Orientações para atuar como Empregado(a) Educador(a) no picc



Baixar 11.6 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho11.6 Kb.


Orientações para atuar como Empregado(a) Educador(a)







Orientações para atuar como

Empregado(a) Educador(a)

no PICC

Versão 1.0

XX/XX/XXXX

1.Referencial conceitual

O Sistema Eletrobras propõe a qualificação profissional fundamentada no conceito de competência, onde não só o saber e o saber fazer têm lugar na formação do empregado, como também o saber ser, enfatizando-se as competências pessoais. Conforme o Modelo Educativo do Sistema Eletrobras é possível destacar a utilização como um dos referenciais teóricos a visão de educação expressa nos “Quatro pilares da Educação” contidos no ”Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação no Século XXI” (UNESCO). Os pilares aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver promovem uma visão integral do sujeito e permite a mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), consonante ao conceito de competência adotado pelo Sistema Eletrobras.

O Modelo educativo do Sistema Eletrobras é apoiado em um conjunto de conceitos sobre a aprendizagem que orientam a prática dos profissionais envolvidos e o desenvolvimento de diferentes formas de organização do processo de ensino/aprendizagem. Dentre estes conceitos é possível destacar as abordagens construtivista/interacionista, a abordagem humanista e a abordagem sócio-histórico-cultural. Essas abordagens concebem a aprendizagem nas dimensões da interação do sujeito com os diversos meios, na afirmação de que o sujeito está em constante desenvolvimento, na capacidade de autogerenciamento e também a noção de que o processo de aprendizagem deve estar vinculado aos contextos histórico, social e cultural.

Os princípios Andragógicos também se configuram como importante orientação teórica para o desenvolvimento e práticas de ensino/aprendizagem na educação para adultos. Os princípios da andragogia englobam a necessidade do saber, o autoconceito do aprendiz, o papel da experiência, a prontidão para aprender, a motivação e a orientação para a aprendizagem. São princípios que norteiam um processo educativo contextualizado e dinâmico, compreendendo aspectos extrínsecos e intrínsecos à condição de adulto, tais como a necessidade de aprendizado, o aproveitamento dos conhecimentos já existentes, os fatores motivacionais envolvidos no processo de aprendizagem e a orientação do aprendizado voltado para a execução de uma tarefa.


2.Atribuições durante a Ação Educacional


  • Estimular a participação democrática e o engajamento dos participantes da ação educacional;

  • Apresentar os conteúdos de maneira contextualizada e crítica, de acordo com aspectos culturais, históricos, políticos, econômicos e ambientais que sejam pertinentes ao tema;

  • Trazer dados da realidade para as situações de aprendizagem, promovendo a transferência de conhecimentos de uma situação à outra e a utilização do conhecimento implícito e explícito dos participantes.

  • Dar prioridade às técnicas que utilizam exercícios de simulação, atividades de resolução de problemas, discussões em grupo, estudos de caso e métodos de laboratório.

  • Facilitar o processo de aprendizagem, utilizando a experiência do grupo como instrumento do processo e elaborando sínteses dos conteúdos levantados pelos participantes.

3.Aspectos relevantes para elaboração de material didático


  • O material didático deve seguir o Modelo Educativo do Sistema Eletrobras.

  • Deve-se seguir as orientações para elaboração de material didático do PICC.



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal