Ofício Nº 000 pmsjrp/2006 Ilustríssimo Senhor: a secretaria Municipal de Trânsito e Transportes e a apatru – Associação Preventiva de Acidentes e de Assistência às Vítimas de Trânsito



Baixar 10.09 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho10.09 Kb.

São José do Rio Preto, 15 de janeiro de 2006.


Ofício Nº 000 PMSJRP/2006

Ilustríssimo Senhor:

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes e a APATRU – Associação Preventiva de Acidentes e de Assistência às Vítimas de Trânsito, tem a honra de convidar Vossa Senhoria como digno representante desta Egrégia Instituição para participar da reunião de “Criação do Comitê do Banco de Dados Integrado dos Acidentes de Trânsito do Município de São José do Rio Preto”, que se realizará no dia 15 de fevereiro de 2006, as 17:00 horas, no 9º andar da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto , localizada no Avenida Dr. Alberto Andaló, nº 3030, Centro.
Nesta reunião serão discutidos assuntos relacionados ao trânsito em nossa cidade, que não possui realidade diferente do resto do país. Os “acidentes” de trânsito são uma das principais causas de morte, internações hospitalares, seqüelas físicas e emocional e gastos, utilizando recursos de bilhões de reais dos cofres públicos.
Os “Acidentes” de trânsito são as principais causas de Trauma. “Trauma é doença, não é um acidente”. Assim, então como outras doenças, como câncer ou doença cardiovascular. O Trauma tem uma história natural, suas causas, seu tratamento, suas seqüelas e principalmente medidas para sua prevenção.
Prevenir, sem dúvida nenhuma é a medida de maior impacto no controle de qualquer doença. Para que possamos tomar medidas efetivas no controle das doenças necessitamos conhecer “passo a passo” a trajetória desta doença.
Só existe uma forma de conhecermos a história dos acidentes e das vítimas de acidentes de trânsito, unir as informações desde as condições que propiciaram o acidente, passando pelo atendimento pré-hospitalar e hospitalar e as condições de recuperação dessas vítimas.
Essas informações existem e estão disponíveis, porém na grande maioria das vezes, de forma desorganizada e desintegrada, pois cada setor da sociedade detêm essas informações. Assim, os setores da saúde, da segurança e do trânsito dispõem de todas, ou quase todas as informações necessárias, entretanto, não existe integração e organização desses dados.
Integrar e organizar um banco de dados, com objetivo de reunir essas informações e construir a verdadeira e completa história dos acidentes de trânsito em nosso meio, é meta fundamental para nossa sociedade. Somente assim, poderemos conhecer as reais causas dos acidentes e tomar as medidas para preveni-los.
É missão das instituições envolvidas nos acidentes de trânsito, o setor da saúde, o setor do trânsito, e o setor da segurança, trabalhar para conhecer esta triste realidade que nos cerca e procurar fornecer o maior número de dados, para que no futuro possamos ter instrumentos para guiar nossas ações no sentido de combater com a maior eficiência possível esta triste e grave doença chamada Trauma, que tem nos acidentes de trânsito a sua principal causa em nosso meio.
Os objetivos do Comitê são:


  1. Criação de um banco de dados integrando as informações dos setores da saúde, segurança e trânsito;

  2. Informar e alertar a sociedade como um todo sob os Acidentes de trânsito, suas causas e conseqüências;

  3. Todas as informações pessoais do Banco de Dados serão confidenciais, garantindo sigilo pessoal dos envolvidos;

  4. Canalizar recursos da forma mais eficiente possível, para atuar sob as causas e as conseqüências dos acidentes de trânsito enfrentando as mesmas como uma grave doença e um dos maiores problemas de saúde e segurança pública dos nossos dias.

Solicitamos a presença de Vossa Senhoria como digno representante de sua instituição, para participar da reunião de criação do Comitê do banco de dados integrado dos acidentes de trânsito do município de São José do Rio Preto.

Atenciosamente,

ENGº RUI C. GIORGI JOSÉ VILLANOVA DR. ANDRÉ L. BAITELLO



Sec. Mun. de Trânsito Presidente da APATRU Coordenador do Projeto


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal