Oferta de disciplinas optativas – 2013/2



Baixar 53.69 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho53.69 Kb.

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

FaE – Faculdade de Educação


Oferta de DISCIPLINAS OPTATIVAS – 2013/2



DAE

CÓDIGO

DISCIPLINA

TURNO

PROFESSOR(a)

ADE018

OP1


Título: Territórios Educativos, Educação Integral E Cidadania

terça-feira – manhã

SALA: 3108

Nome professor: Lúcia Helena


EMENTA: Bases Teóricas e Históricas da Educação Integral. A educação integral como direito. Os sujeitos da Educação Integral. Territórios Educativos no Contexto da Educação Integral. Currículo, Espaço e Tempo numa Escola Integral de Tempo Integral. intersetorialidade e parcerias na Educação Integral. Relação Escola e Comunidade na perspectiva da Educação Integral. Políticas e Programas de Educação de Tempo Integral.

ADE018

OP2


Título: Educação em Espaços Formais e Não Formais

Quarta-feira – manhã

SALA: 3108

Nome professor Raquel


EMENTA: A Educação Formal e Não Formal, a Pedagogia do Trabalho, a Educação Profissional, a Educação Popular e a Pedagogia Social: conceitos, limites, possibilidades e suas inter-relações. Áreas de atuação, perfil profissional, saberes e práticas do Pedagogo em espaços educacionais não formais, fora dos “muros” da escola, tais como: movimentos sociais, organizações da sociedade civil, hospitais, instituições prisionais, militares, entre outras.

ADE018

OP3


Título: Infância, pesquisa e gestão da escola

Quinta-feira – manhã

SALA: 3108

Nome professor: Ademilson (Paco)


EMENTA: Conceituar infância, criança e educação infantil na sociedade contemporânea; estudar as contribuições da história e da pedagogia para os estudos da infância; caracterizar o atendimento à criança pequena em espaço coletivo institucionalizado; analisar aspectos da base epistemológica que orienta pesquisas na área; discutir gestão da escola como espaço público de educação da criança a partir dos conceitos de cultura de pares e de cultura infantil.

ADE018

OP4


Título: Políticas Públicas em Educação a Distância

Sexta-feira – manhã

SALA: 3101

Nome professor: Eucídio


EMENTA: Conceito de tecnologia e Educação a Distância. História da Educação a Distância no Brasil e no Mundo. Organização da EaD no Brasil: gestão e trabalho. Formação a distância de alunos e professores em diferentes níveis

ADE018

OP5


Título: Educação a Distância

Terça-feira – noite

SALA: 1106

Nome professor: Raquel


EMENTA: Histórico e perspectivas da EaD. Formas e características da EaD. Potenciais, limites e restrições. Relações entre comunicação, tecnologia e educação. Requisitos educacionais e tecnológicos para a EaD. Conceitos básicos. Experiências brasileiras de educação a distância. Cenário atual. Fundamentos cognitivos para a EaD. Fundamentos Metodológicos. Interesse, motivação e aprendizagem. O aluno on-line. A tutoria e o papel do tutor na EaD. Importância dos materiais on-line. Problemas relacionados aos materiais on-line. Aspectos operacionais: mediação e controle da utilização e problemas dos alunos. Acompanhamento dos tutores. Avaliação de desempenho e qualidade da EaD.


ADE018

OP6


Título: Diálogos sobre a formação humana: temas de pesquisa em educação no Brasil e América do Sul

Quinta-feira – noite

SALA: 3106

Nome professor: Rogério Campos


EMENTA: Temas contemporâneos da pesquisa em educação no Brasil e na América do Sul. Novos paradigmas das reformas educativas na América do Sul. Movimentos sociais e educação no Brasil e América do Sul. Sujeitos da docência e da formação humana na América Latina.



DECAE

CÓDIGO

DISCIPLINA

TURNO

PROFESSOR(a)

CAE011

Op7


Título: Revisitando Jean Piaget e a Escola de Genebra – epistemologia genética e educação

terça-feira / manhã

SALA: 4106

Nome professor Raquel Martins


EMENTA: Origens e fundamentos teóricos e conceituais da perspectiva interacionista e construtivista em psicologia e educação – Édouard Claparède, Jean Piaget, Helena Antipoff e a Escola de Genebra. O desenvolvimento cognitivo, afetivo e social no pensamento de Jean Piaget e colaboradores. Epistemologia genética e pedagogia – avaliação das contribuições à educação contemporânea.

CAE011

OP8


Título: Educação e Cinema

Sexta-feira / manhã

SALA: 3108

Nome professor Rosemary Dore





EMENTA:


CAE011

OP9


Título: Violência Escolar: Propostas e questões pedagógicas sobre o tema

terça-feira / noite

SALA: 4101

Nome professor: Luiz Alberto Oliveira Gonçalves


EMENTA: Novos Olhares sobre a agressividade, a indisciplina e a violência como manifestações sócio-afetivas em meio escolar. Metodologias e estratégias de intervenção pedagógica para melhorar o clima escolar e mediar relações entre professores e alunos, e entre alunos e alunos.

CAE011

O10


Título: Educação e desenvolvimento sustentável

quinta-feira / noite

SALA: 1106

Nome professor João Valdir Alves de Souza


EMENTA: Emergência e constituição da temática do desenvolvimento sustentável. Concepções de educação e de desenvolvimento. Desenvolvimento sustentável, sociedades sustentáveis e sustentabilidade; Educação ambiental e educação para a sustentabilidade. Currículo, desenvolvimento sustentável e educação básica


CAE011

011


Título: Relação família-escola: questão social e problema sociológico.


sexta-feira / noite

SALA: 3101

Nome professor: Tânia F. Resende


EMENTA: A relação família-escola como questão social e como problema sociológico: contribuições da sociologia da educação. Famílias: conceitos, concepções. Famílias e escolas: transformações contemporâneas, aproximações e distanciamentos, cooperação e tensões. Perspectivas teóricas e metodológicas nas pesquisas sobre as relações entre famílias e escolas.

CAE011

017


Título: Educação, Sexualidade  Relações de Gênero

quarta-feira / tarde

SALA: 4101

Nome professor: Paulo Henrique


EMENTA: A disciplina busca tratar os aspectos conceituais das relações de gênero e da sexualidade, seus impactos no ambiente escolar e indicar intervenções possíveis de ocorrerem em seu cotidiano.




DMTE

CÓDIGO

DISCIPLINA

TURNO

PROFESSOR(a)

MTE040

O12


Título: Os Jogos e Brincadeiras nas Culturas Lúdicas Infantis

Terça-feira / manhã

SALA: 3101

Nome professor Rogério Correia da Silva


EMENTA: O brincar e suas teorias. Jogo, brinquedo e brincadeira: definições e questões. A  brincadeira na infância diferentes abordagens: filosofia, antropologia, psicologia e sociologia da infância. Brincadeira e construção de conhecimento. Brincadeira como experiência de cultura. As culturas infantis na contemporaneidade e o repertório de brinquedos, brincadeiras e práticas lúdicas das crianças. O brincar como eixo curricular e sua prática no cotidiano da educação infantil. Os espaços e tempos do brincar em creches e pré-escolas.

MTE040

013


Título: História dos Quilombos: ensino e pesquisa

Sexta-feira / manhã

SALA: 406

Nome professor: Pablo Luiz


EMENTA: Introdução à História dos quilombos no Brasil e nas Américas, com ênfase em Minas Gerais. Análise da literatura e das pesquisas históricas sobre os quilombos desde o século XVIII. Apresentação de fontes históricas diversas (textuais, visuais e materiais) sobre a história dos quilombos. Estudo da realidade quilombola contemporânea no Brasil. Perspectivas, desafios e possibilidades para o ensino de História afro-brasileira e para a educação quilombola, à luz da Lei 10.639/2003, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana de 2004, da Lei 11.645/2008, e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola de 2012.

MTE040

O16


Título: Teorias Pedagógicas

Quinta- feira / manhã

SALA: 406

Nome professor: Analise


EMENTA: O pensamento pedagógico em diferentes propostas educativas: contextos históricos, princípios pedagógicos e abordagens metodológicas nas teorias da Antiguidade aos dias atuais. Análise crítica e sua influência na construção de propostas pedagógicas atuais. A localização da teoria na política pública presente no espaço educativo

MTE040

O14


Título: Leitura e Produção de Textos Acadêmicos

Terça- feira / manhã

SALA: 406

Nome professor: Graça Paulino


EMENTA: As condições de produção da leitura e da escrita de textos acadêmicos e/ou científicos em educação: discurso, texto e argumentação. Gêneros do discurso acadêmico; os gêneros escritos e suas configurações formais e semânticas: resumo, resenha, aritgo, monografia, projeto de pesquisa, comunicação.

MTE040

015


Título: Didática da Educação de Jovens e Adultos

Quinta-feira / noite

SALA: 4105

Nome professor: Analise


EMENTA: Concepções de educação. EJA como política de estado. História da EJA em espaços educativos como prática de partilha de saberes com Jovens e Adultos nas salas de aulas. O sujeito jovem da EJA. A escola como espaço de partilha de saberes. O componente curricular como mediador de relações sociais. Propostas metodológicas, procedimentos e recursos instrucionais. Construção de alternativas didáticas. Abordagens Educacionais. Formação do Educador. Dimensões relacionais e coletivas. Educação de Jovens e Adultos na diversidade. Constituição da demanda por EJA: determinantes intra e extra-escolares. EJA e diversidades. Saberes formais e não formais no processo ensino-aprendizagem

MTE040

O18


Título: Leitura e Produção de Textos Acadêmicos

Terça- feira / noite

SALA: 406

Nome professor: Gilcinei Teodoro Carvalho e Célia Abicalil Belmiro


EMENTA: As condições de produção da leitura e da escrita de textos acadêmicos e/ou científicos em educação: discurso, texto e argumentação. Gêneros do discurso acadêmico; os gêneros escritos e suas configurações formais e semânticas: resumo, resenha, aritgo, monografia, projeto de pesquisa, comunicação.


MTE040

017


Título: A formação do professor como leitor de literatura: contribuições do Projeto Tertúlia Literária

Sexta-feira / TARDE

sala de leitura da Biblioteca Alaíde Lisboa/FaE.

Nome professor: Mônica Correia/Maria Zélia Versiani


EMENTA: : Leitura literária: fruição, construção do leitor, ampliação de experiências estéticas. Ampliação do universo literário de professores da educação básica. Reflexão sobre a leitura literária e a formação docente. Organização e gestão de espaços de formação docente.

OBERVAÇÃO: para alunos dos cursos de Pedagogia, Letras e Biblioteconomia.




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal