algumas situações da história.



  1. Qual foi o acontecimento que provocou uma mudança no comportamento de Jean Valjean, quem a provocou e como?

  2. Em quais episódios da sua vida Valjean escutou a sua consciência antes de agir?

  3. “Jean Valjean tornou-se um morador de rua; o menino Gavroche não tinha casa nem parentes, também morava nas ruas. Mas tal nível de pobreza é, hoje em dia, coisa do passado”. Isto está correto? Por quê?



  1. Entre o mundo de Jean Valjean e a época em que vivemos, muitos tempo se passou; além disso, ele viveu na França. Muitas coisas mudaram desde então, mas algumas ainda são iguais. Quais são as semelhanças e diferenças que podemos observar entre as duas épocas?




  1. Que diferentes acepções existem para a palavra “miserável”?



  1. Um dos aspectos que mais chama atenção na obra de Vitor Hugo é a transformação do protagonista. Cite quais personagens transformam-se, física, social ou psicologicamente, e quais se mantêm irredutíveis. O que motiva as mudanças em cada caso?



  1. A obra de Vitor Hugo apresenta uma forte crítica ao sistema carcerário: Jean Valjean é preso após roubar um simples pão, se torna realmente um criminoso endurecido apenas de4pois de passar pelo ambiente brutal da prisão e, ao sair, antes de adotar uma identidade falsa, não consegue sequer uma homenagem, quando menos um emprego. Embora a obra tenha sido escrita na França do século XIC, muitas dessas críticas são extremamente pertinentes ao sistema carcerário brasileiro atual. Elabore um parágrafo abordando o sistema carcerário brasileiro.



  1. A miséria e as injustiças sociais também são temas de obras da literatura brasileira. Assim, uma proposta de estudo comprado de Os miseráveis com texto de João Cabral de Melo Neto (Morte e vida severina) e de Graciliano Ramos (Vidas secas) é uma boa oportunidade de identificar as diferentes representações de um tema na literatura.

Releia o capítulo “Cadeia” do livro Vidas Secas. Nesse Capítulo, evidencia-se o abuso de autoridade e a injustiça nas relações entre o soldade Amarelo e Fabiano. Comparativamente, pode-se fazer a leitura da relação de Jean Valjean e do inspetor Javert. Elabore um pequeno texto fazendo conexões entre as duas grandes obras literárias.




  1. Comente a relação Valjean x Javert.




  1. Elabore um parágrafo comentando sobre a dificuldade que o ex-presidiário encontra para reinserir-se na sociedade tendo como referência Jean Valjean.



  1. Um dos aspectos que mais chamam atenção na narrativa é a transformação do protagonista. Na obra quais personagens transformam-se física, social ou psicologicamente e quais se mantêm irredutíveis. O que motiva as mudanças em cada caso?



  1. O que motiva Fantini entregar sua folha para os Thenoudier? Foi uma decisão sábia? Justifique.



Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal