Organização Sri Sathya Sai conselho central do brasil coordenaçÃo de devoçÃO/pjss



Baixar 39.78 Kb.
Encontro26.07.2016
Tamanho39.78 Kb.


Organização Sri Sathya Sai

CONSELHO CENTRAL DO BRASIL - COORDENAÇÃO DE DEVOÇÃO/PJSS


Rua Pereira Nunes, 310 - Vila Isabel - Rio de Janeiro/RJ - CEP:20511-120

www.sathyasai.org.br - Tel: (21) 2288-9508

CONS.PJSS.03/09 24 de setembro de 2009.





Aos Responsáveis pelo PJSS dos Comitês e Coordenadores Regionais.

C/c: Coordenadores de Devoção, Presidentes dos Comitês, Conselho Central Executivo, Presidentes Fundação Sai e Instituto Sai de Educação, Coordenador Central da Região 23 e Chairman Zona 2B




Vocês não são apenas um ser humano. Vocês são Deus, verdadeiramente. Pensem que são Deus e se tornarão Deus”.



Sai Baba, Discurso de encerramento da III Conferência Mundial de Jovens Sai
Jovens Leões de Sai, Om Sai Ram!
Com o coração cheio de amor desejo boas vindas a vocês que estarão à frente do PJSS nas Regiões. Esta é uma oportunidade de ouro que nos é concedida por Swami, de servirmos na sua divina Organização. Assim, me coloco à inteira disposição de vocês.
Não poderia, entretanto, deixar de agradecer a cada um de nossos irmãos que com dedicação e amor serviram na última gestão à frente do cargo de Responsáveis Regionais do PJSS. Que o exemplo dos jovens líderes Sai seja a fonte de inspiração a nos motivar a seguir nesse sacro-ofício. Conto com vocês nessa tarefa de passagem da tocha de Sai!
Esperamos contar com todos vocês para que possamos caminhar em busca da milha extra, ampliando os atendimentos nos projetos já desenvolvidos em suas Regiões e também criando e colocando em prática novas ações, como resultado da intensificação do nosso programa de limite aos desejos. Que Swami seja nosso eterno condutor nessa jornada do “Eu ao Nós” em que buscamos a nossa transformação e de toda a humanidade!
Amados jovens de Sai tenham sempre em mente que os resultados, os frutos de nossas ações, pertencem a Swami, mas que somos nós os responsáveis por colocar em prática cada um dos nove passos do Sadhana e que, mais importante do que ser um excelente líder, é sermos seguidores. A nossa atitude deverá inspirar os demais jovens, pois “somente o jovem pode transformar outro jovem”, e será a nossa conduta que servirá de exemplo. Como declara Swami: “mãos que trabalham são mais sagradas do que lábios que oram”.
Pensando nisso e atendendo à Resolução do XII Encontro Latino Americano de Jovens Sai é que elaboramos o “Projeto Semeando Amor”. Que possamos empenhar as economias geradas pela nossa prática do Programa de limite aos Desejos em iniciativas que representem a nossa oferta de devoção pelo aniversário de Swami em 2010. Tanto o projeto quanto a resolução seguem em anexo a esta correspondência, para conhecimento de todos.
Gostaria de aproveitar a oportunidade e convocar a todos para um mutirão de amor: o Encontro de Liderança “Líder Sai – Condutor de Corações”. Esta será uma oportunidade incrível de nos inundarmos da energia divina de nosso amado Bhagavan, nos preparando para uma gestão auspiciosa e devemos motivar a participação dos jovens que serão os líderes de amanhã.
Que intensifiquemos o nosso diálogo interno com Swami, compreendendo a natureza mais profunda de Seus ensinamentos sobre o amor, a consciência e o objetivo da vida! Que nos tornemos cidadãos exemplares, amando, respeitando e contribuindo para o progresso da sociedade! E que cultivemos o sentimento de amor por todos!
No serviço amoroso a Swami!

Maria Ribeiro

Coordenação PJSS / Conselho Central do Brasil
Resolução dos Jovens Sri Sathya Sai da XII Conferência Latino Americana realizada no Brasil dos dias 09 a 12 de abril de 2009.
Eu os quero ativos, completamente engajados, pois, se não tiverem atividade, o tempo sobrará pesadamente em suas mãos. Não desperdicem um simples momento do tempo de vida que lhes foi dado, pois o tempo é o corpo de Deus.”

(Sathya Sai Baba, Pensamento para o Dia – 20/07/2004)
Como recomendação do líder mundial do Comitê Internacional de Jovens Sri Sathya Sai, Shitu Chudasama, os Jovens Sai da América Latina deverão aprovar uma resolução na XII Conferência Latino Americana, pela qual todos os Programas de Jovens Sathya Sai irão se dedicar neste ano e até o aniversário de Swami em 2010, quando um relatório será oferecido a Bhagavan.
Em todo o mundo ocorrerão Conferências de Jovens Sai. Portanto, cada Zona da Organização Sai terá a sua própria resolução. A América Latina inaugurou esse ciclo de Conferências, realizando, no dizer do Shitu, o papel de “Ganesha”, iniciando assim uma jornada mundial de transformação espiritual.
Como iniciamos mais cedo, teremos mais tempo e, consequentemente, uma grande responsabilidade de realizarmos um trabalho consistente e profundo sobre nossa resolução. Não é por mera coincidência que a nossa Conferência foi intitulada “O Momento é Agora”! Devemos começar a partir de agora nossa missão!

Durante nossa Conferência foram realizadas duas reuniões com os Coordenadores Nacionais de Jovens Sai e Coordenadores de Jovens das Zonas 2A e 2B com Shitu Chudasama. Essas reuniões foram uma oportunidade para que os Coordenadores Nacionais de Jovens falassem diretamente com o Shitu, possibilitando trocas de idéias e sugestões. O resultado oficial foi a aprovação da resolução por todos os Coordenadores Nacionais de Jovens Sai ali presentes, que é a seguinte: “Projetos de Educação e/ou de Impacto Social”

 

Essa resolução é abrangente para possibilitar que cada Programa Nacional de Jovens Sathya Sai (PJSS) realize seus projetos da forma como mais se entusiasmarem. Quase todos os PJSS realizam algum projeto ligado à Educação e, com base na resolução acima mencionada, os PJSS´s deverão fortalecer e aprofundar os atuais projetos e/ou criar e desenvolver novos projetos. A Venezuela fez uma solicitação especial para que incluíssemos a alternativa de projetos de “Impacto Social”, o que foi aceita por todos em vista da sua determinação e motivação. 



 

Os Coordenadores Nacionais de Jovens se responsabilizaram por entregar até o dia 12 de Junho de 2009 seus projetos relacionados à resolução. Esse relatório será apresentado ao Shitu Chudasama durante o Gururpunima em Prashanti. Esse prazo vale para todos os Coordenadores Nacionais de Jovens, inclusive para aqueles que não puderem estar presentes na Conferência.

 

A presente resolução foi aprovada pelos Chairmans da Zona 2A (América Central) e da Zona 2B (América do Sul), respectivamente John Behner e Dalton Amorim.


Pedimos então aos Coordenadores Nacionais do PJSS que definam, com os jovens e a Organização Sai de seus países seus projetos relacionados à resolução da XII Conferência Latino America de Jovens Sathya e iniciem o mais breve possível sua execução. Quanto mais cedo começarmos, mais sólida e profunda será nossa transformação espiritual, decorrentes desses projetos.
Estaremos a seu serviço para apoiá-los no que seja necessário. Com a Graça de Swami, uma safra de flores de Lótus brotará nos próximos meses. 
Om Sai Ram!

Coordenação de Jovens Sathya Sai Zonas 2A e 2B

Minha missão alcançou o momento em que cada um de vocês tem um trabalho a realizar... Eu os convoco para que irradiem o amor e a devoção de dentro de vocês.”

Sathya Sai Baba
PROJETO SEMEANDO AMOR
Educação não é informação, mas sim transformação.” - Sathya Sai Baba
O que é?

O “Projeto Semeando Amor” visa a estimular a expansão do divino amor de Swami através da difusão das práticas da Educação em Valores Humanos, que fazem emergir o potencial inerente a cada ser humano.

Os jovens que dele participam deverão se transformar em mensageiros do amor de Sai e com os corações puros, inspirar a transformação espiritual de toda a humanidade. “Sua tarefa de servidores é crescer em amor, expandir-se em amor, praticar o amor, fortalecer o amor e, finalmente, tornar-se amor. É a mesma missão de Swami”, diz Bhagavan. Transformar significa tão-somente despertar para nossa própria natureza de amor, nossa natureza divina.

Como disse nosso irmão Leonardo Gutter na XII Conferência Latino Americana “a principal instrução de Swami é para que cada um de nós seja porta-voz da mensagem de Swami, através da caridade, luminosidade nas palavras, ações e dharmas. Isso é o que temos que assumir como jovem Sai, instrumentos da difusão da mensagem de Swami. O caminho espiritual não é para pessoas tímidas, temos que ser bravos, com coragem, valentia e saber que não estamos sós, Swami está conosco!”

Os Responsáveis Regionais devem ser os leões de Sai, embaixadores de sua missão e, com seus exemplos, inspirar os jovens do Brasil a se transformarem para que toda a humanidade tenha, nesta vida, a oportunidade de despertar. Swami diz: “transforme-se e o mundo será transformado”.

Com este projeto, nas Regiões onde há Escolas Sathya Sai, os jovens deverão se dedicar a servir a essas crianças e, por extensão, seus pais, professores e comunidade, num seva que fará germinar as sementes do amor, da retidão e demais atributos divinos.

Sai diz que: “somente uma pessoa que pratica a verdade, a retidão, a paz, o amor e a não-violência experimentará a alegria e ao compartilhar esses valores com os outros poderá ser considerado um bom líder. Um líder Sai é um servidor privilegiado porque sente o impulso interno de servir a todos para que todos os seres sejam felizes”.

Os líderes devem fazer germinar no coração do maior número de pessoas a mensagem de amor de Swami, expandindo as práticas de EVH, conforme as peculiaridades de cada Região e as necessidades da comunidade.


Aqueles que lideram devem dar o exemplo para que os outros sigam”.

O nosso Coordenador Mundial, Shitu Chudasama, nos disse, na Conferência Latino Americana, que “as aspirações de Bhagavan são para que os jovens da América Latina sejam jovens exemplares e para que os jovens de todo o mundo possam olhar para os jovens da América Latina como exemplos”.

Os Responsáveis Regionais deverão inspirar os jovens a fazer o esforço a mais, além das belas iniciativas que já desenvolvem, investindo as economias das práticas do programa de limite aos desejos em atividades de serviço, que representem a “milha extra” em prol do despertar e da transformação espiritual de toda a humanidade.

É dever dos jovens aproveitarem todas as oportunidades que lhes são dadas para desenvolver a espiritualidade e servir na Organização Sai do amor é um divino presente de Swami para todos nós.

Os resultados desse “sacro ofício”, dessa “milha extra” percorrida pelos jovens do Brasil nessa tarefa de semear o amor serão entregues aos divinos pés de lótus de Swami na ocasião do seu aniversário, em novembro de 2010, quando um relatório será oferecido a Bhagavan.
Objetivos


  • Estimular a prática dos Valores Humanos permitindo que os jovens se transformem em cidadãos exemplares, amando, respeitando e contribuindo com o progresso da sociedade onde vivem.

  • Intensificar a participação dos jovens no “Projeto Servindo a nossas Escolas Sai”.

  • Ampliar a relação de amor dos jovens consigo mesmos e com os outros.

  • Oferecer aos jovens a oportunidade de educarem a si próprios, aprofundando as vivências dos valores humanos.

  • Fortalecer todos os aspectos da personalidade de modo a promover o caráter integral e estabelecer a fraternidade entre todos os seres humanos e a fé em Deus.


Formato das atividades

O formato do “Projeto Semeando Amor” será definido de acordo com as peculiaridades de cada Região. Em todo o Brasil o trabalho com a Educação em Valores Humanos já acontece de formas diversas. Os Responsáveis Regionais devem estimular os jovens a oferecer a Swami algo a mais além do que já estão fazendo.

“Os PJSS´s deverão fortalecer e aprofundar os atuais projetos e/ou criar e desenvolver novos projetos”. (Resolução dos Jovens Sri Sathya Sai da XII Conferência Latino Americana).

Abaixo seguem algumas atividades já realizadas e que podem servir de inspiração:




  • MBA SAI, que teve projeto piloto no Rio de Janeiro com oficinas dinâmicas e motivantes.

  • Oficinas de EVH com as crianças das Escolas Sathya Sai;

  • InfoAmor realizado pelos jovens do Rio de Janeiro, um curso básico de informática que abre novos horizontes para os adolescentes da comunidade atendida pela Escola Sai.

  • Reforço escolar realizado pelos jovens de Porto Alegre junto a crianças de uma comunidade carente da cidade.

  • Colônia de Férias SAI, “Ser, Agir e Inspirar”; Oficinas de EVH com professores e funcionários da APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realizadas pelo PJSS de Montes Claros, Minas Gerais.

  • Oficinas de música e Valores Humanos realizadas pelos jovens no Sul.

  • Pétalas de Sai, no Nordeste, oficinas sobre o “Dharma da Mulher”, trabalho com inspiração nas histórias das mães divinas.

Para projetos envolvendo as Escolas Sathya Sai do Brasil, os jovens devem entrar em contato com as Direções das Escolas procurando ver a melhor maneira de apoiar as Escolas. Para jovens que não vivam na mesma cidade que as Escolas, Oficinas de Verão e de Inverno com atividades centradas na formação de valores e de desenvolvimento da consciência podem ser propostas. Uma vez que as crianças das Escolas Sathya Sai vêm da comunidade, especial cuidado deverá ser dado à questão da linguagem e à compreensão da questão da religião em cada local.


Papel dos Responsáveis Regionais:

Os Responsáveis Regionais deverão estimular os jovens a descobrirem o que podem fazer a mais, como desenvolver novos projetos ou ampliar os já existentes? O que fazer para mobilizar outros jovens no trabalho de elaboração e realização das atividades do PJSS ? Como inspirar os líderes Sathya Sai a desenvolver idéias desafiadoras para expandir os sevas e atividades realizadas trabalhando com a hipótese de dobrar os atendimentos ou, ainda, estimular a criação de novas alternativas de serviço desinteressado, pensando sempre no esforço extra, no “sacro ofício” como presente para Swami?

É nosso dever ir além do que já fazemos, precisamos pensar no nosso sagrado ofício, no “sacro ofício”, no esforço extra que inundará o coração da nossa amada mãe. Podemos fazer mais e é uma oportunidade única fazer parte dessa divina missão: o momento é agora!

Bhagavan quer a nossa transformação e, para isso, devemos persistir até alcançarmos a meta final. Swami sempre estará conosco. Seu amor é seu grande presente à humanidade. E nós devemos ser mensageiros desse divino de amor, já que fomos abençoados ao compreender sua mensagem e nos tornarmos seus devotos.

Vocês todos devem tornar-se homens e mulheres exemplares. Somente quando levarem uma vida exemplar, toda a sociedade se tornará ideal. Não alimentem quaisquer diferenças entre essas e aquelas pessoas. Todos somos um, trate a todos igualmente. Lembrem-se sempre disso. Somente então poderão tornar-se estudantes exemplares. De outra forma, permanecerão como pessoas educadas. Quem é uma pessoa educada no verdadeiro sentido? Alguém que se deu conta de que todos somos um.”

Sathya Sai Baba

Com a Graça de Swami, uma safra de flores de Lótus brotará nos próximos meses!


Coordenação Nacional do PJSS / Conselho Central do Brasil





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal