Os conceitos abordados na disciplina de processo decisório ajudaram desenvolver conceitos mais sistêmicos, princípio básico num processo de decisão eficaz



Baixar 5.46 Kb.
Encontro05.08.2016
Tamanho5.46 Kb.
Os conceitos abordados na disciplina de processo decisório ajudaram desenvolver conceitos mais sistêmicos, princípio básico num processo de decisão eficaz. Raciocionar mais sistêmico-holisticamente ajuda a montar uma estrutura hierárquica de alternativas, sobre as quais se pode analisar mais profundamente a situação problemática a ser estudada.

Inicialmente os conceitos de tomadas de decisão foram contextualizados com o ambiente atual, dinâmico e complexo, nos quais os gestores estão inseridos e demandam constantes atualizações. Também foram feitas algumas reflexões sobre os mitos, referentes aos papéis que esse novo gestor deve se comportar. Ainda nesse contexto, foi didaticamente estruturado um processo de tomada de decisão eficaz que ajudou a sistematizar o mesmo, compreendendo as seguintes fases: estabelecimento das metas, dos objetivos, das alternativas, das conseqüências, seguida das negociações, análise das incertezas e riscos, culminando nas decisões interligadas.

Um outro conceito também importante é em relação aos níveis e tipos de decisão que variam de acordo com as incertezas existentes no ambiente e grau de imprevisibilidade no mesmo, podendo ser classificadas em programáticas e não-programáticas. Uma outra classificação é a de computacional, julgamento, intuição e compromisso.

Nesse contexto, foi apresentado o conceito de racionalidade, que leva em consideração os conceitos supracitados e traz para o processo de tomada de decisão uma lógica hierárquica de meios e fins, estruturada em objetivos fundamentais e secundários. Ainda no tocante à racionalidade é importante refletir sobre as restrições e limitações que são inerentes ao método, fazendo-se necessário se recorrer aos sistemas de valores dos envolvidos, a fim de tomar a decisão mais adequada à situação.



Em relação aos seminários, pode-se pontuar a associação de todos os temas com o processo de decisões. Assim, tivemos a ética como elemento fundamental, onde se forma um conceito na organização do que deve e não deve ser feito. A liderança também se contextualiza no sentido de inspirar as pessoas a trabalharem motivados e conseguirem os melhores resultados, minimizando riscos e incertezas, bem como promovendo um ambiente encorajador, onde a criatividade flua harmonicamente e eficientemente. Também se pode destacar o exercício da autoridade e poder de forma harmônica na organização, de tal forma que as pessoas possam se sentirem a vontade nos relacionamentos. Por fim, as decisões interligadas, que amarram os diversos conceitos de tomadas de decisão, apresentando ferramentas que possam estruturar relações de causas e conseqüências, também levando em consideração a questão temporal das variáveis que envolvem o processo decisório.

Assim, pode-se concluir a disciplina com o amplo aprendizado possibilitado com reflexões bastante práticas e contextualizadas com os ambientes atuais e complexos com os quais todos tem que enfrentar.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal