Oferta turística e relação Turismo ambiente Na Região Autónoma da Madeira



Baixar 0.5 Mb.
Página1/17
Encontro18.07.2016
Tamanho0.5 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   17


Oferta turística e relação Turismo - ambiente Na Região Autónoma da Madeira

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo




Ana Mafalda Amador Garcia da Fonseca

Funchal, 2006





Oferta turística e relação Turismo - ambiente Na Região Autónoma da Madeira

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo




Ana Mafalda Amador Garcia da Fonseca

Orientadora: Professora Doutora Maria Manuela M. S. Sarmento Coelho


Funchal, 2006



Agradecimentos


Apesar de uma dissertação ser um trabalho individual, devido ao seu objectivo académico, há sempre contributos de natureza diversa que não podem deixar de ser mencionados, pelo que expresso aqui os meus sinceros agradecimentos a todos os que contribuíram para este trabalho.

Um agradecimento especial é devido à Professora Manuela Sarmento, que desde logo aceitou a orientação deste trabalho, pelo estímulo e entusiasmo revelado por esta dissertação, pelas críticas e sugestões relevantes feitas durante a orientação, pela disponibilidade sempre revelada, pelo incansável apoio moral e, sobretudo pela amizade e confiança demonstradas.

Aos meus colegas do Mestrado, pela excelente relação pessoal que criámos e que espero que não se perca e pela ajuda e intercâmbio de ideias e informação para a elaboração deste trabalho, em especial ao Gil, pelas informações prestadas, à Alexandra, à Carmen, ao Manuel e à Susana por toda a colaboração, apoio e amizade.

Aos meus amigos que me foram perguntando pelo trabalho e que me foram estimulando pela confiança em mim depositada, fazendo-me acreditar que era possível chegar ao fim com sucesso.

À minha família, pelo apoio incondicional que me deram, em especial à minha mãe pela paciência e grande amizade com que sempre me ouviu e a sensatez com que sempre me apoiou e ajudou e ao meu irmão pela perseverança com que atendeu todos os meus telefonemas e me ajudou nas diversas crises ao nível da informática.

Por fim gostaria de estender os meus agradecimentos a todos aqueles que anonimamente me foram ajudando, fornecendo informações, ideias e críticas, algumas das quais essenciais para a prossecução deste trabalho.



A todos, os meus sinceros agradecimentos.

Índice





Agradecimentos i

Índice ii

Índice de Figuras iv

Índice de Gráficos iv

Resumo v

Abstract vii

Palavras-chave ix

Lista de Abreviaturas x

1. Introdução 1

1.1. Enquadramento e Fundamentação 1

1.2. Objectivos e Hipóteses de Investigação 2

1.4. Metodologia 3

1.5. Descrição Sumária da Estrutura do Trabalho 4

2. Revisão Bibliográfica 5

2.1. A Importância do Turismo 5

2.2. Os Impactos do Turismo 6

2.3. Turismo e Ambiente 18

2.4. Qualidade no Turismo e no Ambiente 20

2.5. Desenvolvimento Sustentável do Turismo 21

2.6. Planeamento Sustentável do Desenvolvimento do Turismo 27

3. O Ambiente na Região Autónoma da Madeira 30

3.1. Introdução 31

3.2. Ambiente Socio-Económico 33

3.3. Ambiente Socio-Cultural 46

3.4. Ambiente Natural 63

4. A oferta turística na Região Autónoma da Madeira 75

4.1. A Região Autónoma da Madeira como Destino Turístico 76

4.2. A Oferta Turística da Região Autónoma da Madeira 80

4.3. Análise SWOT do sector do Turismo na RAM 99

5. A Relação Turismo-Ambiente na Região Autónoma da Madeira 102

5.1. Análise das entrevistas 103

5.2. Principais Aspectos Identificados da Relação Turismo-Ambiente na RAM 108

6. Conclusões e Recomendações 111

Referências Bibliográficas 116

Anexos 124


Anexo 1 - Lista dos diversos tipos de recursos turísticos 124

Anexo 2 - Elementos institucionais de apoio à actividade turística 127

Anexo 3 - Estruturas de informação e formação 130

Anexo 4 - Sistema de transportes 131

Anexo 5 - Estruturas de alojamento 142

Anexo 6 - Lista de agências de viagens e operadores turísticos 159

Anexo 7 - Recursos naturais 162

Anexo 8 - Rede de Levadas e lista de percursos pedonais recomendados 170

Anexo 9 - Lista das principais praias e piscinas 172

Anexo 10 - Lista de alguns parques e jardins 173

Anexo 11 - Recursos socio-culturais 178

Anexo 12 - Animação turística 196

Anexo 13 - Guião das entrevistas 202

Índice de Figuras



Índice de Gráficos



Gráfico 1 – Distribuição das estruturas de alojamento por categorias 158

Gráfico 2 – Distribuição das estruturas de alojamento por concelhos 158

Resumo


O turismo é actualmente a principal actividade económica da Região Autónoma da Madeira (RAM), sendo considerado um vector estratégico para o desenvolvimento económico da Região. Dada a sua importância para o desenvolvimento, sobretudo económico, da RAM, torna-se essencial garantir um crescimento sustentado do sector do turismo, que permita a sua manutenção a longo prazo. A melhor forma de garantir a sustentabilidade do sector do turismo é através do seu planeamento e gestão, traçando objectivos e permitindo a promoção e manutenção da qualidade do ambiente. Um elemento base do planeamento do turismo é o conhecimento aprofundado da oferta turística, devendo-se também conhecer a situação do ambiente que se pretende preservar ou mesmo melhorar.

O objectivo desta dissertação é contribuir para um melhor conhecimento do sector do turismo na RAM, através de uma análise da constituição da oferta turística regional. Pretende-se, ainda, contribuir para o conhecimento do fenómeno turístico na Região, mediante uma análise da relação entre o sector turístico e o meio ambiente envolvente.

Este trabalho assenta sobre seis partes essenciais, tendo-se utilizado, como metodologia, o recurso à informação secundária disponível sobre os diversos temas abordados, algumas visitas a diversos locais da Região e a realização de entrevistas a diversas entidades ligadas ao sector do turismo e ao ambiente. Na primeira parte do trabalho faz-se uma apresentação do mesmo, enquadrando o tema e justificando a sua escolha, definindo os objectivos e as hipóteses de investigação, indicando a metodologia utilizada e apresentando a estrutura geral da dissertação. Na segunda parte do trabalho apresenta-se uma revisão da principal bibliografia consultada, a qual serve de enquadramento teórico a toda a investigação realizada. Nesta revisão bibliográfica são abordados os diversos temas considerados relevantes para o desenvolvimento deste estudo, designadamente a importância do sector do turismo, os diversos impactos provocados pelas actividades turísticas, a relação entre o ambiente e o turismo, a qualidade no turismo e no ambiente, o desenvolvimento sustentável do turismo e o planeamento do turismo. Na terceira parte do trabalho traça-se uma panorâmica geral do estado do ambiente na RAM, apresentando-se os dados estatísticos disponíveis sobre o ambiente socio-económico, fazendo um levantamento da situação actual dos principais elementos do ambiente socio-cultural e identificando os principais constituintes do ambiente natural, bem como o seu estado de conservação e principais medidas e instrumentos de conservação. Na quarta parte efectua-se um levantamento dos principais elementos que constituem a oferta turística da RAM e identificam-se potenciais falhas da mesma. Na quinta parte do trabalho analisa-se a relação turismo-ambiente na RAM, nomeadamente no que diz respeito aos impactos do turismo sobre o ambiente e vice-versa. Na última parte apresentam-se as principais conclusões do trabalho, a validação ou não das hipóteses de investigação e propõem-se algumas actividades e estudos futuros.

No final do trabalho, concluiu-se que o ambiente é realmente um dos principais recursos do turismo na RAM; que a falta de diversidade notada no sector do turismo na RAM não se deve a deficiências da oferta turística mas sim ao subaproveitamento da mesma; que a RAM se pode considerar um destino de qualidade, apesar de ter algumas falhas; e que o ambiente influencia o turismo na RAM.


  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   17


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal