Os Grandes Telescópios



Baixar 24.63 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho24.63 Kb.
Os Grandes Telescópios

Ao longo da história foram construídos diversos telescópios com diferentes características, vários destes telescópios foram ou ainda são fundamentais para chegarmos a nossos conhecimentos atuais. Neste texto estão descritos alguns dos telescópios que marcaram história por suas grandes descobertas e também grandes telescópios da atualidade.





  • Galileu Galilei

A partir de dados históricos, atribui-se a invenção do telescópio a Hans Lippershey, mas é com o instrumento (telescópio) construído e utilizado por Galileu Galilei que temos as primeiras observações que levam a conclusões que algumas idéias e conceitos apresentados até então estavam incorretos.

As dimensões e características da luneta utilizada por Galileu eram extremamente simples se comparada aos telescópios utilizados atualmente, porém, utilizando um instrumento “simples” ele conseguiu obter diversas conclusões através de suas observações.

Alguns exemplos de observações e conclusões tiradas por Galileu são as montanhas e crateras da Lua, que não era perfeitamente esférica como acreditava-se, o movimento das luas de Júpiter a seu redor e as fases do planeta Vênus que mostravam estes corpos não estavam girando ao redor da Terra. Observando essas conclusões, podemos perceber que Galileu acabou deparando-se com uma realidade diferente daquela que acreditava-se na época, o que o que lhe causou diversos problemas, mas também mudou diversos conceitos e por isso, podemos dizer que Galileu utilizou o “primeiro grande telescópio” da história.





  • Herschel

Um dos principais telescópios construídos por Willian Herschel foi o telescópio “40-foot” (12 metros) entre 1785 e 1789, sendo este instrumento um telescópio refletor de 12 metros de comprimento e dois espelhos de 120cm. Através da figura, podemos notar que há uma grande complexidade na estrutura do telescópio, sendo também possível notar grandes dificuldades quanto ao deslocamento e principalmente para mudança de posição para observação de diferentes astros. Algumas peças do telescópio como um dos espelhos encontram-se atualmente no Museu de Ciência de Londres.

Heschel fez várias descobertas astronômicas, entre elas a que mais se destaca é a do planeta Urano, descoberto em 13 de março de 1781, sendo este o primeiro planeta do Sistema Solar que não foi descoberto na antiguidade.

Ainda que haja dúvidas, atualmente acredita-se que Heschel tenha descoberto duas luas do Planeta Saturno (Enceladus e Mimas) utilizando-se do telescópio “40-foot”.





  • Yerkes

O telescópio Yerkes teve sua construção finalizada em 1897 e localiza-se na Universidade de Chicago. Embora já tenha mais de 100 anos, este telescópio ainda é o maior refrator (utiliza apenas lentes) do mundo em utilização com sua lente de aproximadamente 100 cm. Este telescópio, por ser tão grande (102 cm de diâmetro e 19,2m de comprimento) encontra-se em uma sala ainda maior, possuindo 23m de diâmetro por 27,5m de altura.

Algumas descobertas deste telescópio já são mais minuciosas como por exemplo a descoberta do dióxido de carbono na atmosfera do planeta Marte, outras mais próximas dos outros telescópios citados, como a segunda lua do planeta Netuno – Nereida.



  • Monte Wilson



O Observatório de Monte Wilson, dispõe de vários observatórios, sendo que dois deles são utilizados apenas para observação solar.

O principal e mais importante telescópio encontrado neste local, é o telescópio Hooker, que teve sua construção finalizada em 1917 na California e possui um espelho de 2,5m de diâmetro. Este telescópio foi o maior refletor até o ano de 1948.

Outros três observatórios ainda são encontrados no Monte Wilson, sendo um segundo refletor de 1,5m de diâmetro de espelho e outros dois observatórios solares, um deles a 18m e o outro a 46m de altura.

O Observatório de Monte Wilson foi de fundamental importância para algumas descobertas, principalmente aquela que foi feita por Edwin Hubble que começou a fazer suas pesquisas utilizando o Telescópio Hooker em 1918 e em 1920 o astrônomo, utilizando estes dados, Hubble percebeu que as distâncias e velocidades de algumas galáxias estavam aumentando e concluiu que o universo estava em expansão.





  • Monte Palomar

A construção do Telescópio Hale no Observatório Monte Palomar em 1948 fez com que o Telescópio Hooker perdesse seu posto de maior telescópio. O Telescópio Hale, que é o principal telescópio do Observatório Monte Palomar, tem um espelho de 5,1m de diâmetro.



O Astrônomo Edwin Hubble também usufruiu do Telescópio Hale, e de uma forma não usual na atualidade, para fazer observações com este telescópio era necessário estar literalmente em seu interior. Atualmente isso não é necessário nem mesmo para este telescópio.



  • Telescópio Espacial Hubble


O Telescópio Espacial Hubble, lançado pela NASA em 1990 tem seus destaques desde seu lançamentos até a atualidade devido a diversas características e peculiaridades. O nome do telescópio foi dado em homenagem ao astrônomo Edwin Hubble por suas descobertas. O Telescópio Espacial Hubble localiza-se a 570 Km da superfície terrestre, ou seja, está orbitando nosso planeta, o que lhe traz algumas vantagens em relação a telescópios que encontram-se na superfície terrestre, tais como, ausência de atmosfera e conseqüentemente ausência de nuvens possibilitando observações sem alguns tipos de interferências.

O Telescópio Hubble tem 13,2m de altura e orbita a Terra com velocidade de aproximadamente 8Km/s, o que significa que a cada 97 minutos, o Telescópio Hubble completa uma volta em torno da Terra.

Com apenas um espelho de 2,4m de diâmetro, o Telescópio Espacial Hubble nos possibilitou as mais diversas descobertas com mais de 6000 artigos científicos publicados com seus dados.





  • Outros Telescópios



Entre diversos outros telescópios, podemos destacar dois projetos que são bem sucedidos e que têm a participação brasileira. Um deles é o Gemini, que conta com dois grandes observatórios (Gemini Norte e Sul), com telescópios refletores de 8,1m de diâmetro e que começou a ser utilizado no ano 2000.

Outro observatório importante com parceria brasileira e que se destaca é o Projeto SOAR (Southern Astrophysical Research Telescope) que está localizado no Chile. Neste observatório também encontra-se um telescópio refletor com espelho de 4,1m de diâmetro.

Alguns telescópios ainda, destacam-se por suas dimensões ou por algumas características diferenciadas. Atualmente o maior telescópio do mundo é o “Grande Telescópio Sul Africano” que possui um espelho segmentado em 7 partes com sua dimensão total de 11 x 9,8m. O segundo maior telescópio encontra-se no Texas, o “Hobby-Eberly”, que tem um espelho com 91 segmentos, que juntos lhe dão 9,2m de diâmetro. O terceiro desta lista, com 8,3m de diâmetro de espelho, é Telescópio Subaru, que foi construído em 1999 e localiza-se no Japão. As figuras abaixo ilustram o “Grande Telescópio Sul Africano”, Hobby-Eberly e Subaru respectivamente.







Há ainda outros tipos de telescópios que impressionam trabalhando sozinhos ou em conjunto, como no caso do VLT, que conta com 4 observatório e em cada um deles um telescópio com 8,2m de diâmetro (espelho). O VLT está ilustrado abaixo:


REFERÊNCIAS


  • http://en.wikipedia.org/wiki/Galileo_galilei

  • http://en.wikipedia.org/wiki/William_Herschel#Herschel.27s_telescopes

  • http://en.wikipedia.org/wiki/40_foot_telescope

  • http://astro.uchicago.edu/yerkes

  • http://www.mtwilson.edu/

  • http://www.astro.caltech.edu/palomar/

  • http://subarutelescope.org

  • http://www.gemini.edu/

  • http://www.soartelescope.org

  • http://www.astro.caltech.edu/palomarnew/



Imagens:
http://www.astrosurf.com/re/king_130.jpg

http://www.webari.com/oldscope/atsgifs/40inch.jpg

http://www.mwoa.org/mtwilson1.jpg

http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:100inchHooker.jpg

http://www.astro.caltech.edu/palomar/images/palomar_big_eye.jpg

http://www.aip.org/history/cosmology/ideas/images-ideas/hubble-palomar-lg.jpg

http://miguellopes.files.wordpress.com/2007/01/hubble.jpg

http://www.gemini.edu/gallery/v/gs/exterior/20080212_gemini_media_images_14.jpg.html

http://www.compositesworld.com/uploadedimages/Publications/CW/Articles/Internal/111453-a.jpg

http://en.wikipedia.org/wiki/Southern_African_Large_Telescope



http://subarutelescope.org/photo/dome_tele1.jpg


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal