Organização Sri Sathya Sai conselho central do brasil / coordenaçÃo de serviçO



Baixar 128.33 Kb.
Encontro24.07.2016
Tamanho128.33 Kb.




Organização Sri Sathya Sai

CONSELHO CENTRAL DO BRASIL / COORDENAÇÃO DE SERVIÇO


Rua Pereira Nunes, 310 - Vila Isabel - Rio de Janeiro/RJ - CEP:20511-120

www.sathyasai.org.br - Tel (21) 2288-9508


ANEXO – CONS.SERV. 04/2008 09.06.2008
PROJETO
SERVINDO A NOSSAS ESCOLAS SAI”

1. APRESENTAÇÃO

Qual é o sentido da vida humana? Qual é o Dever do Homem?



É descobrir que Deus o dotou de um corpo humano

com o sentido de servir à Humanidade”.

Sathya Sai Baba

Inspirada pelo tema do VIII Congresso Nacional - "O Despertar da Consciência Divina" - a Coordenação Nacional de Serviço volta seu olhar para as Escolas Sathya Sai do Brasil, unidades exemplares de nossa Organização, inteiramente dedicadas a fazer florescer a Essência Divina em nossas crianças e,  por extensão, em seus pais, professores e comunidade. 
A Coordenação Nacional de Serviço da Organização Sri Sathya Sai tem, entre suas atribuições, a importante tarefa de conscientizar os devotos sobre o real sentido do serviço na vida dos devotos de Sathya Sai Baba, pois esta Sagrada Organização existe para que possamos alcançar a meta suprema da vida, que é a auto-realização e, nesse sentido, o serviço é um meio para a transformação de cada um dos devotos.
Em palestra proferida durante a 1ª Convenção das Escolas Sathya Sai da Índia, realizada em Mumbai, fevereiro de 2006, o Presidente do Instituto Sathya Sai de Educação da Tailândia – Dr. Art Ong Jumsai lembrou aos educadores presentes que a Educação em Valores Humanos é a principal missão de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba, pois será através dela que a Mensagem de Swami será conhecida e disseminada pelo mundo inteiro. Acrescentou que a educação se tornará cada vez mais importante no mundo, pois as crianças que passam por esse sistema educacional, são profundamente transformadas, assim como os professores.
O Projeto que ora apresentamos reveste-se de um caráter peculiar, pois se propõe a fazer com que os devotos conheçam, com mais profundidade, o relevante serviço que as Escolas Sathya Sai prestam à nossa comunidade, bem como os desafios que enfrentam para dar continuidade a suas ações.
Inúmeros são os relatos de professores das Escolas Sathya Sai do Brasil e de outros países sobre as atitudes e comportamentos das crianças, a maioria dos quais enfatiza as diferenças entre o comportamento inicial dessas crianças e a gradual transformação que evidenciam meses depois. Tais depoimentos atestam a importância dos ensinamentos nelas ministrados, a eficácia do método de Educação em Valores Humanos e as mudanças também operadas nos mestres e pais dos alunos.
Através do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos, as nossas Escolas atuam no micro-cosmos da comunidade, mas seus resultados se estendem a toda a sociedade em que está inserida. Seus benefícios se irradiam através do comportamento exemplar de seus alunos, mestres, diretores e funcionários, pois todos estão imbuídos de uma vivência profunda dos valores que o Programa preconiza para a verdadeira formação do caráter.
Nesse sentido, as Escolas Sathya Sai funcionam como núcleos de irradiação, cujos efeitos multiplicadores se estendem sobre a sociedade brasileira, alem de representarem uma grande oportunidade de serviço para o devoto, dentro da própria Organização Sathya Sai.

Swami nos recorda que o corpo humano foi feito para servir, assim é dever do ser humano aproveitar todas as oportunidades que lhe são dadas, imbuído do correto sentimento que deve mover suas ações.


As Escolas Sathya Sai no Brasil foram criadas pela graça e vontade de Swami, com a determinação e entusiasmo de inúmeros devotos dedicados e cônscios da importância do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos.
A Coordenação Nacional de Serviço sensibilizou a direção das cinco Escolas Sathya Sai espalhadas pelo Brasil para a importância do levantamento da real situação de sobrevivência sócio-financeira dessas unidades pedagógicas, tendo em vista que sua manutenção implica custos diversos para proporcionar um bom nível de atendimento às crianças. As informações foram prontamente fornecidas, demonstrando o espírito de unidade da Organização e o interesse em melhorar o padrão de ensino das Escolas Sathya Sai.
Os dados foram compilados e analisados por uma equipe de apoio, supervisionada pela Coordenação Nacional de Serviço, e seus resultados foram apresentados pela primeira vez aos devotos de todo o Brasil, durante o VIII Congresso Nacional da Organização Sai, em maio.
Através desse breve diagnóstico, o devoto de Swami terá a possibilidade de conhecer a real situação das Escolas, suas necessidades e condições de funcionamento, dando-lhe uma oportunidade de reflexão sobre as diversas maneiras pelas quais poderá engajar-se no serviço às Escolas Sathya Sai.
Como Swami afirmou:
Deus não lhe perguntará: Quando e onde você prestou serviço?

Ele há de lhe perguntar: Por que motivo você o fez?

Que intenção o moveu a isso? Você pode mensurar o serviço e se vangloriar da quantidade, mas Deus busca qualidade, a qualidade do coração, a pureza da mente e a santidade dos motivos.”

(Sai Baba – Caminhos para Deus, pg. 317)

 


2. BREVE HISTÓRICO DAS ESCOLAS SAI
As Escolas Sathya Sai do Brasil estão completando 15 anos de existência, a partir da fundação da primeira unidade, localizada em Vila Jsabel, Rio de Janeiro. A motivação partiu de grupos de devotos imbuídos do desejo genuíno de servir a Sathya Sai Baba, através do serviço (seva) às crianças, fazendo germinar em seus corações as sementes do amor, da retidão e demais atributos divinos.
Seguiram-se, por ordem cronológica, as Escolas de Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes, 1999), Goiás (Aparecida de Goiânia, 2001), Ribeirão Preto-SP (Ribeirão Verde, 2002) e, finalmente, Minas Gerais (Brumadinho, 2004).

Todas elas adotam o Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos, sob a orientação pedagógica do Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil e constituem ilhas de excelência a servirem de inspiração à educação infantil para outras escolas.


Exemplo disto são as escolas de Amparo, em São Paulo (Núcleo Educacional Gentil Pessoa de Mesquita), de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro (Núcleo Comunitário Luz da Serra) e do Eusébio, no Ceará (Escola Professor Clodomir Teófilo Girão), que também adotaram o Programa.
Seguindo-se à Índia, com suas escolas fundadas por Bhagawan Sri Sathya Sai Baba, o Brasil ocupa o segundo lugar em número de Escolas Sathya Sai.
Em que pese toda a importância dessas unidades na Organização Sathya Sai do Brasil e o imenso trabalho de transformação que estão desenvolvendo, muitos devotos não têm conhecimento de sua existência.
As Escolas Sathya Sai transcendem os limites da Organização pois voltam-se para o exterior, recebendo os filhos de famílias de áreas carentes e estão diretamente inseridas na comunidade, trocando experiências com as crianças e seus pais, transformando as vidas desses núcleos familiares.
A Coordenação Nacional de Serviço imbuíu-se da missão, com as graças de Swami, de levar adiante a divulgação das condições das Escolas Sathya Sai, por ter plena convicção de que estas unidades estão realizando um trabalho grandioso. Seus efeitos são sentidos pelas equipes que lidam com as crianças no dia a dia, onde todos podem testemunhar a excepcional mudança de atitudes das crianças e o testemunho comovido dos familiares e amigos.


3. JUSTIFICATIVA

O serviço é a mais alta prática espiritual. O próprio Deus desce à humanidade e a conduz aos ideais que ela tem ignorado. Portanto, considerem o deleite de Deus, quando os seres humanos servem uns aos outros.”


(Sai Baba – Diretrizes da Organização, pg. 103)

A importância da Educação em Valores Humanos
A crise na Educação é uma constatação que diz respeito a todos os países do mundo e não se restringe apenas aos países pobres. Em nenhum momento da civilização, o homem dispôs de tantos conhecimentos e tecnologias a serviço da educação, nem jamais houve tantas oportunidades de acesso à formação e aperfeiçoamento dos professores.
Não obstante tais progressos, observa-se um grande descompasso entre os avanços científicos e a miséria crescente de grandes segmentos populacionais, impelidos pelos apelos ao consumo exacerbado.
Sathya Sai Baba nos propõe um conjunto de ensinamentos e ações com enorme impacto sobre a educação. A partir da década de 60, Sai Baba criou escolas gratuitas de ensino básico e superior para meninos e meninas de famílias de sua comunidade. Seu método tem inspirado a criação de escolas em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, como foi assinalado anteriormente.
A filosofia que permeia seus ensinamentos reveste-se de uma profunda simplicidade: a finalidade da educação não é apenas a formação profissional, ainda que esta seja um subproduto necessário. Para Ele, “a meta da educação é a formação do caráter”.

Sai Baba propõe cinco valores universais, presentes em todas as culturas: Amor, Verdade, Retidão, Paz Interior e Não-Violência, acompanhados de um conjunto de valores a eles relacionados. A forma de despertar tais valores nas crianças é feita através de metodologia simples e transparente que, aplicada por professores particularmente treinados, tem a divina função de transformar, em primeiro lugar, os mestres que a adotam.


Se o propósito da Educação é formar o caráter, esses valores devem estar presentes na conduta dos professores, que se tornam exemplos de coerência entre sua postura e os ensinamentos que pregam.
Para o mundo atual, cujas famílias dispõem de pouco tempo para exercer sua função de educar, devido à necessidade de sobrevivência, o Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos se reveste de grande significado. Funciona com um anteparo às investidas dos sutis apelos da mídia, assim como prepara a criança e o jovem para se tornar um ser integral, destituído de egoísmo e pronto para servir à humanidade.


4. OBJETIVO GERAL DO PROJETO
Deixe que cada um dê do fundo de seu coração, por sua própria iniciativa,

o que puder dar de bom grado, após haver estudado bem o

projeto apresentado e as futuras possibilidades da instituição.

Seu dever é apenas informar; não tentem nem mesmo persuadir.”

Sathya Sai Baba – 15/09/1963

Lembrar que o “serviço começa em casa”, como diz Swami. As cinco Escolas Sathya Sai são unidades exemplares desta Sagrada Organização. Elas são a “nossa casa” e oferecem inúmeras oportunidades de serviço aos devotos. Ao servi-las, além de contribuirmos para nossa autotransformação, estaremos colaborando para a continuidade, o êxito e a ampliação de suas ações e, sobretudo, favorecendo “O Despertar da Consciência Divina” em nossas crianças, pais, professores e comunidade.



5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Mostrar a relevância do serviço prestado pelas Escolas Sathya Sai do Brasil em prol da formação educacional e da formação do caráter das crianças de nosso país.




  • Fornecer informações sobre as ações desenvolvidas pelas Escolas Sathya Sai do Brasil e os desafios que enfrentam para concretizarem seus projetos.




  • Informar as oportunidades de serviço às Escolas Sathya Sai do Brasil, visando contribuir para a continuidade e o êxito de suas ações.


6. PERFIL DAS ESCOLAS SATHYA SAI

Escola Sai

Ano de Fundação

RJ

1993

PE

1999

GO

2001

RP

2002

MG

2004

Cargo / Função

C

V

C

V

C

V

C

V

C

V

Diretor




01




01




01




01




01

Vice-Diretor










01




01




01







Coordenador Pedagógico




01




01




01




01




01

Professores

03




06




02




04




01




Secretário










01













01




Tesoureiro
















01




01




02

Auxiliar Administrativo













01
















Auxiliar de Serv. Gerais

01




02




02




02










Merendeira

01




01










01




01




Voluntários (áreas*)




24




02




05




02




04

Total


05


26


09


06


05


09


07


06


03


08
C = Contratado V= Voluntário

*Psicologia, Assistência Social, Saúde, Cultura

Informações

Escolares

RJ

1993

PE

1999

GO

2001

RP

2002

MG

2004

Séries

03

04

02

07

01

Alunos atuais

40

72

40

148

17

Ex-Alunos

161

120

128

20

32



Alunos Atuais: 317 Ex-Alunos: 461

7. CUSTOS DE MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS SATHYA SAI

Devo dizer-lhes que, para uma boa causa como esta, vocês não devem



coletar dinheiro de maneira tortuosa. A ajuda deve vir de corações

piedosos, de dinheiro ganho honestamente, de pessoas que

conheçam e apreciem o propósito para o qual estão doando”.

Sathya Sai Baba, 15/09/1963


Despesas e Receitas

Mensais (R$)

RJ

1993

PE

1999

GO

2001

RP

2002

MG

2004

DESPESAS

7.240,00

7.200,00

6.870,00

15.000,00

3.245,00

Pessoal

4.340,00




3.960,00

9.898,77

2.545,00

Alimentação

1.000,00




1.160,00

1.900,00

350,00

Manutenção

1.600,00




1.750,00

1.234,53

150,00

Outros

300,00







1.966,70

200,00



















RECEITAS

7.435,00

7.200,00

4.920,00

14.690,00

1.900,00

Convênios

-




420,00

3.960,00

1.100,00

Contribuições financeiras

7.135,00




4.050,00

4.000,00

800,00

Doações diversas

300,00




450,00

6.730,00






















Receitas x Despesas

195,00




(1.950,00)

(310,00)

(1.345,00)



















Custo Criança/mês

181,00

100,00

172,00

101,35

190,89


8. OPORTUNIDADES DE SERVIÇO ÀS ESCOLAS SATHYA SAI
“O cumprimento adequado das obrigações de cada um é o que agradará a Swami. Isso constitui serviço desinteressado. Aproveite cada ocasião possível

de prestar serviço à sociedade. Quando você descobrir que pode ajudar

alguém em necessidade, ajude sem hesitar. Não faça distinção

entre o rico e o pobre ou entre aquele que merece e o que não merece.

Ofereça serviço de acordo com as necessidade da situação.”

Sathya Sai Baba


As Escolas Sathya Sai nos oferecem inúmeras oportunidades de serviço. Este projeto selecionou algumas, a fim de que o devoto interessado possa eleger aquela com a qual mais se identifique e que, em consonância com as necessidades da Escola, viabilize de fato seu engajamento efetivo na grandiosa tarefa de manter as Escolas Sathya Sai em funcionamento, sem perder a excelência do atendimento.
É necessário que o devoto leve em conta seu desejo de participar, suas aptidões, tempo e recursos disponíveis, podendo servir através de:
8.1 - Doação de trabalho voluntário:
O devoto pode se engajar em uma das atividades exercidas na escola, como por exemplo:

a) ajuda em serviços rotineiros (escritório, faxina, cozinha, jardim, horta, transporte para o recolhimento de doações, etc);

b) atividades complementares voltadas para o desenvolvimento das aptidões infantis como yoga, brincadeiras, musicalização, desenho, informática, idiomas, passeios, leituras e outras;

c) atividades eventuais como: campanhas dentárias, campanhas de vacinação, datas festivas, mutirão para limpeza do jardim, pintura da escola, consertos gerais e outras;

d) atividades culturais em Encontros na Escola, como: vivências em Valores, teatro, dança, cursos diversos aos pais, etc.

8.2 - Doação de Bens
O devoto, dentro de suas possibilidades, pode, também, oferecer alimentos, tais como leite, aveia, legumes, frutas, farinha de trigo, etc., sempre de acordo com a orientação da nutricionista da escola; material de consumo necessário ao funcionamento diário da escola, como: papel, tinta para xérox, lápis de cor, livros, além de material de informática, material de limpeza, , etc.

Pode, ainda, doar fantasias para as crianças fazerem peças teatrais, ouvindo a direção da Escola.


8.3 - Doação de Recursos Financeiros
Nos casos em que o devoto não dispõe de tempo para comprar os bens, ou ainda porque não mora na mesma cidade em que a escola está situada, poderá efetuar um depósito bancário em nome da Entidade Mantenedora da Escola que ele elegeu para ajudar. Em tal situação, cabe à Escola a tarefa de utilizar os recursos financeiros, de acordo com suas prioridades e necessidades.
9. ESCOLAS e ASSOCIAÇÕES MANTENEDORAS - Contatos
As Escolas Sathya Sai do Rio de Janeiro, Goiás, Ribeirão Preto e Minas Gerais são mantidas por Associações - entidades civis, filantrópicas, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, enquanto que a Escola Sathya Sai de Pernambuco se constitui, ela mesma, uma entidade civil, caritativa e filantrópica, também sem fins lucrativos, políticos ou religiosos. Conheça, a seguir, os endereços, telefones, e-mails das Escolas Sathya Sai do Brasil:

ESCOLA SATHYA SAI DO RIO DE JANEIRO - fundada em 1993

Obra Social Sri Sathya Sai “Verdade e Amor”

Rua Barão de São Francisco, 65 – Andaraí

CEP: 20.560-030 - Rio de Janeiro – RIO DE JANEIRO

Tel.: (21) 2572-6036 CNPJ: 72.396.468/0001-58

Responsável: Maria da Paz Brandão Ferraz

E-mail: dapazbrandão@gmail.com

BANCO DO BRASIL: AGÊNCIA: 2933-5; C/C: 12.891-0

BRADESCO: AGÊNCIA: 1631-4; C/C: 22.589-4
ESCOLA SATHYA SAI DE PERNAMBUCO – fundada em 1999

Escola Sathya Sai de Pernambuco

Rua Ernesto de Souza Leão, 1025 – Piedade

CEP: 54.400-220 - Jaboatão dos Guararapes – PERNAMBUCO

Tel.: (81) 3343-5774 CNPJ: 03.941.756/0001-23

Site: www.escolasaipe.com.br

Presidente da Escola: Daury Ximenes

E-mail: ximenesdx@gmail.com

BANCO DO BRASIL: AGÊNCIA: 1245-9; C/C: 42.616-4
ESCOLA SATHYA SAI DE GOIÁS – fundada em 2001

AME-SEVA – Associação Mantenedora de Empreendimentos de Serviço Ecumênico, Voluntário e Altruístas de Goiânia e Região.

Rua dos Lírios, Lote Mansão, Qd. B1, Lt. ½ - Setor Expansul

CEP: 74.986-320 – Aparecida de Goiânia – GOIÁS

Tel.: (62) 3584-6114 CNPJ: 04.197.709/0001-80

Diretora: Ana Márcia Braga Lima

E-mail: a.marcia@brturbo.com.br e ambl22@hotmail.com

BANCO ITAÚ: AGÊNCIA: 0147; C/C: 31.377-9

ESCOLA SATHYA SAI DE RIBEIRÃO PRETO – fundada em 2002

AMES - Associação Mantenedora da Escola Sathya Sai de Ribeirão Preto

AV: Julieta Engrácia Garcia, 2050- Ribeirão Verde

CEP: 14.079-312- Ribeirão Preto – SÃO PAULO

TEL: (16) 3996-6013/ 3996-6250 CNPJ:04.598.735/0001-10

Diretora: Marta Regina Freitas Mariani

E-mail: escolasairp@ig.com.br e mfmariani@terra.com.br

BANCO BRADESCO: AGÊNCIA: 680-7; C/C: 67.730-2

ESCOLA SATHYA SAI DE MINAS GERAIS – fundada em 2004

AMEM – Associação de Amigos da Escola Sathya Sai de Minas Gerais

Al. Maenduaba, 330 – Aldeia da Cachoeira das Pedras, Casabranca

CEP: 35.460-000 - Brumadinho – MINAS GERAIS

Tel.: (31) 3575-3272 CNPJ: 05.162.309/0001-00

Diretora: Valéria Ferreira de Paula

E-mail: vfpaula23@yahoo.com.br

BANCO ITAÚ: AGÊNCIA: 3167; C/C: 08.140-9

OM SAI RAM
Coordenação Nacional de Serviço

Conselho Central do Brasil


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal