Organização Sri Sathya Sai conselho central do brasil coordenaçÃo de devoçÃO/pjss



Baixar 23.13 Kb.
Encontro25.07.2016
Tamanho23.13 Kb.
anexo.CONS.PJSS.19/07



Organização Sri Sathya Sai

CONSELHO CENTRAL DO BRASIL - COORDENAÇÃO DE DEVOÇÃO/PJSS


Rua Pereira Nunes, 310 - Vila Isabel - Rio de Janeiro/RJ - CEP:20511-120

www.sathyasai.org.br - Tel: (21) 2288-9508


PROGRAMA PÓS-CONFERÊNCIA MUNDIAL DE JOVENS

Juventude Sai Ideal – Mensageiros do Amor Sai

Prasanthi Nilayam, 26 a 28 de julho, 2007


Introdução

Está escrito que Deus criou o homem à Sua própria imagem e semelhança. Sobre a natureza de Sua Divina Criação, Bhagavan Baba disse: “O mesmo Deus está presente em todos os corpos. Devemos amar todos os seres humanos. Primeiro, considerem-se como Deus e, depois, comecem a ver o mesmo Deus em todos os seres vivos.”

Bhagavan Baba fica extremamente satisfeito quando Homens e Mulheres se reúnem em Sua Divina Presença com amor puro no coração para adorá-Lo e aprender Dele. Tal foi o contentamento de nosso Senhor, Bhagavan Sri Sathya Sai Baba, quando Seus Jovens, a Juventude Sai Ideal, Mensageiros do Amor Sai, reuniram-se diante Dele durante a Conferência Mundial de Jovens Sri Sathya Sai com amor tão intenso, com comportamentos tão nobres, que Sua alegria era evidente em Seus movimentos e verbalizada efusivamente em Seus Divinos Discursos. Em um determinado momento, Ele disse: “Todos vocês vieram aqui com intenso amor e devoção. Isso Me deixa muito feliz.”

Agora, cabe a nós agir de maneira a canalizar esse Ímpeto Divino que Ele conferiu de forma tão evidente aos Jovens nesta Conferência, mas que se estende a toda a humanidade. Devemos reconhecer que Swami pode Se expressar no contexto de uma conferência para um grupo em particular, mas o que Ele diz e faz é também para o benefício de todos em todos os lugares. Tal é a Natureza de Seu Divino Amor por Sua Divina Criação, a humanidade.



Para lembrar

Vamos lembrar tudo que emanou nesta grande ocasião, a Conferência Mundial da Juventude Sai Ideal de 2007.

Vamos lembrar a experiência de Sua Presença e Seu Amor.

Vamos lembrar as palavras que reverberaram por todo nosso ser, a Eterna Verdade pronunciada pelo Próprio Senhor, nosso Amado Swami, tão bondosamente, tão amorosamente, tão poderosamente.

Vamos lembrar os importantes princípios espirituais que Swami instruiu que não esquecêssemos jamais. Swami disse: “Hoje em dia, o ser humano está iludido por seu apego pelo corpo e pelos sentidos. Mas vocês não são o corpo, vocês não são os sentidos, vocês não são o intelecto, vocês são vocês. Vocês devem perceber, 'Eu sou Eu'. Esse princípio universal Eu é apenas um”.

“Sempre que algum pensamento ruim entrar em suas mentes, lembrem a vocês mesmos: 'isto não é bom; isto não é meu; não é meu', e afastem esses pensamentos maldosos. Digam a vocês mesmos, 'esses pensamentos não são minha propriedade; minha propriedade são apenas os bons pensamentos e as boas idéias'.”

“Não há necessidade de buscar a Deus. Tenham fé em que Deus está dentro de vocês. Quando tiverem fé em Deus, desenvolverão amor. Do amor, emerge a paz, a paz dá lugar à verdade. Essa verdade é Deus.”

“Não há lugar neste universo onde Deus não esteja presente. Portanto, não abriguem quaisquer dúvidas sobre a existência de Deus. Não se esqueçam de Deus. Na verdade, se esquecem de vocês mesmos, isso faz com que esqueçam de Deus. Assim, não se esqueçam de vocês mesmos. Devem se indagar constantemente: 'estou me esquecendo de Deus?'".

Sobre a Conferência da Juventude Sai Ideal, lembremos tudo e saboreemos cada momento dessa experiência com nosso Amado Swami: a Inspiração Divina de Suas Palavras e Ações, nossos pensamentos e sentimentos, a Conferência e os sábios e eminentes palestrantes, o satsang entre os jovens de todo o mundo trabalhando juntos como irmãos e irmãs Sai.

Vamos lembrar nosso Senhor, Bhagavan Sri Sathya Sai Baba, e dizer a nós mesmos, com profunda convicção e compreensão, “Eu sou Eu.”

Lembrar é bom!

Indagação

Swami estava satisfeito com a Juventude Sai Ideal e sua Conferência. Assim como uma mãe afaga ou adverte seu filho com amor para ensinar o comportamento correto, Swami demonstra contentamento ou descontentamento com nossos pensamentos, palavras e ações para que possamos crescer espiritualmente. Em Sua Divina Onisciência, Onipotência e Onipresença, Ele sempre sabe todos nossos pensamentos, palavras e ações. Não tenham dúvidas sobre isso! Por isso, devemos aprender de Seu Contentamento ou Descontentamento assim como uma criança pequena aprende de sua mãe.

Qual foi a fonte e a essência do Contentamento de Swami durante a Conferência de Jovens?

A fonte e a essência de Seu Contentamento foi a dedicação com que os jovens se prepararam para estar na Divina Presença. Foi a reverência por nosso Senhor, Bhagavan Baba, demonstrado pelos jovens enquanto se reuniram em Sua Presença para os eventos do dia e como eles se aplicaram no trabalho da Conferência, respeitosa e atentamente ouvindo e aprendendo dos mais velhos que falaram. Os Jovens Sai foram literalmente encarnações dos “5 D's”: Devoção, Dever, Disciplina, Dedicação, Discernimento, e podemos acrescentar Dignidade. Todos os Jovens Sai demonstraram dignidade e equilíbrio antes, durante e depois de a Conferência ter concluído.

A fonte e a essência de Seu Contentamento foram os jovens que planejaram, construíram e serviram como anfitriões na Exibição da Conferência da Juventude Sai Ideal. Eles trabalharam incansavelmente. Trabalharam toda a noite. Os sacrifícios, a dedicação extraordinária, e a qualidade de seu trabalho simbolizaram o potencial para realizar bons trabalhos representado por este exército espiritual da Juventude Sai Ideal.

A fonte e a essência de Seu Contentamento foram os devotos Sai reunidos em Prasanthi Nilayam para o darshan Swami. Eles testemunharam a atuação da Juventude Sai Ideal e foram elevados por seu comportamento exemplar. Swami teve grande contentamento ao presenciar a experiência inspiradora que a Juventude Sai Ideal levou a todos os que estavam reunidos em Prasanthi Nilayam durante a Conferência de Jovens Sai.

Em Seu Divino Discurso, Swami disse, “A verdadeira devoção pressupõe amor inabalável por Deus, desprovido de ilusão”. A união da Juventude Sai Ideal com Nosso Amado Swami através da “verdadeira devoção” é a fonte de Seu Contentamento.

Resoluções

Os Divinos Discursos e as palestras dadas pelos mais velhos serão distribuídos a todos os jovens e a todos os Centros Sai. Primeiro, os Divinos Discursos, o Inaugural e o de Fechamento, estão sendo enviados como anexos deste documento. Servirão como foco dos círculos de estudo para todos os grupos jovens e também para todos os Centros Sai. Os jovens devem conduzir seu próprio círculo de estudos e, posteriormente, participar no círculo de estudos dos Centros Sai. Assim que estiverem transcritas, as palestras serão enviadas para todos os Jovens Sai e para todos os Centros Sai.



Resolução I

De agora em diante, os Jovens Sai serão definidos como devotos Sai de idades entre 18 e 35 anos. Os atuais Representantes Jovens das 9 zonas, se assim o desejarem, permanecerão em seus cargos até o primeiro encontro do Conselho Jovem Sai, em novembro de 2007, no qual serão definidas a duração de seu cargo e a metodologia para a seleção dos futuros representantes jovens de cada zona.

Os representantes jovens das 9 zonas e o Coordenador Jovem Internacional vão compor o Conselho Jovem, o qual irá funcionar como um comitê da Sri Sathya Sai World Foundation (Fundação Mundial Sri Sathya Sai).

O objetivo desse organismo será aconselhar a Fundação Mundial Sri Sathya Sai nas maneiras e meios de atingir o seguinte:


  • Melhorar a comunicação com todos os Jovens Sai.

  • Encorajar, dar as boas-vindas acolher os Jovens da Organização Sri Sathya Sai de todo o mundo, e receber com seriedade suas contribuições para a prosperidade da Organização.

  • Oferecer oportunidades aos jovens para que tenham acesso e aprendam da hierarquia da Organização Sai em todos os níveis, de maneira que os jovens de hoje estejam prontos para se tornar os líderes de amanhã. Isso será feito através de “Programas de Aprendizagem” e outros programas inovadores.

A estrutura do Conselho Jovem será a seguinte:

  • O Conselho Jovem Internacional e o Coordenador Jovem serão distribuídos e organizados como um comitê da Fundação Mundial Sri Sathya Sai.

As funções desse Corpo serão as seguintes:

  • Os Representantes Jovens se encontrarão com a Fundação Mundial Sri Sathya Sai ao menos uma vez ao ano, por ocasião do Aniversário de Swami, e um encontro será convocado em Guru Purnima também, para aqueles que puderem participar.

  • Os Representantes Jovens irão se comunicar com seus respectivos Presidentes de Zona, mantendo-os informados de todos os assuntos que afetem as atividades da Organização em sua Zona.

Resolução II

Os Representantes Jovens de cada Zona, e outros palestrantes Jovens Sai designados pelo Conselho Jovem, com a anuência do Presidente de Zona e do Conselho de Prasanthi, darão palestras em encontros realizados nos centros, encontros nacionais e internacionais conforme programação. Suas palestras incluirão, mas não estarão restritas a, os pontos a seguir, seja alguns ou todos eles:



  1. Programa de Sadhana de 9 passos da Pré-Conferência: suas experiências.

  2. Conferência Mundial da Juventude Sai Ideal: suas experiências.

  3. Aplicação dos Divinos Discursos de Inauguração e Fechamento feitos por Swami: suas experiências.

  4. Os benefícios espirituais que adquiriram, pessoalmente, dos pontos mencionados acima e os caminhos a seguir.

Resolução III

Embora a ocasião fosse uma Conferência de Jovens, os Discursos de Swami foram poderosos e inspiradores para todos. Tudo que Ele diz nos transforma. Por isso, todos os Centros Sai devem realizar círculos de estudos com os Divinos Discursos de Inauguração e Fechamento proferidos por Swami durante a Conferência Mundial de Jovens Sri Sathya Sai. Os Jovens Sai devem participar nos círculos de estudo em seus Centros Sai.

No entanto, a Juventude Sai também pode realizar círculos de estudo por separado, nos quais enfoquem os Discursos Divinos no contexto da Conferência Mundial da Juventude Sai Ideal.

Resolução IV

O Programa de Sadhana de 9 passos da Pré-Conferência iniciado pelos Jovens agradou a Swami. Na verdade, os componentes do programa são o que todos nós, não apenas os jovens, deveríamos ter feito todo este tempo. Está constituído por práticas espirituais que são boas e corretas se as realizamos com Amor por Deus. Portanto, o Programa de Sadhana é adotado e recomendado como práticas adequadas para todos os devotos perpetuamente, tendo em mente as palavras de atenção expressadas por Swami para não tomar tais “práticas” como um fim em si mesmas, e para reconhecer que são nossa fé e nossa pureza que preenchem essas práticas de potência espiritual.



Conclusão

As Organizações Internacionais Sri Sathya Sai acatarão as resoluções adotadas, por meio deste, pela Fundação Mundial Sri Sathya Sai.

As Organizações Internacionais Sri Sathya Sai incorporarão, em eventos futuros, as lições fundamentais derivadas desta inspiradora conferência.

A Administração da Organização Sathya Sai, em todos os níveis, ouvirá atenta e sensivelmente as opiniões de seus membros, esforçando-se por atender suas necessidades e questões o máximo possível durante as etapas de planejamento de uma conferência, e durante todo o tempo desde então. Não sejamos nunca dogmáticos ou condescendentes. Procuremos, todos nós, entender e confiar em que, quando realizamos sinceramente este esforço, seremos entendidos. Swami diz: “A comunicação é primeiro entendimento e depois acomodação”. Todos nós devemos ter isso em mente e lembrar quem somos e por que estamos aqui. Estamos aqui para amar uns aos outros e para expandir esse amor a nossos irmãos em todos os lugares. Todos estamos aqui por esse motivo.

De agora em diante, vamos nos preparar cuidadosamente para todas as futuras conferências.

Vamos ter programas preparatórios para todos os participantes.

Seremos tão inclusivos e interativos quanto possível nos procedimentos da conferência.

Revisaremos os resultados dessas conferências. Então, aplicaremos as Instruções de Swami e as lições aprendidas nas conferências para o progresso das Organizações Internacionais Sri Sathya Sai e, mais importante, para a transformação espiritual de todos e cada um de nós e do mundo no qual vivemos.

Amorosamente, no Serviço a Sai,

Michael Goldstein



Presidente da Fundação Mundial Sri Sathya Sai






Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal